TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento documentário entre rios

Por:   •  6/11/2016  •  Resenha  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento do documentário “Entre Rios”

O documentário trata do crescimento de uma Vila  a uma Metrópole e suas características, alem de explorar as suas possíveis causas.

Que vila e essa? Onde ela se instalou? E o porquê? Estas são as questões que nos levam a entender os primórdios da vila de São Paulo do Piratininga.  Esta vila em questão fundada por jesuítas que instalaram sua capela no alto de um morro próximo de duas grandes tribos indígenas locais alem de ter uma proximidade enorme do córrego do Anhangabaú e do rio Tamanduateí, que nos próximos 300 anos seria vital para a pequena vila que se torna uma pequena cidade.

Em 1867 e fundada a ferrovia São Paulo Railway, a única ferrovia que ligava as cidades ao mar e usava o vale do Tamanduateí em seu curso, esta anexava a sua linha outras ferrovias locais. Percebe se pela primeira vês que o rio se torna um obstáculo ao crescimento da cidade pois suas formas sinuosas e grandes várzeas alagáveis não permitiam que a cidade se torna se a cidade idealizada pelos burguesia que desejava uma cidade mais próxima das cidades europeias. Com o crescimento impulsionado pelo setor cafeeiro, tomou se a primeira providencia contra as barreiras impostas pelos rios, que foi o viaduto do chá que ligava o centro velho com os novos loteamentos ao Oeste da cidade.  Os rios passam a receber o esgoto e assim notou se mais um problema que os rios impunham a cidade, o Rei da Província e convencido retificar o Rio Tamanduateí e canalizar o córrego do Anhangabaú com isso o esgoto seria levado para mais longe da nossa vista e alem disso a área conquistada também pode ser vendida.  Assim acreditava se que poderia ser o suficiente para impulsionar o crescimento.

Entao novamente a cidade se vê barrada entre rios desta vez os rios Tiete e Pinheiros, estes rios eram rios lentos e serpenteavam e nas cheias chegavam a mudar sua forma. O plano de avenidas de Prestes maia prometia ajudar o crescimento a continuar pois ele falava a língua dos empreendedores da época que desejavam, uma cidade do futuro onde o carro era o foco, em 1938 Prestes Maia se torna Prefeito da cidade e concretiza seu plano, durante sua gestão ele concretizou a canalização do rio Tiete, canalizou córregos e em seu espaço fez a vias por ser uma área mais barata de se trabalhar.  E so na atualidade se percebe a fragilidade dos seus Ideais, pois nas chuvas a água procura os rios e são achar segue o rumo mais natural possível o que gera os transtornos da atualidade.

A conclusão do documentário e que não se pode pensar em se resolver os erros do passado sem pensar na ações atuais, ou seja curar os rios passa por se pensar o deslocamento que muito negligenciado seguiu o modelo do plano de vias e cresceu por cima dos fundos dos vales e córregos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com