TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Frank Gehry

Por:   •  8/10/2021  •  Resenha  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

FIAM FAAM

Resumo

Frank Gehry

Lilian Martins Pereira

12/05/2014

                                                                               SÃO PAULO


Frank Gehry

        Nascido na cidade de Toronto, em 1929, o arquiteto Frank Gehry se estabeleceu na cidade de Los Angeles após viver e estudar em diversas outros locais. Los Angeles e a sua estrutura, como diz o autor, é fundamental no crescimento e desenvolvimento da arquitetura de Gehry, pois esta é fundada no movimento dos automóveis, com estradas que dominam a topografia enquanto esta é escondida sob o manto das casas. Tudo em Los Angeles está em movimento, até mesmo suas construções, estas com grande liberdade de normas de forma que o entorno não oferece ao arquiteto o suporte de um contexto que geralmente encontramos nas cidades, de forma que o seu trabalho de forma alguma se consolida com o restante. Nesta cidade, nada pode ser consolidado, sendo este um dos maiores atributos da cidade, enquanto a permanência nos espaços deve ser valorizada.

        A arquitetura de Frank Gehry se inicia pela aceitação do "clima" de Los Angeles, buscando manter sua estrutura, alheia ao monumental e levando a marca do temporário e do efêmero.  A ausência do interesse pela composição surge pela forma sem preconceitos de trabalhar em uma construção, sendo que para ele, a partir do momento em que a primeira pedra é colocada, o restante do edifício crescerá no futuro de uma forma que ninguém pode controlar. Assim, a forma não é perfeita, nem mesmo fechada.

        Frank Gehy começou a ser conhecido no final dos anos 70, em uma época em que a proposta pós-moderna já perdia o seu interesse. Nos Estados Unidos, o modernismo era tido como europeu e muito dependente dos estilos históricos, em que havia sujeição às linguagens clássicas que eram desnecessárias e obsoletas para uma cidade americana. Assim, quando surge a arquitetura de Frank Gehry, que buscava se afastar do historicismo pós-moderno, foi celebrado como um "sopro de ar fresco". Desta forma, ele se destacou como pioneiro, como alguém disposto à conquistar uma nova arquitetura. Sua arquitetura é a expressão do individualismo de Los Angeles.

        Gehry se preocupa com a materialidade do fazer e deseja mostrar como, não levando em conta as circunstancias do entorno, nem tipos ou imagens preconcebidas do que deve ser um edifício. Para ele, o fundamental é o programa, desmembrando o programa para assim dar origem à construção de uma forma abstrata. O inicio do projeto inicia-se com a maquete, que vai se transformando no processo de manipulação das suas formas previamente estabelecidas, de forma que assim pode vislumbrar o potencial de cada uma delas, se concentrando em manter a individualidade de cada obra sua, tratando-a como única e singular. Ele ignora, assim, a representação tradicional em plantas e cortes, sendo que o desenho das plantas é apenas uma formalidade que deve ser cumprida.

        Anteriormente, nos primeiros anos de sua vida profissional, o arquiteto familiarizou-se com o oficio do arquiteto e com a construção restrita e simples. Assimilando a lição daqueles anos, consegue construir as figuras elementares como prismas cubos, cilindros e esferas com as técnicas convencionais que tinha aprendido. Gehry se torna um grande construtor, apreciando a manipulação, explorando os materiais e seu potencial quando não usados convencionalmente, o que lhe inspira a realizar sua nova arquitetura. Assim, o próprio arquiteto não quer que suas obras sejam consideradas como edifícios, mas sim como uma obra de arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com