TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização e Diversidade Cultural

Por:   •  23/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Se entende por globalização, o processo social e econômico de integração entre os países, através deste processo, os governos trocam ideias, transações financeiras e comerciais, propagando novas culturas para o mundo todo. Historiadores afirmam que a globalização vem desde o século XV e XVI com as Descobertas Marítimas, e que a partir de então, os europeus passaram a ter contato com outros povos, passando a se relacionar comercialmente e culturalmente.

Mas a globalização não está relacionada somente com aspectos financeiros e comerciais, um grande exemplo é a internet, a televisão, que juntas, quebram barreiras, e as pessoas passam a ter contatos com outras pessoas de diversos cantos do mundo, conhecendo e aprendendo novas línguas, novos tipos de culturas e trocando ideias. Há também a valorização da língua inglesa, pois como idioma universal, as pessoas de todos os cantos dos países se comunicam através dela. O processo de globalização não para por aí, ganha-se destaque, as grandes novas tecnologias que são criadas a cada dia que passa, os equipamentos cirúrgicos e remédios que a cada dia ficam mais precisos, a grande produção de alimentos, entre outros aspectos que ganham força a cada dia que passa.

Relacionada com a globalização, a Diversidade Cultural ganha força, pois é ela que engloba todas as diferenças culturais existente de cada sociedade. O termo Diversidade representa a variação e convivência de ideias, características diferentes. O termo Cultura, tem como significado todo e qualquer padrão a ser seguido por uma sociedade, como crenças, valores morais, entre outros.

A diversidade cultural então, está ligada com a multiplicidade das culturas, dos costumes, e convida-nos a conviver, aceitar a aprender todos e quaisquer tipos de diferenças espalhadas, desde a nossa sociedade, e até pelo mundo todo. Como a globalização nos remete a todo o tempo estar em contato com novos tipos de culturas, a diversidade cultural nos ensina a enchergar essas culturas, e a nos familializarmos com elas, o que geralmente necessita de um grande esforço, porque aceitar o outro como ele é, nem sempre é fácil, mas é sempre necessário, e nos faz crescermos como pessoas capazes de pensar e aceitar a diversidade.

São as diferenças que fazem o Universo ser o que é, segundo Charles Darwin, só os aptos a mudanças sobrevivem. Por isso existem tantos conflitos, tanta violência, pois é a falta de conhecimento e de respeito as diferenças que cegam as pessoas. Devemos então deixar o egoísmo de querer o bem somente a si mesmo, passar a refletir e não querer que a cultura seja um modelo homogêneo.

A globalização pode interfirir na diversadade cultural? Mas de que forma? Podemos dizer que a diversidade cultural corre um grande risco, o de se padronizar, imagine o mundo ligado a uma só cultura? Seria uma tragédia. A globalização tem fortes influências para que isso aconteça, pois ela da meios necessarios para que uma cultura seja passada de individuo em dividuo através de telefones, celulares, computadores, internet, etc.

Porém, para evitar que essa padronização aconteça e preservar a diversidade cultural diante da globalização estão sendo tomadas algumas medidas em âmbito interncional, tais como:

  • No Mercosul, o Tratado de Assunção;
  • Medidas de proteção aos decendentes de povo indíginas foram tomadas na Argentina, Chile, Brasil e Paraguai;
  • O Brasil e o Paraguai adotaram uma política de delimitação de reservas territorias indigenas, através da qual os Estados nacionas se obrigam a dar proteção e estender alguns serviços públicos;
  • Em novembro de 2001, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a Decleração da UNESCO em Diversidade Cultural;
  • A ONU proclamou o dia 21 de maio como o Dia Mundial da Diversidade cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento por meio da Resolução 57/249;
  • Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade Cultural das Expressões Culturais, pacto internacional;
  • Organismos internacionas como: OMC, OEA;
  • Entre outros;

As nações veem se organizando cada vez mais para que haja uma valorização de culturas e  de acorda com a sua nacionalidade manter os valores que a compõe, formando suas caracteristicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com