TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo de caso aqui abordado trata sobre a análise de uma empresa, a Quintessência

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 11

  1. INTRODUÇÃO

        O estudo de caso aqui abordado trata sobre a análise de uma empresa, a Quintessência, que será analisada pelo estudante de administração, com o intuito de assimilar as teorias estudadas na faculdade. Serão tratados assuntos como: Analise das ações de gestão de pessoas no que diz respeito ao planejamento estratégico da organização, avaliação do plano e gestão de pessoas que esta sendo elaborado pela empresa, descrição das competências, recrutamento pessoal e responsabilidade socioambiental junto ao publico interno.

 Objetivando aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes de administração será produzido um texto. O texto será desenvolvido de acordo com as informações e observações importantes colhidas ao longo dos estudos.

No decorrer do trabalho será descrita a empresa, seu histórico, analise de seu plano estratégico nas ações de gestão de pessoas, quais são as ferramentas e abordagem adequadas para o sucesso na área de responsabilidade socioambiental.

        Ao finalizar esse trabalho o aluno de administração terá condições de analisar a empresa e relacionar seu funcionamento com as teorias estudadas na faculdade.

2.HISTORICO DA EMPRESA

 

A empresa quintessência trabalha com manipulação farmacêutica, criada em 1986 por quatro jovens farmacêuticos que aliaram os seus conhecimentos e força de trabalho, para montarem uma farmácia homeopática, onde pudessem atender todas as necessidades dos seus clientes desde a recepção da receita a manipulação dos medicamentos. Eles investiram na criação de um centro de treinamentos e implantaram programas anuais de treinamento, procurando melhorar a comunicação entre o colaborador e o cliente. Criaram um laboratório de alopatia, visando atender uma crescente demanda neste segmento, e ser líder no mercado de manipulação.

        Atualmente possuem cinco filiais, a empresa oferece o serviço de manipulação e venda de medicamentos homeopáticos, alopáticos, ortomoleculares, fitoterápicos, florais e cosméticos, segundo pesquisa feita em 2007 a empresa e mais conhecida no segmento de homeopatia, sendo assim existe uma oportunidade na expansão de outros segmentos como o alopático. Suas metas hoje são; ser referência de bom atendimento, ter funcionários motivados, diferenciação da concorrência com o cinco Ps e implantar a gestão de RH por competências, suas metas são categorizadas no setor de marketing e gestão de pessoas. A meta de implantação da gestão por competência levou a empresa em 2008 a ganhar  o premio de gestão com pessoas concedido pela ABRH-RJ.

3. GESTÃO DE PESSOAS

        O diferencial competitivo das organizações deste século é considerar as pessoas como solucionadoras de problemas. Segundo Fitz-Enz (2001) O conhecimento e as habilidades da força de trabalho distinguem as empresas vencedoras das malsucedidas.

        As pessoas se tornaram um novo paradigma de vantagem competitiva de uma organização, são elas que vão proporcionar a ação, ou a implementação dos objetivos estratégicos. Quanto maior capacitação dos profissionais na elaboração estratégica, e comprometimento dos mesmos maiores serão as chances de obter bons resultados.

        Quando uma empresa define sua missão e sua visão de futuro, ela está a um passo de definir seus objetivos. No caso da empresa Quintessência ela tem sua missão e visão voltada para a qualidade de vida e bem estar dos seus clientes, oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável. Assim se tornando líder no mercado de manipulação de medicamentos.

        A empresa Quintessência passou por alguns problemas no que se refere ao setor de gestão de pessoas, para as atividades a empresa adotava o modelo tradicional com ênfase na administração de RH, no entanto ressalta-se que já esta sendo elaborado um plano de gestão de pessoas. O foco das estratégias na gestão de pessoas é atrair, capacitar, reter talentos, bem como gerir competências e conhecimentos. Na gestão de pessoas estratégica os funcionários não são mais considerados custos de produção e sim ativos que valorizam conforme a empresa investe em seu desenvolvimento e educação profissional.

        Com a implantação do plano de gestão de pessoas ainda em andamento a empresa já começa a ver resultados, como a diminuição da rotatividade de pessoal, as informações dos funcionários que antes não eram informatizadas foi desenvolvido um sistema para informatizar e organizar os dados, como dados pessoais, ficha adimissional, férias, faltas, resultado de avaliações entre outras informações dos funcionários.

3.1 GESTÃO POR COMPETÊNCIA

        No cenário atual a área de recursos humanos assumiu um papel estratégico para os negócios. Com essa evolução promoveu um aumento da complexidade das atribuições dos profissionais, alterando o seu foco de atuação. A gestão de pessoas percebeu que as competências individuais e a contribuição de cada funcionário é que são capazes de levar ao desenvolvimento das competências da organização, desde então passaram a trabalhar em um modelo voltado para as competências. É importante que se entenda o conceito de competência; a maioria das pessoas é inteligente para algumas áreas do conhecimento e limitadas para outras, sendo assim as empresas estão procurando selecionar candidatos de acordo com o seu tipo de competência.

        Existem dois tipos de competências, a competência básica e a competência essencial. A básica é a capacidade e habilidade necessária à existência da organização, mas que não são suficientes para manter sua posição competitiva no mercado, já a competência essencial é a capacidade de combinar, e integrar produtos e serviços, ou, um grupo de habilidades que permitem as empresas entregar um beneficia que a diferencia e garanta uma vantagem competitiva, somando as duas temos a competência organizacional.

         O modelo de gestão por competência vem sendo um mecanismo importante para a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento das pessoas agregando-lhes conhecimentos, desenvolvendo suas habilidades e estimulando suas atitudes a fim de que sejam diferenciais competitivos e estratégicos das organizações.

        Ao desempenharmos qualquer atividade precisamos da combinação de três fatores primordiais capazes de conduzir-nos a um resultado de excelência, são eles; Conhecimentos, habilidades e atitudes, juntos formam os pilares do que se entende por competência. O conhecimento é saber aprender e aumentar os conhecimentos; Habilidades é saber fazer, aplicar o conhecimento, resolver problemas; Atitudes saber fazer acontecer, obter experiências, alcançar metas. Segundo RABAGLIO, 2006 conhecimentos, habilidades e atitudes são os diferencias de cada pessoa e tem seu impacto em seu desempenho e consequentemente nos resultados atingidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com