TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Presente Estudo Trata Sobre: Bilinguismo

Por:   •  5/6/2023  •  Artigo  •  5.435 Palavras (22 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 22

Bilinguismo - A importância da segunda língua para a vida!

Solange Moreira Cagliari

Prof. Orientador -  Maria Seni de Albuquerque Arnold

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (TURMA) Letras Inglês – FLX 0024 – Projeto de Ensino

29/03/2020

RESUMO

O presente estudo trata sobre: Bilinguismo - a importância da segunda língua para a vida. Ao fazer uma análise sobre o assunto, percebe-se a importância de se abordar o ensino bilingue desde cedo na educação das crianças. A pesquisa será norteada pela seguinte pergunta: Qual a relevância que o bilinguismo possui tanto na vida pessoal como profissional do indivíduo? Aprender uma segunda língua favorece a vida do ser humano em vários aspectos, como a aquisição de competências interculturais, percepções sobre a vida e outras formas de se comunicar e relacionar, novos estabelecimentos de vínculos com pessoas de outras localidades e nacionalidades diferentes e com visões de mundo diferenciadas. Diante disso despertou-se o interesse em realizar um estudo baseado na importância que o bilinguismo possui e os benefícios a vida da pessoa. Através do mesmo é feita uma reflexão dos pontos importantes sobre o bilinguismo. O estudo objetiva compreender qual a importância que aprender uma segunda língua possui na vida das pessoas. Visa ressaltar a importância que dominar uma segunda língua possui, através de diversos aspectos ressaltados ao longo do texto. Realizou-se uma revisão bibliográfica, a qual traz subsídios importantes para os profissionais da área da educação.

Palavras-chave: bilinguismo, segunda língua, idiomas, vida.

1 INTRODUÇÃO

        O presente estudo traz como temática: Bilinguismo - a importância da segunda língua para a vida! Percebendo a importância que a aprendizagem de uma segunda língua possui na vida das pessoas, e o que isso representa de possibilidades para o indivíduo, foi escolhido este assunto para trabalhar durante o mesmo.                                                 Aprender uma segunda língua favorece a vida do ser humano em vários aspectos, como a aquisição de competências interculturais, percepções sobre a vida e outras formas de se comunicar e relacionar, novos estabelecimentos de vínculos com pessoas de outras localidades e nacionalidades diferentes e com visões de mundo diferenciadas.                         A comunicação por meio de uma segunda língua amplia os leques de linguagem, visão de mundo e conhecimento, fortalece processos, e faz com que a vida da pessoa possa ser mais intensa.                                                                                                 O bilinguismo expande a vida das pessoas e faz com que as mesmas possam se conectar e interagir com o mundo e outras pessoas. Pensando nisso, na relevância que o bilinguismo produz na vida dos seres humanos, essa pesquisa será norteada pela seguinte pergunta problema: Qual a relevância que o bilinguismo possui tanto na vida pessoal como profissional do indivíduo?                                                                        Considerando a importância de se aprender uma segunda língua pode-se enfatizar que esse fator fortalece a capacidade cognitiva do indivíduo, desenvolve habilidades tanto de escuta como de atenção, advindas do processo de aquisição e contribui para o aprendizado de forma cultural e cognitiva.         

        O objetivo geral desta pesquisa é compreender qual a importância que aprender uma segunda língua possui na vida das pessoas. Também tem como objetivos: pontuar os aspectos gerais que levam as pessoas a despertar o interesse em aprender mais uma língua que não seja a materna e identificar qual a relevância que isso possui para o mercado de trabalho.                                                                                                 Essa pesquisa é relevante para que possamos compreender e entender qual a importância de se falar uma segunda língua, quais os benefícios isso possui, qual o leque de oportunidades isso traz as pessoas, os efeitos positivos de se dominar outra língua além da materna, e entendendo o porquê isso é importante novas habilidades serão desenvolvidas dentro dos âmbitos social e pessoal.                                                                 A pesquisa está dividida em sessões importantes, além da introdução e das considerações finais, na primeira parte são ressaltadas as conceituações acerca do bilinguismo, após isso, dedica-se a apresentar questões inerentes a educação bilíngue, que é algo de grande relevância para a educação dos educandos e na formação dos mesmos para a vida.                                                                                                  Em seguida, pontua-se os aspectos gerais que levam as pessoas a despertar o interesse em aprender mais uma língua que não seja a materna e por fim, conclui-se mostrando qual a importância de se dominar uma outra língua para pleitear uma vaga no mercado de trabalho.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Todo indivíduo em algum momento da vida tem contato ou necessidade de saber usar um segundo idioma, além do seu. É importante aprender uma língua diferente da nossa pois em alguns momentos isso faz falta ou faz a diferença. Na escola, quando vamos prestar um vestibular, ao ouvir uma música, assistir um filme ou em uma viagem ao exterior, durante uma entrevista de emprego são momentos que o bilinguismo se torna importante, antes isso era um diferencial na vida das pessoas, mas atualmente é algo essencial.                                 De acordo com o dicionário Oxford (2000) bilíngue é definido como: “ser capaz de falar duas línguas igualmente bem porque as utiliza desde muito jovem”.                                Com o bilinguismo é possível compreender a grande variedade de línguas e dialetos que existem em todo o mundo, com o mesmo o ser humano se desenvolve, consegue realizar negociações e o mais relevante se socializa com indivíduos de diversas localidades. Mas, como pode-se conceituar o bilinguismo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (223 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com