TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DA MICROFISSURAÇÃO CAUSADA POR CARREGA

Por:   •  23/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO BAIANO

Componente GCET 076- Construção Civil II

Docente: Drª Fernanda Nepomuceno Costa

Discentes: Keilla Maiana e Icaro Bispo

Resumo: INFLUÊNCIA DA MICROFISSURAÇÃO CAUSADA POR CARREGAMENTO PRECOCE NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CONCRETOS PRODUZIDOS COM DIFERENTES TIPOS DE CIMENTO.

Os processos executivos na construção civil vêm ganhando muita velocidade no decorrer dos últimos anos, realidade essa devido à pressão na demanda de produtividade e entrega rápida de obras. Simultaneamente, a evolução dos materiais, a exemplo do concreto e sua resistência, também ganharam profundas transformações, além disto o sistema de alvenaria se tornou mais preciso.

Com toda essa transformação/evolução do concreto, estão vindo à tona vários problemas, que ainda não foram observados, e pouco conhecidos pelos profissionais.

Problemas esses surgidos devido a rapidez das construções, e a ausência de projetos que levem em consideração as corretas técnicas executivas. Principalmente em relação a resistência dos concretos, não reconhecendo a necessidade de itens importantes como escoramento, cura, e o carregamento precoce nos sistemas de estrutura, como lajes, vedações, pilares e vigas.

Dessa forma, não oferecem tempo o suficiente para ocorrerem as reações de hidratação do cimento, também com a retirada das escoras antes do prazo necessário. E dessa forma as consequências estão chegando em formas de fissuras, deformações excessivas, e custos em reformas. A zona de transição entre a pasta cimentícia e os agregados graúdos é diretamente afetada já que é a fase mais frágil, a nível microscópica, do concreto.

A cristalização envolta do agregado graúdo vai obtendo forma, zona de transição, até que são cessadas essas reações, em seguida, cria-se esforços com carregamentos precoce, formando microfissuras e deformações, significantemente em áreas de maior porosidade e heterogeneidade, devido a relação água/cimento. Quanto maior for essa relação, mais poroso é o concreto, como resultado, menos resistente é essa ligação entre a pasta cimento e o agregado.

Assim, a tese em estudo trouxe um exercício prático para entender como ocorrem, com diferentes tipos de cimento, as influências das microfissurações por causa de esforços precoces na estrutura, usando parâmetros em laboratório, como módulo de elasticidade, resistência a compressão axial e tração, velocidade na propagação de ondas ultra – sônicas, relações água/cimento, entre outros.  

adicionei ao texto já:

Devido a esses grandes avanços da construção civil e com a competitividade do mercado faz com que algumas construtoras confundam o conceito de racionalização da construção com velocidade de entrega da obra, sem se preocupar com tais problemas devido às  más práticas.

A retirada precoce do escoramento no processo de execução de uma edificação, faz com que o primeiro pavimento venha a suportar além das cargas previstas na fase de projeto, como o seu peso próprio e as cargas provenientes dos outros pavimentos superiores. Pois o elemento estrutural em questão ainda não desenvolveu resistência suficiente para suportar as cargas adicionais, gerando deformações não calculadas, tais deformações, não previstas, podem provocar surgimento de fissuras em função dos esforços prematuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com