TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iluminação de interiores

Por:   •  15/4/2015  •  Resenha  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

LUZ

A qualidade da luz do Sol, direta ou difusa, varia de acordo com a hora do dia, a estação do ano e orientação espacial. É possível prever, razoavelmente, o impacto visual dessa sobre as superfícies e formas de um recinto, baseado em informações como tamanho, localização e orientação de janelas e planos.

A energia irradiada pelo Sol, que recai sobre as superfícies do interior dos recintos, varia tanto suas cores quanto suas texturas, de acordo com os padrões variáveis de luz, matizes e sombras criadas pelo Sol.

A energia luminosa do Sol pode clarificar a forma do espaço ou distorcê-la. A cor e o brilho da luz solar podem criar uma atmosfera alegre dentro de um cômodo, enquanto uma luz difusa pode trazer um clima um tanto sombrio.

Uma abertura pode ser orientada para receber luz natural direta durante certos períodos do dia o que proporciona um alto grau de iluminação.

Possíveis fatores prejudiciais da luz direta do Sol (ofuscamento, acúmulo de calor excessivo) podem ser controlados por dispositivos de sombreamento como a forma da abertura, folhagens e estruturas adjacentes.

VISTA

O foco e a orientação de aberturas devem ser considerados ao se estabelecer essas.

Alguns ambientes tem foco interno, como uma lareira. Outros possuem uma orientação para fora, conferida a eles por uma vista para o exterior ou um espaço adjacente. Os vãos das janelas e claraboias proporcionam tal vista e estabelecem uma relação visual com o meio. Seu tamanho e localização determinam a aparência e a privacidade visual.

Francis D.K Ching - Forma, espaço e ordem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com