TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impermeabilização Rígida O Que é e Para que Serve

Por:   •  21/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 3

Impermeabilização rígida – o que é e para que serve

Impermeabilização é uma camada criada para evitar a ascensão capilar da umidade, a qual pode originar-se do solo ou da infiltração de águas superficiais. Os materiais chamados betuminosos são os mais utilizados para impermeabilização, pavimentação de rodovias, isolamento elétrico, etc.

[pic 1]Entende-se por betume um aglomerante orgânico que pode ser sólido, líquido ou gasoso obtido por processo industrial no resíduo da destilação do petróleo ou até mesmo na natureza. É um componente completamente solúvel em bissulfeto de carbono (CS2), e apresenta polímeros de variada composição química, por exemplo: CH4 – gás metana – combustível para aquecimento; C8H8 – líquido octana – gasolina - combustível para motores; C100 – sólido – asfaltos para pavimentação e impermeabilização.[pic 2]

Os betumes são materiais termoplásticos (amolecem quando aquecidos, podendo ser moldados e resfriados sem perda das propriedades), não possuem ponto de fusão definido, são hidrófugos (repelem a água), por serem inócuos e termoplásticos podem ser reciclados, o que lhes proporciona um grande número de reutilizações.

Impermeabilização rígida é adicionado aditivos químicos para que o componente, seja este concreto ou argamassa, se torne impermeável, simultaneamente deve haver a correta granulometria dos agregados, baixa relação do fator água/cimento e consequentemente a redução da porosidade do componente. Nas construções brasileiras o mais utilizado são os cimentícios modificados com polímeros acrílicos que reagem com o cimento formando cristais de silicatos.

Este tipo de impermeabilização é indicado para elementos que não estão sujeitos a trincas ou fissura, como áreas não expostas ao sol e cargas estruturais estabilizadas. São encontrados no comércio como argamassas industrializadas, aditivos químicos para argamassa ou concreto ou em forma de pinturas que criam um revestimento impermeável.

[pic 3]

Figura 2 - aditivo líquido (www.aecweb.com.br)

Os produtos impermeabilizantes possuem uma ficha chamada FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos), além do manual técnico. O armazenamento deve ser feito em local coberto, fresco, seco e ventilado.

A norma para projeto da impermeabilização é a NBR 9575/2003, para os procedimentos para execução e impermeabilização é a NBR 9574:2008 - Execução de Impermeabilização e há também a NBR 11905 - Sistema de Impermeabilização Composto por Cimento Impermeabilizante e Polímeros.

Slide 1 – O que é e para que serve

  • Camada criada para evitar a ascensão capilar da umidade, a qual origina-se do subsolo ou de águas superficiais em contato com a construção;

[pic 4]

Figura 3 - Água infiltrada na parede (www.cec.com.br)

Slide 2 – Materiais utilizados

  • Um dos materiais mais utilizados para impermeabilizar uma superfície é o betume, o qual é um material termoplástico e hidrófugo, muito utilizado em rodovias.
  • Nas construções brasileiras o mais utilizado são os cimentícios modificados com polímeros acrílicos que reagem com o cimento formando cristais de silicatos.

[pic 5]

Figura 4 - Aplicação de betume em laje (www.manutencaoesuprimentos.com.br)

[pic 6]

Figura 5 - Estrada (portuguese.alibaba.com)

Slide 3 – Materiais utilizados

  • A impermeabilização rígida pode ser feita com um aditivo impermeabilizante adicionado à argamassa e que reage com o cimento, ou, ainda, ser realizada com produtos bicomponentes que, aplicados na forma de pintura, formam um revestimento impermeável. São compostos por um pó (que é um cimento modificado) e um líquido (que é um polímero).

[pic 7]

Figura 6 - Aplicação de camada impermeabilizante (www.aecweb.com.br)

Slide 4 – Normas técnicas

  • Os produtos impermeabilizantes possuem uma ficha chamada FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos), além do manual técnico.
  • O armazenamento deve ser feito em local coberto, fresco, seco e ventilado.

  • A norma para projeto da impermeabilização é a NBR 9575/2003.
  • A norma para os procedimentos para execução e impermeabilização é a NBR 9574:2008 - Execução de Impermeabilização.
  • E há também a NBR 11905 - Sistema de Impermeabilização Composto por Cimento Impermeabilizante e Polímeros.

Slide 5 – Principais fornecedores

[pic 8]

Figura 7 - produto (www.vedacit.com.br)

  • A Bianco, da Vedacit, é uma resina sintética que visa proporcionar aderência das argamassas a diversos substratos. Segundo a fabricante, aumenta a impermeabilidade e evita retração dos materiais.

[pic 9]

[pic 10]

Figura 9 - aditivo  (www.aecweb.com.br)

  • Contra Umidade é um impermeabilizante hidrófugo que reage com o cimento, bloqueando os capilares da estrutura, interrompendo assim, o desenvolvimento da umidade em áreas abaixo do nível do solo

[pic 11]

Figura 10- aditivo líquido (www.aecweb.com.br)

  • Master 1 é um aditivo líquido, à base de componentes minerais que conferem impermeabilidade para concretos e argamassas por hidrofugação do sistema capilar. Sua mistura é fácil e não altera o tempo de endurecimento. O produto impede a penetração de água ao concreto ou argamassa e melhora a trabalhabilidade, aumentando a plasticidade.

Referências:

http://www.piniweb.com/datapini/bancomaterias/images/66_comprar.pdf

http://www.tecomat.com.br/angelo/arquivos/imperm_aApostila_unicap.pdf

http://www.viapol.com.br/arquivo/45706b3307d51b5fe1287c4bd3a51523.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (377.2 Kb)   docx (260.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com