TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia do conforto ambiental

Por:   •  1/11/2016  •  Dissertação  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 5

A INFLUÊNCIA DO CONFORTO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR.

Conforto Ambiental, tais fundamentos permitem, através de uma visão multidisciplinar, abordar não só as influências físicas das questões, como também sua interferência nos aspectos perceptivos e cognitivos da experienciação dos ambientes de creche ou pré escola. Essa abordagem tem como objetivo destacar a importância do Conforto Ambiental nas edificações destinadas à educação, principalmente nas Unidades de Educação Infantil. Palavras-chave: Conforto Ambiental; Unidades de Educação Infantil.

INTRODUÇÃO.

Orgãos governamentais, tomam por base pesquisa de campo dos próprios projetistas em edificações de uso similar. Normas que norteavam o projeto e construção das creches e pré-escolas. Enfocando nas questões básicas de conforto e higiene, sendo equipadas para fornecerem as primeiras "pinceladas" do conhecimento infantil.

A relevância desses ambientes, de uma forma mais ampla, pretende-se nesse artigo abordar não só os parâmetros físicos padronizados e recomendados pelas Normas de Conforto Ambiental, mas considerar ainda os aspectos psicopedagógicos relacionados às sensações e cognições.

De forma geral, na concepçao dessas unidades, o edifício é analisado isoladamente, sem vislumbrar seu caráter modificar ativo na formação e desenvolvimento daqueles que dele, se utilizariam.

Os parâmetros Básicos de Infra- Estrutura para as Instituições determina na etapa de programação sejam definidas e incorporadas metas ara se alcançar uma qualidade ambiental do edifício. Dentre essas metas estão incluídos fatores como saúde e qualidade do ar interior, conforto térmico, conforto visual, conforto acústico, segurança, proteção ao meio ambiente, eficiência energética, eficiência dos recursos hídricos, utilização de materiais construtivos não poluentes e característicos da região, além da consideração do edifício como uma ferramenta de desenvolvimento das múltiplas dimensões humanas.

A implantação das edificações nos lotes, deverá observar as condições naturais do terreno, visando à proteção ambiental e seu aproveitamento para a iluminação ventilação e isolação adequada.

Vale dizer então, que a criação definitiva de sentimentos topofílicos com o ambiente escolar de Educação Infantil, passa pela valorização desse ambiente pela criança pequena, na medida em que a vivência na creche ou pré-escola traduza sentimentos como: segurança, conforto, bem-estar, aconchego, reconhecimento e orientação. Estas informações ambientais são altamente influenciadas e referidas às questões de Conforto Ambiental.

Experiência é um termo que abrange as diversas maneiras pelas quais uma pessoa conhece e constrói a realidade, e são as emoções que dão colorido as experiências humanas. A experiência infantil nesses ambientes, as sensações captadas e interiorizadas, mediadas por sua condição sócio histórica estarão atuando na valorização ambiental por parte desses usuários e, em última análise na sua formação.

É importante refletir sobre suas características físicas e como elas podem contribuir para uma arquitetura mais responsiva e de maior qualidade ambiental.

Uma tolerância ao desconforto térmico, que é particular e pessoal para cada indivíduo. Temperaturas elevadas trazem prejuízos para o homem, afetando sua saúde, provocando desequilíbrio hemodinâmico pela perda de agua e sal, distúrbios no sistema circulatório, convulsões e até cãibras.

Conforto Térmico, nas Unidades de Educação Infantil, podem ser consideradas as seguintes recomendações: orientação adequada, pés-direitos confortáveis que consideram não somente a ventilação fluída, mas também a escala da criança pequena, já que grandes alturas, desproporcionais, podem trazer sensações de medo e insegurança, aberturas generosas para o exterior e ao nível das crianças, ventilação cruzada, materiais construtivos isolantes, entorno e pátios internos arborizados.

A partir da conceituação de ruído, de poluição sonora e, consequentemente, de Conforto Acústico, além das questões inerentes à percepção ambiental, pode-se fazer uma reflexão a respeito de como tais fatores influenciam a interação usuário-ambiente.

Conforto Acústico, no caso do ruído de fundo, as ações projetuais determinantes da interferência são: a implantação -a locação do edifício no sítio deve proteger as salas de atividades e permanência ou vivência das crianças dos ruídos provenientes do tráfego, indústrias ou demais equipamentos urbanos: organização espacial; a distribuição dos módulos da construção deve evitar que locais barulhentos, como o pátio externo, a cozinha, a lavanderia e o recreio coberto se localizarem adjacentes ou próximos às áreas de atividades e vivência; o método construtivo – este deve prever um isolamento adequado entre paredes e demais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com