TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METEP - Habitações em madeira no Núcleo Social Papa João XXIII

Por:   •  3/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PESQUISA EM ARQUITETURA E URBANISMO

DOCENTE PROF. DR.  ADSON CRISTIANO BOZZI RAMATIS LIMA

TRABALHO DE OBJETO DE ESTUDO

HABITAÇÕES EM MADEIRA DO NÚCLEO SOCIAL PAPA JOÃO XXIII

BRUNO MATHEUS ALVES FERREIRA

RA: 83789

MARINGÁ

2015

Habitações em madeira do Núcleo Social Papa João XXIII

Descrição

As habitações em madeira do Núcleo social Papa João XXIII começaram a ser construídas em 1972 e constituem um grande exemplo de habitação social de Maringá, foram construídas mais de cinquenta e cinco casas em madeira reaproveitada, madeira que fora doada pela prefeitura de Maringá, vinda de antigas escolas, e pela arquidiocese de Maringá, vinda de antigas igrejas e até mesmo da antiga catedral. Tais habitações são cedia á pessoas de baixa renda pelo programa social “Programa de Restauração do Vínculo Familiar, Sócio Educação e Conquista da Casa Própria” do próprio núcleo, as famílias beneficiadas pelo programa podem residir na casa por um período de até 5 (cinco) anos, tal método fez com que cada casa carregasse um grande acervo histórico.

Objetivos

O estudo dessas casas tem como objetivo a manutenção da história do projeto e dos materiais empregados. Uma vez que essas habitações estão sendo demolidas para dar lugar à novas edificações em alvenaria que proporcionam mais conforto ao residentes, cabe a nós criar registros de como eram, como foram feitas e como elas influenciaram as construções e processos de reciclagem futuros. O processo de reaproveitamento continuou a ser empregado e as casas, que já foram construídas com madeira de antigas edificações, foram recicladas e sua madeira utilizada para outros programas do núcleo social, tal como o ensino da marcenaria. A demolição das casas não pode levar a seu esquecimento, uma vez que elas deram início ao reaproveitamento de materiais, um assunto muito difundido e pesquisado hoje, mas que em 1972 não tinha grande importância.

Justificativa

        A pesquisa se justifica pela importância de preservar dados sobre as casas em madeira do projeto social, um dos primeiros projetos de habitação social de Maringá, que também iniciou a reciclagem de materiais construtivos, uma vez que estas casas já estão demolidas, sem a preocupação da preservação histórica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com