TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELOS DE INTERVENÇÃO URBANA

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 3

MODELOS DE INTERVENÇÃO URBANA

  1. Titulo do projeto: FITA VERMELHA - RED RIBBON PARK – TURENSCAPE

[pic 1]

b. Conceito do projeto: Revitalização do solo e paisagismo de uma área de 200.000 m² degradada na cidade de Qinhuangdao - China, que sofria com ocupações irregulares, despejo de lixo, insegurança e pouca acessibilidade, implantação de um banco sinuoso de 500 metros de cumprimento, que passa pela margem do Rio Tanghe, além de quatro pavilhões que se espalham ao longo de seu trajeto, onde é possível descansar à sombra e contemplar a paisagem.

A Fita Vermelha é uma intervenção que agrega considerável valor a região, oferecendo opções de lazer e recreação, além de integrar harmoniosamente o espaço natural com o entorno.

C. Planta ou mapa de localização do projeto relacionado à cidade: planta de cobertura da intervenção urbana, paisagismo, identificação de usos e ocupação do entorno, mobiliário urbano, equipamentos públicos e interferências entre espaços públicos e privados, legislação incidente.

  • Localização

O parque está localizado no Rio Tanghe, na margem urbana oriental de Qinhuangdao.

Clima: Temperado (temperatura média anual de 11,2 ºC)

Vegetação: Região montanhosa e de vasta área florestal. As principais espécies de árvores são: pinho, larício, cedro, carvalho, faia, entre outros.

Área: 7.812 km²

População: 675 mil habitantes

  • Zoneamento (usos e ocupações do entorno)

O entorno do Rio Tanghe é composto por áreas em que há maior incidência de edificações planejadas para fins recreativos e comerciais, além de usos residenciais como representa a imagem abaixo:

[pic 2]

d. Programa do Projeto com áreas (exatas, se houver):

O programa consistiu em criar novos usos urbanos de lazer e educação que, por sua vez, revitalizariam a grande área antes abandonada.

O projeto foi concebido como um elemento vivo dentro de um ambiente de vegetação verde e água azul, curvando-se com o terreno. Ele integra um calçadão, iluminação, assentos, interpretação e orientação ambiental. 

  • A fita se estende por 500 metros ao longo da margem do rio. Feita de aço de fibra, é iluminada por dentro para que fique vermelho à noite. 

  • Tem 60 cm de altura, e a sua largura varia de 30 a150 cm.

 

  • Quatro pavilhões em forma de nuvens são distribuídos ao longo da fita, que fornecem proteção contra o tempo, encontrando oportunidades e pontos focais visuais.

  • Quatro jardins de flores perenes em cores brancas, amarelas, roxas e azuis, agem nos antigos campos abertos, transformando lixeiras e locais de favelas desertas em atrações.

  • A cor vermelha brilhante da fita acende-se na densa vegetação, liga os diversos tipos de vegetação natural e os quatro jardins de flores adicionados, e fornece um instrumento estrutural que reorganiza o antigo local inacessível.  

e. Ficha técnica: autores, cliente (se houver), localização, concurso (se houver), conclusão da obra, e área: ___m².

Arquitetura: Kongjian Yu

Construção: Turenscape Landscape Architects

Cliente: Cidade de Qinghuangdao, China

Localização: Qinhuangdao, Hebei, China

Prêmios: Prêmio de honra da Sociedade Americana de Arquitetos Paisagistas; Pela Revista Condé Nast Traveler: uma das sete novas maravilhas do mundo arquitetura

Início do projeto: 2005

Conclusão da obra: 2008

Área Construída: 200000.0 m²

Estrutura: fibra de vidro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (264.5 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com