TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BELLE EPOQUE, BOULEVARD E ART NOVEAU

Por:   •  3/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.808 Palavras (24 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 24

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Motivos do surgimento na Inglaterra. Processo produtivo. Invenções principais
2- ART NOVEAU: caracterize o movimento. Estudem os artistas e suas produções: Galle,Mucha, Tiffany, Lalique. O que é BELLE EPOQUE, BOULEVARD E ART NOVEAU.
3- Os monumentos principais de RAMOS DE AZEVEDO, quais e os monumentos em sua homenagem. Caracterize o estilo neoclássico em SP.
4-NEOCLÁSSICO BRASIL: quais são os antecedentes europeus e brasileiros. A Missão Frances, oque foi , caracterize? Gradjean de Montigny quem foi? Como eram as residências urbanas no Brasil da época?
5- As fases do PLANEJAMENTO URBANO ocorridas no Brasil estudem os nomes e as características principais de cada um. - Saturnino de Brito, Prestes Maia e Pereira Passos. - A urbanização no Brasil- características e taxas de urbanização brasileira.
6- NEOCLÁSSICO EUA. Caracterização dos ESTILOS COLONIAL ALEMÃO, COLONIAL ESPANHOL, COLONIAL FRANCÊS, COLONIAL HOLANDÊS.
7-PLANO DIRETOR DE NOVA YORK, como surgiu, características. Por que o Central Park foi inserido, motivos. Estude THOMAZ JEFFERSON.
8- ESCOLA DE CHICAGO. Antecedentes do incêndio. O pós-incêndio- o que aconteceu? Características, o que ocasionou o plano?- Caracterização das edificações de Louis, como ele trabalha o edifício? Caracterização das principais invenções da Escola de Chicago.
9. Edifícios importados em ferro no Brasil: como eram e como eram montados?Quais eram as justificativas da introdução do material de ferro no país?

Neoclassicismo

composição arquitetônica como uma combinação de elementos derivados do mundo grego e romano:
• Utilização das ordens e tímpanos;
• As perspectivas e planos simétricos;
• A correspondência entre o interior e o exterior;
• A utilização de volumes simples e bem definidos na definição
Colonizadores espanhóis, franceses, holandeses eingleses marcaram a arquitetura americana.
No sul do país, aparecem casas hispânicas, feitas de adobe e com pátios internos.
Os holandeses deixaram como herança as construções de pedra e os telhados de ripas de madeira.
A partir de 1700, o estilo Georgiano introduz elementos renascentistas nas construções. Em seguida, o estilo Adam promove um refinamento das linhas clássicas, presente nos pórticos elaborados com colunas e lunetas.
O Early Classical Revival (1770-1830) fecha o ciclo do colonial americano com uma inspiração no classicismo grego, trazendo cúpulas e frontões, sustentados por colunas dóricas e jônicas
.
arquitetura produzida ao longo dos reinados de Jorge I, Jorge II, e Jorge III e Jorge IV, compreendendo o período de 1720 a 1840, aproximadamente. final do Barroco até o ecletismo romântico de meados do século XIX, passando pela voga palladiana, o Neoclassicismo, recupera traços do Rococó e assimila influências do Neogótico. forma básica clássica mas incorporam uma série de elementos e ornamentos daquelas outras origens. Esse ecletismo agradou especialmente a classe média, mas também serviu à nobreza. dois pavimentos principais, amplas e confortáveis, com uma distribuição simétrica e regular de aberturas, e uma ornamentação relativamente discreta, mas podendo ter uma entrada bastante imponente com pórticos, escadarias e colunatas. Foi um estilo largamente empregado nas Ilhas Britânicas, nos Estados Unidos, Canadá e em outras colônias inglesas. O estilo declinou no fim do século XIX, mas no século XX conheceu uma voga revivalista.
Thomas Jefferson : foi um advogado e político dos Estados Unidos, terceiro presidente deste país (de 1801 a 1809. Além de estadista, Jefferson foi também filósofo político, revolucionário, proprietário agrícola, arquiteto, arqueólogo, autor de um espírito elucidativo do Iluminismo.
O Capitólio do Estado (esquerda) foi inspirado na Maison Carée (direita). Desenhado por Thomas Jefferson. Jefferson adquiriu uma valorização intensa dos conceitos de arquitetura de Palladio.
O Capitólio do Estado (esquerda) foi inspirado na Maison Carée (direita). Desenhado por Thomas Jefferson. Jefferson adquiriu uma valorização intensa dos conceitos de arquitetura de Palladio.
Arquitetura Colonial nos Estados Unidos: Quando a América do Norte foi colonizada, os colonos trouxeram na construção tradições de muitos países diferentes. Arquitetura colonial inclui uma grande variedade de estilos, incluindo New England Colonial, Colonial Alemão, Holandês Colonial, Colonial Espanhol, Colonial Francês, e, claro, o sempre popular Colonial Cape Cod.
Neoclássico: 1780 – 1860Durante a fundação dos Estados Unidos, muitas pessoas achavam que a Grécia antiga expressa os ideais de democracia. Arquitetura reflete os ideais clássicos de ordem e simetria
Vitoriana: 1840 – 1900 Da variedade de estilos vitoriano surgiu: Empire, Italianate Segundo, Gothic, Queen Anne, estilo românico, e muitos outros. Cada estilo tem suas próprias características distintivas.
Era Dourada: 1880-1929 Líderes empresariais acumularam riquezas enormes e construíram palácios, casas elaboradas.
Estilo Frank Lloyd Wright: 1901 -1955-casas com baixo linhas horizontais e espaços interiores abertos.
Estilo Bangalô: 1905-1930 a arquitetura bangalô trouxe a “informalidade confortável”. No entanto, nem todos os bangalôs eram pequenos, e casas muitas vezes usavam o aparato de muitos estilos diferentes, incluindo artes e ofícios, Revival espanhol, Revival Colonial e Arte Moderna.
Início do século 20: 1905-1945 Casas para o novo século eram compactos, econômicos e informal.
Os Estados Unido buscavam um estilo nacional. Richardon- estilo ricardsoniano. Marshall Fields- explorou a arquitetura de pedra maciça Casa Glessner Casa Watts Sherman Casa Stoughton Refletem a arquitetura colonial da Nova Inglaterra.
O cômodos voltados para fora dão para ruas públicas. Os voltados para o pátio interno são protegidos pela planta baixa em U. Praedes do pátio interno em tijolo, fachadas externas fiadas de alvenaria e pedra, com janelas ortogonais e arco pleno.
[pic 1][pic 2]Vernacular Telhas chatas de maneira Parede curva marca o volume da escassa HENRY HOBSON RICHARDSON CASA STOUGHTON, CAMBRIDGE, MASSACHUSETTS- 1882-1883
Corwin House, em Salem, Massachusetts. Cerca de 1660, primeiro período inglês.
Gonzalez-Alvarez House (1723), em St. Augustine, Flórida, exemplo do Colonial Espanhol.
Bronck House (1663), em Coxsackie, Nova Iorque, exemplo do Colonial Holandês.
De Turck House (1767), em Oley, Pensilvânia, exemplo do Colonial Alemão.
Bequette-Ribault House (1778), em Ste. Genevieve, Missouri, exemplo do Colonial Francês.

Plano NY
Em 1625, assentadores construíram uma cidade e um forte chamado Forte Amsterdam, no sul da ilha. No ano seguinte, o governador dos Novos Países Baixos, Peter Minuit, comprou dos nativos o terreno da ilha de Manhattan nomeada de Nova Amsterdam. Nova Amsterdam cresceu lentamente durante seus primeiros anos, por causa da péssima administração dos primeiros governadores mandados pela metrópole, para a administração Novos Países Baixos. Mas, em 1647, com o competente Peter Stuyvesant assumindo este cargo, a colônia neerlandesa prosperou rapidamente. Cerca de mil habitantes viviam na cidade por volta de 1650. Em 1653, os colonizadores construíram uma muralha ao sul da cidade, por medo de ataques dos nativos americanos, mas o muro caiu em poucos anos, e em seu lugar, os colonizadores construíram uma rua, que seria posteriormente conhecida como Wall Street.
A prosperidade económica da cidade atraiu imigrantes como espanhóis, judeus e africanos. Os primeiros moradores de Nova Iorque foram 23 judeus de origem portuguesa que chegaram em 7 de setembro de 1654 na Nova Amsterdã, um entreposto da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, fugindo da Inquisição no Recife
Em 1664, a força naval inglesa forçou a entrada na baía de Nova Iorque, enfrentando mínima resistência dos habitantes da cidade. Os ingleses renomearam a cidade de New York, em homenagem a Jaime, Duque de Iorque. A cidade cresceu rapidamente sob controle inglês. Em 1700, a cidade possuía uma população de sete mil habitantes, e ruas e estruturas cobriam a parte inferior de Manhattan. O primeiro jornal diário da cidade, o New York Gazette, foi impresso pela primeira vez em 1725. Liberdade de imprensa foi instituída em 1735. Em 1754, foi construída a primeira faculdade da cidade, a King's College, que é atualmente a Universidade de Columbia.
1785, e até 1790, Nova Iorque foi escolhida para ser a capital temporária do recém-formado Estados Unidos. George Washington foi eleito como o primeiro Presidente Nova Iorque, com seus 49 mil habitantes, era a terceira maior cidade do país, sendo superada apenas por Boston e Filadélfia. Mas Nova Iorque cresceu rapidamente, tanto econômica quanto populacionalmente, Por volta de 1800, Nova Iorque tinha cerca de 60 mil habitantes, e já era a maior cidade dos Estados Unidos.
Ao longo do século XIX, milhares de imigrantes desembarcavam na cidade, anualmente. Até o final do século, por volta de 1890, a maioria era procedente da Alemanha, Irlanda, Inglaterra, Suécia, Noruega ou Dinamarca e após 1890, Itália. Muitos imigrantes tinham muitos problemas para se ajustarem ao estilo de vida americano, vivendo em favelas superlotadas e tendo problemas para conseguir um trabalho.
Em 1883, a Ponte Brooklyn foi inaugurada, conectando a ilha de Manhattan com a cidade vizinha de Brooklyn. Em 1898, Brooklyn, bem como as diversas comunidades que atualmente formam Bronx, Queens e Staten Island, foram fundidas com Manhattan, para formar o que foi chamado de Grande Nova Iorque. Esta nova cidade era gigantesca, para padrões da época. Então, cerca de três milhões de pessoas viviam em Nova Iorque, com dois milhões apenas em Manhattan.
Há 200 anos a prefeitura de Nova York elaborou um plano diretor com ruas padronizadas e organizadas por números,prevendo o crescimento da cidade para dois séculos. O plano diretor visionário foi criado em 1811, e ficou conhecido como a Grande Grade, por conta de seu familiar formato quadriculado. Nova York não passava de uma grande área praticamente rural. Naquela época a única área urbana da cidade se encontrava ao extremo sul da ilha de Manhattan, entre o que é hoje Wall Street e Greenwich Village. Entre 1811 e 1875, Nova York se transformou em uma cidade de grande porte. “
A Grade de 1811 foi uma grande demonstração de ambição A prefeitura teve a coragem de antecipar o crescimento de Nova York e projetar a cidade como eles a imaginaram. Mas o que mais surpreende em relação à Grade de 1811 é a sua longevidade e flexibilidade para se adaptar aos dois séculos seguintes, que incluíram grandes mudanças como o caminho traçado pela Broadway e o Central Park”, explicou Susan Henshaw Jones, diretora do Museu de Nova York.
Ao longo desses anos o plano diretor de Nova York sofreu algumas adaptações para atender a demanda popular. Em 1850, por exemplo, a prefeitura incluiu o Central Park no projeto a pedido da população, que desejava ter um local ao ar livre para descansar. Antes disso, a área que ocupa 6% da área da ilha era destinada a construção de prédios. Os designers Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux ganharam a competição para projetar o parque e decidiram recriar ali uma área que mostraria a vegetação original da Manhattan pré-Grade.

[pic 3][pic 4]O traçado foi o grande nivelador da cidade. Ao aterrar milhões de metros cúbicos de terra e rocha, o projeto esculpiu quadras modestas e iguais (geralmente de 7m50 por 30m50) que foram disponibilizadas para compra. Isso fomentou o que Tocqueville viu como uma monotonia implacável, mas suas coordenadas também permitiram que motoristas e pedestres descobrissem onde estavam, física e metaforicamente.
1609 o explorador Henry Hudson chegA às terras que hoje são Nova Iorque • A Holanda decidiu fundar uma colónia e envia um dominicano descendente de portugueses :Juan RodriguezJuan Rodriguez , hoje considerado o primeiro residente da cidade de Nova Iorque. • 1625: compra da ilha pela Companhia Holandesa das ìndias • A New Amsterdam, começa a ser construída junto ao Fort Amsterdam, na zona onde hoje se encontra a Downtown de Manhattan, um dos maiores portos naturais do mundo, perto das colónias inglesas , que não possuiam um bom relacionamento com os holandeses. • Os ingleses juntaram as tropas, e exigiram a rendição da cidade, em 1664. • Ocorre a Segunda Guerra Anglo-Holandesa, eos ingleses ficaram com o controle da cidade e renomearam-na New York, em homenagem ao Duque de York, que viria a ser o rei James II de Inglaterra.
• 1660, Nova Iorque era,, uma ponta de Manhattan (hoje Downtown e Financial District) e o número de habitantes não ultrapassava os 5.000. • 100 anos depois, no início do século XIX, a cidade já contava com 80.000 habitantes .Para que a cidade crescesse de forma sustentável, era necessário organizá-la. • Os planos ortogonais (grid plan) foram umas das máximas nas construções das cidades norteamericanas e Nova Iorque não foi uma excepção. É o exemplo mais conhecido deste tipo de planejamento, apesar de quase todas as cidades nos Estados Unidos estarem organizadas desta maneira.
Cidade de Nova Iorque capital americana entre 1789 e 1790.
Plano 1811: • Avenidas são paralelas às ruas e a grande maioria é numerada, permitindo que qualquer pessoa se possa orientar dentro da cidade. • Nova Iorque implementou o seu plano ortogonal em 1811, altura em que o Commissioners’ Plan foi aprovado e a cidade passou a ter um ordenamento para a ilha de Manhattan. • A parte mais escura do mapa (onde hoje é Downtown, parte mais a sul da ilha de Manhattan) já estava construída. Se visitarmos hoje a Wall Street e outras ruas circundantes, podemos ver como se mantêm as mais estreitas e acidentadas da cidade. • A norte dessa linha de construção (ou seja, de Houston Street), começa o sistema ortogonal, ou seja, as 12 avenidas (avenues) largas que atravessam Manhattan de norte a sul, e as 225 ruas (streets) que atravessam de este a oeste, sendo que a última destas ruas fica além do rio Harlem, no início do The Bronx. Além da avenidas numeradas, existem ainda as avenidas letradas – de A a D – nas partes mais largas da ilha. O bairro é hoje conhecido por Alphabet City.
A parte mais escura do mapa (hoje Downtown, ao sul da ilha de Manhattan) já estava construída.
[pic 5]• cada avenida deveria ter a largura de 30 metros , a 281 metros de distância. P • as ruas deveriam ter uma largura de 18 metros e estar a 61 metros de distância. • Em 1811, os arquitetos conseguiram imaginar uma cidade 4 ou 5 vezes maior. • Uma cidade ampla que, de futuro, pudesse abrigar carros, passeios, infra estrutura, saídas de metro e pátios para arranha-céus. • Uma cidade que não abrigasse os colonos do século XVII, imigrantes que viriam do século XVIII e XIX. • Em 1811, já existia a Broadway – umas das avenidas mais conhecidas de Nova Iorque – e os arquitectos planearam logo que esta seria uma artéria chave da cidade, atravessando as avenidas e ruas na diagonal, no coração de Manhattan. Hoje, a parte mais famosa desta avenida é o Theatre District, perto da Times Square. • Partes da cidade não foram construídas como o Commissioners’ Plan orientou. Um desses exemplos é o Central Park, que não consta no mapa dessa altura… A necessidade deste parque só viria a ser identificada em 1855, quando a população da cidade quadruplicou.
A 1890, a cidade de Nova Iorque contava com 1,5 milhões de habitantes e ocupava já parte de Queens e do The Bronx. A sua cidade irmã, Brooklyn, tinha 800 mil habitantes e era, na altura, a quarta maior cidade dos Estados Unidos. A Brooklyn de 1886 1898: após um referendo à população, a cidade de Nova Iorque foi consolidada, unindo cinco municípios que representam cada um dos burgos de Nova Iorque: Manhattan, município de Nova Iorque, Brooklyn, município de Kings, Queens, município de Queens, Bronx, município de Bronx e S taten Island, município de Richmond. Este foi um passo crítico para definir como Nova Iorque está organizada hoje.
Em 1930, sete milhões de habitantes, Nova Iorque foi atingida pela Grande Depressão. Grandes estruturas, como pontes e prédios foram construídos. Houve também uma "corrida" pela edificação do prédio mais alto na cidade, o que resultou na construção de grandes arranha-céus como o Chrysler Building e o Empire State Building.
O Flatiron Building (ou Fuller Building) um dos primeiros arranha-céus forma semelhante de um ferro de passar roupas. 1902, 87 metros de altura e 22 andares. Quando inaugurado, foi um dos prédios mais altos do mundo. O bairro em torno do edifício foi chamado de Distrito Flatiron (Flatiron District) após a sua construção. Foi designado, em 20 de novembro de 1979, um edifício do Registro Nacional de Lugares Históricos bem como, em 29 de junho de 1989, um Marco Histórico Nacional.
EMPIRE: O edifício de Chrysler é um dos edifícios os mais famosos de Nova Iorque e mantem uma presença dominante no skyline de Manhattan . É frequentemente citado como o exemplo americano clássico da arquitetura Art Deco e considerado por muitos arquitetos como o maior edifício da cidade de Nova York.
Nova Iorque, apenas foi possível se sustentar através do ordenamento lógico de 1811 e da organização dos burgos 1898, que permitiram uma relação mais eficiente entre centralização e regionalização dos serviços. Surpreendentemente, em relação à Grade de 1811 é nítida a sua longevidade e flexibilidade para se adaptar aos dois séculos seguintes, que incluíram grandes mudanças como o caminho traçado pela Broadway e o Central Park”, explicou Susan Henshaw Jones, diretora do Museu de Nova York. Em 1850,, a prefeitura incluiu o Central Park no projeto a pedido da população, que desejava ter um local ao ar livre. A área que ocupa 6% da área da ilha era destinada a construção de edifícios. Os designers Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux ganharam a competição para projetar o parque e decidiram recriar ali uma área que mostraria a vegetação original da Manhattan pré- Grade.
O Commissioners' Plan of 1811 é um plano urbanístico da Cidade de Nova Iorque. No início foi muito criticado pelo excesso de ortogonalidade gerando uma possível sensação de monotonia, em comparação com padrões das malhas urbanas menos regulares de cidades mais antigas.
Após a Segunda Guerra Mundial, Nova Iorque foi afetada por inúmeros problemas como congestionamentos,falta de casas para pessoas de baixa renda mensal, alta taxa de criminalidade, conflitos raciais, e greves na (1960 e 1970.) • Uma crise financeira atingiu a cidade em 1975 • 1973, o World Trade Center foi inaugurado. • 1990, Nova Iorque passou de uma metrópole em decadência para uma cidade global em plena revitalização.
-------------------------
O incêndio de 1871 e a verticalização do Loop de Chicago. Le Baron Jenney, Louis Soullivan e outros nomes da Escola de Chicago. Frank Lloyd Wright e as residências de pradaria.
Antecedentes: • fundação, em 1823, • cidade era o segundo centro comercial e o principal foco da rede norte-americana de transportes, ponto de ligação entre as várias ferrovias e hidrovias, ligando os Grandes Lagos ao rio Mississipi e o leste ao oeste do país.
O crescimento de Chicago - meados do século XIX - sem precedentes. • População - quase 30.000 em 1850 -o triplo uma década mais tarde. • . Meses sem chuva na cidade, e um grande incêndio na noite anterior tinha esgotado as reservas dos bombeiros e danificado equipamentos.
• 300 mortes • destruiu cerca de 17.450 edifícios • 9 quilômetros quadrados • $ 200 milhões em dano • terço da cidade estava em ruínas • quase 100.000 pessoas - estavam desabrigadas. • 1880 :população tinha alcançado um meio milhão. • Uma série de arquitetos : Louis Sullivan , Dankmar Adler , William Holabird , Daniel H. Burnham , John Wellborn Root e William Le Baron Jenney • Atraídos para Chicago pelas oportunidades de reconstrução pós-fogo permaneceram na década de 1880 para projetar um nova geração de edifícios mais altos do centro da cidade.
antecedentes: grandes quantidades de ferrovias, conectando a cidade com outras regiões do Estado • a quarta maior cidade dos EUA, sendo o segundo centro comercial e o principal foco da rede norte-americana de transporte. • crescimento rápido, sem planejamento, cidade congestionada e poluída.
O verão de 1871 , temporada extremamente seca, • um quarto de precipitação normal, incêndios : dois por dia. • Chicago era o maior depósito de madeira do mundo, suas ruas, calçadas, pontes e até as construções eram feitas utilizando esse material • ventos secos e fortes, o fogo se espalhou para a região oeste de Chicago e atravessou o Rio Chicago (Chicago River) e se avançasse em direção ao centro.
Porém: grande parte da infraestrutura e capacidade industrial da cidade havia sido descentralizada. • a cidade contou com dinheiro e de fundos de investimento seguros, vinda principalmente de cidades do Oeste dos EUA, • as maiores empresas, que tinham virado ruínas, foram instaladas em galpões.
Proibição do uso da madeira Utilização de estruturas metálicas nas edificações da cidade se tornou uma constante Proliferação de siderurgias em diversas partes dos Estados Unidos. Essas estruturas, avanços no desenvolvimento dos elevadores e dos sistemas de fundações, e engenhosidade dos arquitetos e engenheiros da cidade, começaram a surgir os famosos arranha-céus de Chicago.
Pós-Incendio: A tendência à centralização das atividades comerciais tornou-se ainda mais forte • Desenvolvimento do sistema municipal de transportes • O centro passou a ser circundado pela ferrovia de trens urbanos, • Melhor acesso à região e deu a ela o nome pelo qual é conhecida hoje, The Loop (o Laço) • Transferência dos setores administrativos das empresas dos distritos industriais para a área central.
• Enorme oferta de terrenos na cidade arrasada • Maior parte das construções era madeira, sistema construtivo proibido logo após o incêndio • Crescimento do valor da terra. • Solução apresentada pelos investidores: multiplicação da área dos lotes a partir da construção de vários andares • Avanços no desenvolvimento dos elevadores e dos sistemas de fundações – capazes de garantir a estabilidade das construções no solo argiloso da cidade.
Novo incêndio em 1874 • Primeiros arranha-céus mostram assim a sua vulnerabilidade, com sistema estrutural em ferro exposto, sem recobrimento nem proteção. • São construídos arranha-ceús com sistema de muros portantes, tais como o Monadnock Building (1881-91) de 17 andares. Devido ao grande peso desses andares, a planta baixa (parte mais cobiçada pelo mercado imobiliário) ficava ocupada principalmente pelas paredes, que atingiam 2 metros de espessura – inadequado para um espaço comercial, sem luz. • Segundo avanço técnico: sistema estrutural em ferro protegido conta o fogo (desenvolvido por Le Baron Jenney, consistia em “uma rede metálica equilibrada com precisão, solidificada e protegida contra o fogo”), com um sistema de acabamento que retardava a chegada do calor até a estrutura de ferro; foi utilizada em 1879 no Leiter Building e em 1884 no Home Insurence Building.
1888 e 1893, ausência de qualquer limitação legal à altura das edificações • Verticalização, com uma série de prédios atingindo em torno de 17 andares. • Surge a Escola de Chicago, estilo cuja evolução se confunde com os arranha-céus. • Linguagem inédita, capaz de adequar-se à nova tipologia, representada pela repetição em altura de um pavimento-tipo..
MONADNOCK BUILDING:
1889 e 1891, a construção da porção norte do Monadnock Building, um dos ícones do Chicago Style. • Não abrigava uma corporação ou uma grande companhia; projeto especulativo, patrocinado por um grupo de investidores ; potenciais inquilinos eram pequenas empresas e profissionais liberais. • Empreendimento dos irmãos Peter e Shepherd Brooks, uma dupla de investidores de Boston . Escritório dos arquitetos Daniel Burnham e John Wellborn Root – responsável por uma série de projetos comerciais no Loop,. • Construído num lote estreito comprido ao longo da Dearborn Street, na extremidade sul do Loop, o Monadnock desenvolveu-se com base num partido claramente linear, radicalmente diferente do hollow square plan – o edifício de planta quadrada vazado no centro, muito comum na Chicago de então. A simples substituição do quadrado pelo retângulo gerou uma série de implicações no desenvolvimento do projeto, envolvendo aspectos que vão da divisão interna ao tipo de estrutura empregado na edificação.
Depois do incêndio surge o movimento artístico denominado a “Escola de Chicago” final do século XIX, • novos arquitetos em Chicago William Le Baron Jenney (1832-1907) • Louis Sulllivan (1856-1924) William Holabird (1854-1923), Martin Roche (1853-1927), John Root (1850-1891) e Daniel Burnham (1846-1912), alem das propostas formais e das novas técnicas construtivas aspectos morfológicos urbanos, como nova proposta urbanística, o sistema de ordenamento urbano produzido nos seus desenhos apresenta-se em forma de “tabuleiro de xadrez”,
PÓS INCÊNDIO- 1871:  • o temor na segurança pós-incêndio : uma nova forma tecnológica construtiva , estruturas em aço e concreto armado. • 1893: Exposição Colombiana de Chicago, projetos arquitetônicos de renomados arquitetos, novas tecnologias construtivas, os “arranha-céus” nova forma expressiva de fazer arquitetura de forma moderna.
Louis Sullivan: viagem entre os anos de 1874-1876 para Paris juntamente com Richardson • Frank Lloyd Wrigth aluno de Sullivan, o uso dos materiais naturais e de fácil reaproveitamento dos mesmos • historia da arquitetura de Sullivan tenha esse efeito de retroalimentação da nossa arquitetura contemporânea do século XXI.
O projeto exemplifica esteticamente as teorias de Sullivan sobre edifícios em altura, com a composição tripartida de base, corpo e coroamento, que é baseado nas estruturas das colunas clássicas. Seu sistema construtivo é baseado em uma armadura metálica e revestido por alvenaria e leva crédito por ter sido a primeira utilização exitosa de construção com estruturas metálicas.
ARQUITETURA VERTICALIZADA ESCOLA DE CHICAGO: • “invenções técnicas” aperfeiçoados pelo esqueleto em aço,fundações em pedra • Elevador de carga a vapor por E.G. Otis em 1857 na cidade de New York; 1870 C.W. Baldwin inventa e constrói o primeiro elevador hidráulico ,Chicago; 1887 se começa a difundir o elevador elétrico. • O cimento trazido desta época da ilha de Portland na Inglaterra (o cimento portland foi inventado e patenteado no ano de 1824 pelo construtor Joseph Aspdin (1778-1855) material indispensável para o uso do concreto (cimento, areia, brita e água) • Edifícios para escritórios de enorme altura, estrutura em esqueleto de ferro e aço sustenta as paredes internas e externas, um habito em quase todas as cidades americanas. • Este estilo de construção nasceu em Chicago.
• Centro comercial e histórico • Segundo maior centro empresarial dos EUA, depois de Nova York. • Fisionomia marcada em 1879 com a construção do primeiro edifício alto de estrutura metálica, iniciando um processo de verticalização do seu território, e em 1893 com a Exposição Colombiana, que inspirou o plano regulador de Chicago.
[pic 6]Sullivan: • primeiro arranha-céu 1890: o Wainwright Building (foto), em Saint Louis. • verticalismo, um efeito conseguido através do uso da base e topo do edifício diferenciados (mais horizontais) e a parte intermediária dando verticalidade à construção.
Burnham: arquiteto da Segunda Geração da Escola de Chicago, • Após a Exposição Colombiana, ocorrida na cidade, ele adotou o classicismo em suas obras. • Plano Regulador de Chicago, de 1909
2 geração: • Novo tipo de edificação • Menos ornamentos e menos contato com heranças culturais, • Estrutura que deve impor o caráter das formas externas. • Louis Sullivan, Irving K. Pond e os autores do Chicago Building (foto) Martin Roche e William Hollabird.
• Primeira geração de arquitetos modernos que iniciaram a construção de arranhacéus, a Escola de Chicago. • primeiro edifício de estrutura metálica do mundo, em 1879, o Leiter Building I (foto). • Pilares de alvenaria, muito espaçados. • Em 1885 fez o Home Insurance Building, feito em completo esqueleto metálico, considerado o primeiro arranha-céu.
ELEVADOR A VAPOR- 1857- OTIS
Em Nova York, chegando a Chicago em 1864. • Em 1870, Baldwin inventa o elevador hidráulico. • Em 1877 surge o elevador elétrico.
Fundação: Em pedra em 1873 por Baumman e em 1894 passou a ser de concreto. • Para Chicago o mais importante foi a invenção do "Chicago Caisson" ( figura), por Adler e Sullivan. • Fundação necessária porque o solo da cidade era extremamente úmido, por causa do Rio Chicago e do Lago Michigan que circundavam o local.
Havia uma ausência de tradição construtiva vinculante, como acontecia no leste americano que sofria influência européia; • De 1880 a 1900, Chicago foi reconstruída como um moderno centro de negócios
A Escola de Chicago de arquitetura e urbanismo foi preponderante no desenvolvimento da cidade no final do século XIX. • O estilo também conhecido como estilo Comercial. • Representa um estilo de construção que passa a utilizar o ferro na estrutura ao invés da madeira,produzido em série. • Fachada constante, sem muitas variações, : janelas iguais, aspecto de bloco. Rapidez, praticidade, nova divisão no peso da construção, aumento do gabarito. • A escola de Chicago é a base da construção dos arranha-céus.
As influências modernistas da Escola de Glasgow e da Secessão Vienense • Estudos de sistemas de mateiriais,resistência e isolamento. • Início da construção em altura, até então um pouco viável devido à inexistência de elevadores elétricos. • Parede cortina, grandes áreas de parede envidraçadas. • A estrutura ortogonal em ferro ; plantas mais flexíveis, ajudando na colocação de canalizações. • Surgiram desta forma os primeiro arranha-céus. • A ornamentação era completamente rejeitada. • Um dos mais conhecidos arquitetos desta escola foi Frank Lloyd Wright, que apesar de não ter seguido esta vertente, serviu para impulsionar a arquitetura modernista na cidade de Chicago e nos Estados Unidos.
Sullivan é mais citado por sua influência em alguns arquitetos modernistas que o seguiram, incluindo Frank Lloyd Wright. • Embora seja conhecido pelo uso do ornamento, sua verdadeira inovação foi incorporar estilos ornamentais precedentes em novos edifícios em altura que surgiam no final do século XIX, utilizando o estes ornamentos para enfatizar a verticalidade de suas obras. • É esse princípio que o levou a proclamar a famosa sentença "a forma segue a função", embora o próprio Sullivan desse os créditos dessa frase a Vitruvius.
A: Arremate. • B: Número indefinido de andares, destinado a escritórios comerciais. • C: Térreo, agrupando 1º e 2º andar. Destinado ao comércio (necessárias vastas áreas, planta diáfana, entrada fácil; o segundo andar facilmente atingível por meio de escadas grandes, subdivisões, amplas e aberturas externas).
• O verticalismo da Escola de Chicago começa a decair em 1898, Ernest Flagg sugeriu que a seção básica dos edifícios abrangesse o tamanho da rua, e a torre apenas ¼ do total adaptando-se como lei em 1916. • Isso devido os problemas de obscurecimento no nível do térreo, na rua, o qual começava a preocupar aos urbanistas. O resultado eram edifícios em redan – forma de “bolo de noiva”, que por um lado permitiam mais entrada de luz no nível da rua, mas impediam recriar essa imagem impactante do verticalismo.
Frank Lloyd Wright • Mudou-se para Chicago, que ainda estava sendo reconstruída e juntou-se ao escritório de arquitetura de Joseph Lyman Silsbee. Aprendiz de Louis Sullivan. • 1893, Louis Sullivan descobriu que Wright vinha aceitando encomendas privadamente. Wright referia-se a estas casas, localizadas nas redondezas da sua própria residência e escritório na Chicago Avenue em Oak Park, como seus projetos "falsificados". • 1894, terminou o projeto da Casa Winslow, o primeiro projeto de seu escritório e a primeira casa no estilo que o consagraria1901, Wright havia terminado aproximadamente cinquenta projetos.
• Projetos residenciais de Wright ( 1900 e 1917), Prairie Houses, casas-pradaria, conformação complementar à paisagem ao redor de Chicago. • Estruturas horizontalizadas, telhados inclinados, silhueta simples e limpa, chaminés disfarçadas, saliências e terraços, materiais rústicos. Planta aberta, a estrutura é livre das paredes, múltiplas opções de divisões internas. • Unity Temple, sede da congregação Universalista Unitária em Oak Park. A escala humana deveria ser considerada a parte mais importante na concepção de todo projeto.
-------------------------------------------------------
ARQUITETURA NEOCLÁSSICA- BRASIL: ANTECEDENTES EUROPEUS
 Neoclassicismo: reação contra o Rococó;  Razão, ordem, a clareza e a pureza, movimento iluminista, a ―Era da Razão‖.  Correspondência com os modelos da arquitetura antiga, grega e romana  Racionalidade das próprias formas assimiladas a elementos de construção.
 Marquês do Pombal :comissão de cientistas e técnicos para demarcar as fronteiras estabelecidas pelo Tratado de Madri de 1750, Antônio Landi, José Fernandes Alpoim e José de Sá e Faria, arquitetos neoclássicos que deixaram várias edificações importantes no país.  inspiração nos edifícios modelo do templo grego,  retângulo estruturado por colunas e coroado por um frontão triangular,  modelo simétrico e austero baseado em leis de proporcionalidade,  ordem, disciplina, equilíbrio e racionalismo.
CONTEXTO
 Napoleão, 1804 proclamado imperador da França> Bloqueio Continental em 1806> fecha o continente europeu à Inglaterra  Economia portuguesa subordinada à inglesa.  Invasão Portugal>família real transferiu-se para o Brasil ,1808  Chegada da família real de Dom João VI no Brasil> nova fase na arquitetura brasileira.
D. João encomenda à Mestre Valentim, a fachada da Fábrica de Pólvora ,construída na antiga sede da Fazenda Rodrigo de Freitas (atualmente também pertencente ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que teve início nas proximidades da fábrica de pólvora como um jardim de aclimatação) 1808
 embora apresente ainda os adornos excessivos, já é uma construção de caráter neoclássico, como se observa na sobriedade das colunas laterais ou no emblema cívico do Reino Unido de Portugal Brasil e Algarves, que embora adornado com floreios, é uma típica presença da virtude patriótica, neoclássica por excelência.
MISSÃO FRANCESA
 Origem do neoclássico Brasil > Missão Francesa ( 1816), contratada para fundar e dirigir no Rio de Janeiro a Escola de Artes e Ofícios, em 1826, torna-se a Imperial Academia de Belas Artes.  Jean-Baptiste Debret, Johann Moritz Rugendas e o arquiteto Grandjean de Montigny..
Rio de Janeiro, virada do século XIX
 modelo do templo grego, iluminismo,  equilíbrio ,ordem, racionalidade e disciplina  Renovação da prática e do ensino artístico nacional, onde se incluía a arquitetura.  Iniciaram as atividades da futura Academia Imperial de Belas Artes, que instaurou no país o método de ensino acadêmico,  fixou definitivamente o Neoclassicismo como a estética mais prestigiada, contando com o patrocínio real.
Grandjean de Montigny
 Obras: Casa França-Brasil e o Solar Grandjean de Montigny pórtico do edifício da antiga Academia( Jardim Botânico do Rio de Janeiro) depois da demolição do complexo original.  novos parâmetros na concepção do espaço urbano, ordenação das plantas, criação de aberturas de aeração e nos requisitos de higiene.  .  desagrado dos arquitetos e mestres-de-obras nativos, acostumados ao modelo barroco da edificação colonial.  À medida que a escola se fundia ao Romantismo surgiu em meados do século XIX a arquitetura eclética, que privilegiava o conforto, o luxo e ornamentação profusa.
templo clássico, corrente palladiana , fachadas de mais de um pavimento pórtico central com frontão triangular sustentado por colunas, às vezes toda a extensão da fachada sob forma de pilastras, em alguns casos esquema de peristilo. O arquiteto da Missão, Grandjean de Montigny, realizou várias obras para o governo, incluindo o prédio da Academia, monopolizando os avanços na arquitetura até sua morte em 1850.
 A Missão Artística Francesa : 1816,fim de estabelecer, aqui, uma Academia de Ciências, Artes e Ofícios.  Aulas efetivadas apenas no ano de 1820  O prédio da Academia, inaugurado, em 1826, sendo que a esta data o prédio ainda não estaria completo  Demolido na década de 1930, estando a Academia alocada, desde 1908, onde hoje se encontra o Museu Nacional de Belas Artes - arquiteto Morales de los Rios (1858 - 1928), sob o título de Escola Nacional de Belas Artes, após a proclamação da república em 1889 e que deu origem à atual Escola de Belas Artes da UFRJ.  Do prédio original, restou apenas o fronte, que segundo dados do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, fora preservado e transportado para o parque nos anos 40 do séc. XX, por insistência do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, então, diretor da ENBA.
Simetria
 Três colunas de cada lado, na arcada superior  Dois pedestais, destinados a abrigar esculturas de Marc Ferrez (1788 - 1850), escultor da Missão.  Parte inferior do portal, mais rígida que a superior, colunas verticais: duas exteriores, como que emoldurando o portal; e duas interiores, caracterizadas pelo arco de passagem, placas de mármore laterais.
[pic 7]Casa França-Brasil  Imponente solar neoclássico, projetado , encomendado por João VI em 1819 ,inaugurado em 13 de maio de 1820.  Projeto de requalificação do edifício para fins culturais foi concebido por Darcy

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com