TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO ARTES E OFICIO E ART NOVEAU

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  1.894 Visualizações

Página 1 de 2

O Movimento Artes e Oficio

No sec XIX com o ritmo acelerado da industrialização muito artistas estavam ficando preocupados com o declínio do padrão artístico, pois, os produtos estavam sendo feitos em massa, as cidades estavam sendo mudadas, cada vez mais eram cercadas por longos casarios degradantes para os trabalhadores.

John Ruskin é considerado o pai dos ideais do movimento arte e oficio, Pugin e Ruskin acreditavam estarem a verdade e a beleza da construção e associavam altos valores morais a certos estilos históricos.

Para ele o que deu origem ao movimento artes e ofícios (1876-1976) foram “os valores sociais e a qualidade artística dos produtos manufaturados”, e que a revolução industrial era um erro e lutava para o retorno do trabalho manual

Wiliam Morris fazia parte de um grupo ativista, começou a se interessar por arquitetura após ter contato com Ruskin, ele se preocupava com o bem estar da classe trabalhadora ele acreditava que a presença de produtos artesanais bem projetados nas casas dos trabalhadores os afastaria do trabalho sem paixão. Morris possuía um ateliê mas não era o suficiente para atender as necessidades de um mercado, pois o preço dos objetos artesanais eram e são muito superiores ao industrial que produz em massa, por mais que muitas vezes eram de maior qualidade.

Richard Norman  se inspirou em Pugin, e seu mentor era o arquiteto Gothik Edmund.

Quem mais se destacou entre os arquitetos ingleses foi Charles Francis seu primeiro contrato foi papel de parede. Naquela época as edificações feitas por esses arquitetos revolucionários seus interiores apresentavam materiais com acabamentos naturais.

A ART NOUVEAU

Estilo Decorativo primeiro encontrado na Inglaterra, ornamentos em florais, inspirado o barroco tardio o rococó o historicismo gótico o movimento arte e oficio o historicismo celta e as artes da China e do Japão, em cada pais ele possuía um nome diferente e foi bastante usado na época.

Victor Horta  e Hector Guimard transformadores da necessidade estruturais no Art nouveau em linguagem de curvas e derivação orgânica. Victor Horta incorporou em alguns de seus desenhos formais de vegetais em pisos paredes tetos, guarda corpo etc... privilegiando sempre a iluminação natural com grandes vitrais e abóbodas . Hector Guimarde mesclava decorativo ao funcional,  utilizava bastante redemoinhos e curvas de ferro batido e cobertura de vidro como a entrada do METROPOLITAIN do metro em paris

Antonio galdi

Nas obras de Galdi não possuía uma característica única de um estilo, suas obras se misturavam com a paisagem e possuía formas curvilíneas tridimensionais e também utilizava decorações florais e planos plásticos e ondulantes como no art nouveau.

Charles Rennie  

Rennie desenvolveu um estilo único assim como galdi, suas obras possuíam curvas atenuadas ou padrões lineares simétricos, com interiores iluminados volume bem marcado habitualmente composto, como todos os arquitetos do art nuevau eles se dedicavam bastante aos moveis  luminárias e detalhes, como as ferragens de janela.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com