TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Eficiência Energética

Por:   •  8/4/2016  •  Resenha  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

O Conceito de Eficiência Energética

A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA na arquitetura pode ser entendida como um atributo inerente a edificação representante de seu potencial em possibilitar conforto térmico, visual e acústico aos usuários com baixo consumo de energia. Desta forma, o triângulo conceitual clássico de Vitrúvio é definido pelos termos firmitas, utilitas y venustas.

Um bom projeto arquitetônico deveria incluir análises sobre seu desempenho energético, pois cada decisão tomada durante o processo de projeto influência no desempenho térmico e luminoso do edifício. Para que o projeto tenha um bom desempenho, é importante que estas decisões sejam baseadas no conhecimento das variáveis e conceitos que envolvem a eficiência energética e o conforto ambiental.

Da Arquitetura Vernacular aos Nossos Dias

A ARQUITETURA VERNACULAR, que é genuína, correta, pura e isenta de estrangeirismos, ensina muitas técnicas, conceitos e princípios bioclimáticos e sustentáveis que podem ser empregados em edificações que persigam a alta eficiência energética.

O primeiro destes princípios era geralmente aproveitar as características desejáveis do clima enquanto se estavam as indesejáveis.

Heliocaminus: forma semicircular, com grandes janelas, por onde o sol penetrava desde a manhã até o entardecer.

Até o PERÍODO GÓTICO, conhecido como “idade das Trevas”, o arquiteto e o artesão trabalhavam juntos. Porém, esse quadro mudou no RENASCIMENTO.

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL trouxe um novo elenco de materiais, como o aço e o concreto armado, que desafiaram a tradição de construir em alvenaria de pedra.

No período entre guerras surgiu o ESTILO INTERNACIONAL, relacionando por completo os conceitos da arquitetura. Le Corbusier lançou ideias como o esqueleto estrutural, o terraço-jardim, a planta livre, os pilotis e o MODULAR, que relaciona as proporções entre o homem e o espaço arquitetônico projetado.

A Crise de Petróleo

Sistemas de iluminação e de climatização artificial passaram a ser largamente utilizados, dando ao projetista uma posição bastante cômoda perante os problemas de adequação do edifício ao clima. Foram surgindo verdadeiros colossos arquitetônicos, submetidos a uma hemorragia energética. Esta situação agravou-se com a crise de petróleo de 1973 e com o aumento da população nos centros urbanos na década de 80.

Para superar a crise, a produção de eletricidade teve que crescer muito desde então. Entretanto, esta alternativa traz os inconvenientes do impacto ambiental causado por novas usinas, como as possíveis inundações e deslocamentos de populações, a poluição e os riscos com a segurança pública. Além disso, a exigência de grandes investimentos em outras áreas, antagonizando a ideia de progresso embutida nessa política.

A alternativa que se mostra mais adequada a esse quadro é aumentar a eficiência no uso de energia. A energia elétrica passa por quatro fases distintas: geração, transmissão, distribuição, e consumo. Quanto maior for o desempenho dos componentes de cada uma destas fases, menores serão as perdas de energia do processo como um todo. Ao arquiteto cabe a concepção de projetos que possibilitem a execução de edifícios mais eficientes, logrado com essa postura o conforto dos usuários e o uso racional da energia.

A Situação Atual

Fontes de energia no Brasil: hidráulica, gás, petróleo, lenha, óleo diesel e óleo combustível. A eletricidade total ofertada em 2011 foi de 531,76 TWh, sendo que 428,33 TWh vieram de geração hidrelétrica, equivalente a 80,5% do total.

Do total do consumo de energia elétrica no Brasil em 2011, as edificações representaram 46,7%, sendo que o setor comercial representou 15,4% do total e o setor público, 8,0% do total.

Consumo nos Setores Residencial, comercial e Público

Em uma indústria, a maior parte da energia elétrica consumida provém das máquinas e motores, limitando a atuação do arquiteto no sentido de economizar energia. Como o horário de funcionamento da maioria das indústrias é diurno, o aproveitamento da luz natural deve ser considerado como uma das principais estratégias de economia no projeto arquitetônico neste setor. A ventilação natural em indústrias, embora seja essencial para promover conforto térmico, pode não ser suficiente, pois depende das condições climáticas  nem sempre favoráveis, dificultando o condicionamento natural deste tipo de edificação.

O arquiteto deve considerar a adequação do seu projeto ao clima local utilizando diversas estratégias de uso da luz natural, resfriamento e aquecimento passivo dos ambientes. O projeto também pode incluir o uso de fontes alternativas de energia, como a eólica, a biomassa e a solar, sendo esta última tanto através da geração e armazenamento de energia elétrica como do aquecimento solar de água.

Normalização

O aumento da população mundial representa maior demanda de edificações e de consumo de energia. Como resultado, várias medidas preventivas estão em voga em diversas partes do planeta, incluindo no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com