TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito do Restauro

Por:   •  4/7/2018  •  Resenha  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – UCS

DOSCENTE: SANDRA BARELLA

DISCIPLINA: TECNICAS RETROSPECTIVAS

DISCENTE: CÁRIN DE OLIVEIRA

Síntese do capitulo 01 – O Conceito do Restauro -  e 02 – A Matéria da Obra de Arte  - do livro TEORIA DA RESTAURAÇÃO de Cesare Brandi:

Com o passar dos anos, ouve-se falar muito da importância da preservação dos patrimônios edificados de uma sociedade, entretanto muitas vezes é necessário utilizar-se da restauração, pois a partir da restauração podemos novamente garantir e proporcionar a eficiência do produto criado pela atividade humana. Neste primeiro capítulo do livro – o conceito de restauro – entende-se que o restauro não é somente o restauro da parte física/estética do produto, mas sim também o restauro histórico do mesmo, onde se tem por intenção de preservar por mais tempo as suas informações feitas em uma determinada época para a posterioridade.

Não se pode restaurar algo simplesmente por se querer restaurar, dendê ser levado em consideração o passado deste produto, como ele contribuiu para a sua época, fazer um reconhecimento da obra de arte, e proporcionar através do restauro uma nova interface sem causar falsas impressões ou de talvez tentar mudar seus sinais de passagem pelo tempo.

No segundo capitulo – A matéria da obra de arte -, a partir deste ponto deve-se ter a noção sobre a obra de arte em relação a matéria, que a obra de arte necessita dos meios físicos para existir, pois a matéria se torna clara, definível e inseparável em relação ao tempo e no lugar do restauro. A partir do momento que se identifica a matéria do objeto, ocorre a divisão em partes:  a estrutura e o aspecto, tornando-os indivisíveis, porém sem interferência de uma sobre a outra.

Então, a matéria – estado de conservação -  da obra de arte que irá definir o restauro ou não da obra de arte, e este restauro deverá ser feito de forma que garantirá de forma adequada o desenvolvimento e reprodução dos fragmentos originários da obra de arte.  Sendo assim a restauração de uma obra de arte deverá ser motivada por um único objetivo, o da sua conservação para que a humanidade possa por mais uns tempos usufruir do seu uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com