TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conforto Térmico

Por:   •  3/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

Nome: Júlia Sarah Ferreira Rios____________________________________________________________

Turno: Matutino__________________________ Turma: D1_____________________________________

FICHA DE LEITURA

A ficha de leitura é um resumo das ideias de um autor contidas num livro ou num artigo. Objetiva compreender e memorizar o texto, além de facilitar o trabalho caso precisemos recorrer a ele em um outro momento (escrita de um artigo ou monografia, por exemplo).

Entretanto, resumir, mais do que uma técnica de redação, é uma importante técnica de leitura. Para elaborar um bom resumo é necessário compreender antes todo o conteúdo do texto. Não é possível resumir um texto à medida que se faz a primeira leitura e a reprodução de frases do texto, em regra, indica que ele não foi compreendido.

Assim, a ficha de leitura deve apresentar, pelas próprias palavras, os pontos relevantes de um texto, procurando dar conta das ideias principais e do seu encadeamento lógico, que sustentam o argumento do autor. E ainda, finalizar com uma análise crítica do leitor sobre o texto.

Segue o formato para a Ficha de Leitura:

Referência Bibliográfica

Marta Adriana Bustos Romero- Princípios Bioclimáticos para o desenho urbano

2ª edição, São Paulo, pro editores

Resumo das principais ideias tratadas no texto

          O texto é dividido em três capítulos, abordando as principais características bioclimáticas para o desenho urbano. O primeiro capitulo trata das características do clima, que vai caracterizar os fatores climáticos locais (microclima, ou seja, clima de um ponto restrito) e globais (macroclima),  que dão origem e definem os elementos climáticos. Essas considerações são extremamente importantes para a entender o que é necessário de ser controlado no ambiente para obter resultados satisfatórios no projeto. Existe diferentes autores que analisaram os fatores climáticos, entre eles: Givoni (variação dos elementos e suas combinações, elabora a carta psicométrica baseada na temperatura interna), Olgyay (trata as questões do calor entre o corpo humano e o ambiente, sensações de conforto, e cria também um gráfico que relaciona as sensações térmicas do homem), Lynch (modificações do clima devido pequenas superfícies), Gomes (diferencia elementos meteorológicos ou climáticos e os fatores climáticos) e Ferreira (define os elementos climáticos como componentes físicos do clima). São analisados os fatores climáticos globais: radiação solar (energia do sol); latitude, longitude e altitude (coordenadas dos pontos terrestres); ventos ; massas de água e terra. E analisados também os fatores climáticos locais: topografia (forma da superfície); vegetação; superfície do solo. E por fim a discussão de elementos climáticos, que mostra como a interação entre eles vai determinar o tipo de clima de determinada região, entre eles: temperatura, umidade, precipitações (essa pode ser em forma de chuva, neve ou granizo) e o movimento do ar.

          O segundo capítulo trata das questões do equilíbrio térmico entre o homem e o ambiente, o qual mostra que o corpo humano não é um elemento passivo no ambiente, pois esse realiza trocas térmicas com o meio que se encontra para tentar estabelecer um equilíbrio, os principais elementos que atuam sobre o corpo é a radiação solar, temperatura e movimentos do ar. Este trata também da carta bioclimática de Olgyay (combina a temperatura do ar com a umidade, afim de determinar os efeitos do clima sobre o homem) e a carta psicométrica de Givoni (combina a temperatura seca e úmida do ar e ventilação, a qual é baseada na temperatura interna e a que melhor se adequa as condições brasileiras). Mostra também as questões do abrigo com o ambiente, tratando da arquitetura vernacular, a qual é a arquitetura mais antiga e lógica que existe, usa técnicas de construções tradicionais, passadas de "pai para filho". E por fim trata da escolha do sítio, que precisa ser analisado corretamente devido as condições desfavoráveis que existe em determinados locais, por isso é analisado a topografia, o clima, entre outros fatores.

          E pra concluir, no terceiro capitulo temos o desenho urbano, que é orientado pelo bioclimatismo, a qual é analisado como o ambiente construído vai se relacionar com o meio. Tendo em vista que o meio urbano tanto interior como exterior deve satisfazer confortável termicamente o homem em suas práticas sociais e individuais.

Transcrições de citações mais importantes

  • (p. 18) "O estudo do clima, [...] torna-se, pois, importante para a compreensão dos princípios e para o entendimento do que deve ser controlado no ambiente a fim de se obter os resultados esperados durante o projeto."
  • (p. 18) "Givoni (1976) diz que o clima de uma dada região é determinado pelo padrão das variações dos vários elementos e suas combinações"
  • (p. 18) "Olgyay (1963) diz que o tempo é um conjunto de todas as variáveis meteorológicas, em um dado momento, e que os elementos aparecem em combinação."
  • (p. 21) "Fatores climáticos globais são aqueles que condicionam, determinam e dão origem ao clima, ou seja, radiação solar, latitude, longitude, altitude, ventos e massas de água e terra."
  • (p. 30) "Os fatores climáticos locais são aqueles fatores que condicionam, determinam e dão origem ao microclima, isto é, ao clima que se verifica num ponto restrito (cidade. Bairro, rua, etc.), tais como topografia, a vegetação e a superfície do solo natural ou construído."
  • (p. 37) "Os elementos climáticos são aqueles que representam os valores relativos a cada tipo de clima, ou seja, a temperatura, a umidade do ar, as precipitações e os movimentos do ar."
  • (p. 48) "O corpo humano realiza processos de trocas térmicas com o meio para estabelecer um adequado equilíbrio, ele realiza também abrigos como resposta para aquelas manifestações climáticas que seu organismo não está preparado para controlar."
  • (p. 48) "Os elementos do clima, em especial a temperatura, a radiação, a umidade e o movimento do ar, atuam sobre a percepção térmica do homem."
  • (p. 49) "o homem é capaz de ganhar ou perder calor para o meio pelos processos de radiação, condução e convecção"
  • (p. 54) "O abrigo será visto a partir de uma série de exemplos da produção cultural do homem."
  • (p. 55) "[...] a escolha do sítio para a cidade de Brasília, que evidenciam preocupações bioclimáticas e servem para realçar aspectos da adaptação à topografia do lugar e intervenções de controle ambiental para facilitar o conforto térmico da população."
  • (p. 71) "Nestas regiões as variáveis do clima que devem ser controladas são a intensa radiação solar e a temperatura elevada associada à alta taxa de umidade do ar."
  • (p. 81) "Para a localização da nova capital de Brasília procurou-se superar os problemas das cidades sem planejamento, baseando a seleção do sítio em fatores econômicos e científicos, bem como nas condições de clima e beleza."
  • (p. 83) "Nas regiões de clima quente-seco, as variáveis climáticas que precisam ser controladas são: insolação elevada, diferenças acentuadas de temperatura entre o dia e a noite, umidade relativa do ar baixa, ventos carregados de pó e areia. No clima quente-úmido, as variáveis são: intensa radiação solar, altas taxas de umidade do ar associada a temperatura elevada e grandes índices de precipitação."
  • (p. 84) "a preocupação com a adaptação do espaço construído ao meio leva a rever certos princípios de ordenação espacial próprios das cidades antigas."
  • (p. 86) "Na arquitetura bioclimática é o próprio ambiente construído que atua como mecanismo de controle das variáveis do meio"

Análise crítica do texto lido

          O texto fala da questões climáticas e como compreender as características de cada da região, o clima, ajudando a melhorar um projeto confortável termicamente. As citações de autores são de grande ajuda, pois melhora a compreensão, devido cada um falar de uma forma a sua explicação para as questões climáticas.

          A linguagem usada é de fácil compreensão, o facilita no entendimento completo do texto, o uso de imagens também ajuda muito na compreensão dos assuntos tratados, mesmo sendo feitas a mão, são de fácil entendimento, e torna o texto mais dinâmico e menos cansativo na hora da leitura. Os quadros presentes são muito bem organizados e completos, explicando de forma mais resumida e clara alguns dos aspectos tratados durante o texto. No final de cada capítulo está presente a conclusão e o sumário do capítulo, ajudando na compreensão dos pontos principais do texto.

          Portanto, concluímos que o texto não necessariamente deve ser lido por uma pessoa que compreende uma linguagem mais complexa para ser bem entendido, por não ser de dificil compreensão, bem explicado e faz com que os assuntos tratados fluem naturalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com