TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido

Por:   •  1/9/2019  •  Resenha  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Durante os séculos XVIII e XIX, a Revolução Industrial ocasionou diversas mudanças nos aspectos sociais,socioespaciais e econômico, iniciando na Europa. Com o fim do sistema feudal e o crescimento das cidades como lugar de produção de mercadorias, muitas pessoas saíram do campo e foram em busca de trabalho nas fábricas.No entanto, muitos desses trabalhadores continuavam em um sistema de exploração nas cidades.

Assim, as cidades pós Revolução Industrial iniciam-se a partir de vilarejos entorno das fábricas e crescem devido a estrutura econômica e social do capitalismo, visto que a burguesia dominante necessitava elementos indústrias como, trabalhadores,vias,canais de comunicação e matéria prima próximas aos locais de produção. Assim, rapidamente ocorreu um aumento no número de habitantes nesses locais gerando uma verdadeira desordem urbana.

Esse aumento na demanda de habitações fez com que muito especuladores privados, visando sempre o lucro, construíssem moradias operárias em vielas,becos,travessas,e pátios.Devido a concorrência entre eles a qualidade dessas moradias eram feitas em péssimas condições de agrupamento,construção, ventilação e insalubridade.

Ademais, mesmo com as péssimas condições de trabalho dos operários o valor dos salários e a jornada de trabalho eram precárias. Na maioria das vezes as famílias optavam pela escolha de criarem mais filhos para ajudar economicamente nas despesas. Assim, vários membros da família tinham que dormir em um único cômodo da casa.

As condições dos bairros e subúrbios eram insuportáveis.Antes, os dejetos podiam ser eliminados com facilidade, mas com o adensamento dos bairros operários tornou-se quase impossível o escoamento dos detritos. Então no mesmo espaço onde havia circulação de operários,carros,animais e crianças, havia também imundices amontoadas.

Um exemplo dessas cidades precárias foi Manchester, com suas ruas estreitas e sinuosas, casas velhas e imundas, construções apertadas e desordenadas. As ruas não são pavimentadas e não possuem canais de escoamento Casas construídas sem preocupação com o entorno. Os pátios entre as casas com acesso direto da rua, sem qualquer ventilação tornaram-se escoamento de dejetos e depósitos de lixos.

Esses problemas urbanos ocasionaram centenas de mortes devido a epidemias de cólera, uma vez que a insalubridade e as águas vindo de rios e poços eram péssimas.

O capitalismo rompe a ideia da cidade como um conjunto orgânico e centralizado,passando a ser fragmentado em periferias e subúrbios, transformando-a em uma mercadoria sempre visando o lucro, na qual a burguesia determina as condições de produção e vida dos operários.

Grande parte dos operários também eram explorados indiretamente, uma vez que, não tinham nem mesmo a possibilidade de conquistar alimentação e vestuário decentes. Eram pagos somente aos sabados a tarde para que só pudessem ir a feira quando a burguesia já tivesse escolhido as melhores e mais baratas mercadorias, sobrando somente os restos. A classe trabalhadora vivia em plena miséria, sobrevivendo a cada dia com precários salários que mal dava para sua alimentação. Muitos acabavam indo morar nas ruas das cidades, roubavam e até mesmo assassinavam.

Dessa forma é importante observar como a estrutura econômica desenvolvida durante a Revolução Industrial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com