TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Expressionismo Arquitetônico

Por:   •  7/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 3

Cadeia de Cristal: O Expressionismo arquitetônico

europeu, 1910-25

Flávia Araujo - Layza Menezes

[pic 1]

"Para levar nossa cultura a um nível mais alto somos forçados, gostemos ou não, a mudar nossa arquitetura. E isso só será possível se livrarmos as dependências em que vivemos de seu caráter fechado. Isso, por sua vez, só será possível pela introdução de uma arquitetura de vidro que deixe entrar a luz do sol, da lua e das estrelas, não só por algumas janelas, mas pelo maior número possível de paredes, que devem ser inteiramente de vidro - vidro colorido. "

Paul Scheerbart Glasarchitektur, 1914

Esses ideais culminaram na criação de um movimento proto-expressionista na Alemanha, que fomentava uma contracultura em oposição à cultura estatal, iniciado com a fundação da Deutsche Werkbund.

Inicia-se uma cultura de valorização do vidro, traduzida na criação do Pavilhão de Vidro de Bruno Taut, em 1914.

O Pavilhão tratava-se de uma Stadtkrone, ou coroa da cidade, uma espécie de edifício sagrado, de grande importância para a população.

Feito em forma piramidal, a luz se filtrava através de sua cúpula facetada e das paredes de blocos de vidro, para iluminar uma câmara axial revestida com mosaico de vidro.

Taut, Pavilhão de Vidro, 1914

Arquitetura de vidro tira europeus da zona de conforto, criando uma nova cultura.

Criação do Conselho dos Trabalhadores da Arte, em 1918, que defendia a arte com participação popular; do povo para o povo.

Cria-se então um novo conceito arquitetônico em cooperativa, pregando a união das artes: pintores e escultores derrubariam as barreiras da arquitetura e transformariam-se em participantes da mesma construção.

CADEIA DE CRISTAL

Tratava-se de um grupo, liderado por Bruno Taut, que canalizava sua energia na troca de correspondências utópicas que exploravam alternativas para a arquitetura.

“Cada um de nós desenhará ou escreverá a breves intervalor de tempo, informalmente e à medida que seu espírito o leve a fazê-lo (...) as ideias que lhe agradariam compartilhar com o nosso círculo”

A cadeia de cristal, bem como o movimento expressionista como um todo, focava no desejo da forma, e não somente na função.

O grupo envolvia cerca de 14 pessoas, dentre as quais se destacam Bruno Taut, seu irmão Max Taut, Walter Gropius, Hans Poelzig e Mendelsohn.

CADEIA DE CRISTAL

A “Correspondência utópica”, como também era chamada a cadeia de cristal, servia para expor e desenvolver as diferentes atitudes representadas pelo círculo, enfatizando principalmente o papel criativo do inconsciente

Em 1919, Hans Poelzig concretizou a imagem de coroa da cidade, através da Grande Casa de Espetáculos, em Berlim

CADEIA DE CRISTAL [pic 2]

A Torre de Einstein traduz uma preocupação de Mendelsohn com a expressividade dos materiais e com a forma.

O arquiteto determinou a função específica do edifício a partir da função, modelou o bloco de alvenaria exatamente como um escultor,“a partir do gesto da figura, modela as massas plásticas da estatura”. O edifício é concebido como bloco unitário plasmado e escavado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com