TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Sobre O Livro “O Que É Cidade” De Raquel Rolnik

Por:   •  11/6/2023  •  Resenha  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento sobre o livro “O que é cidade” de Raquel Rolnik

Definindo a cidade

O espaço urbano deixou assim de se restringir a um conjunto denso e definido de edificações para significar, de maneira mais ampla, a predominância da cidade sobre o campo. Periferias, subúrbios, distritos industriais, estradas e vias recobrem e absorvem zonas agrícolas num movimento incessante de urbanização. (Página 12, parágrafo 1).

A cidade como um imã

A construção do local cerimonial corresponde a uma transformação na maneira de os homens ocuparem o espaço. [...] (Página 13, parágrafo 2).

O templo era o ímã que reunia o grupo. Sua edificação consolidava a forma de aliança celebrada no cerimonial periódico ali realizado. [...] (Página 14, parágrafo 1).

A cidade como escrita

A cidade, enquanto local permanente de moradia e trabalho, se implanta quando a produção gera um excedente, uma quantidade de produtos para além das necessidades de consumo imediato. (Página 16, parágrafo 1).

O excedente é, ao mesmo tempo, a possibilidade de existência da cidade – na medida em que seus moradores são consumidores e não produtores agrícolas [...] (Página 16, parágrafo 2).

“Civitas”: a cidade política

De todas as cidades é provavelmente a polis, cidade-Estado grega, a que mais claramente expressa a dimensão política do urbano. [...] (Página 22, parágrafo 1).

Da mesma forma se referiam os romanos à civitas, a cidade no sentido da participação dos cidadãos na vida pública. [...] (Página 22, parágrafo 2).

A cidade como mercado

[...] A cidade, ao aglomerar num espaço limitado uma numerosa população, cria o mercado. E assim se estabelece não apenas a divisão de trabalho entre campo e cidade, a que já nos referimos, mas também uma especialização do trabalho no interior da cidade. [...] (Página 26, parágrafo 1).

A CIDADE DO CAPITAL

“O ar da cidade liberta”

A transformação da vila medieval em cidade-capital de um Estado moderno vai operar uma reorganização radical na forma de organização das cidades. O primeiro elemento que entra em jogo é a questão da mercantilização do espaço, ou seja, a terra urbana, que era Comunalmente ocupada, passa a ser uma mercadoria – que se compra e vende como um lote de bois, um sapato, uma carroça ou um punhado de ouro. (Página 39, parágrafo 1).

Em segundo lugar, a organização da cidade passa a ser marcada pela divisão da sociedade em classes: de um lado os proprietários dos meios de produção, os ricos detentores do dinheiro e bens; de outro, os vendedores de sua força de trabalho, os livres e despossuídos. [...] (Página 39, parágrafo 2).

Separar e reinar:

A questão da segregação urbana

Nas grandes cidades hoje, é fácil identificar territórios diferenciados: ali é o bairro das mansões e palacetes, acolá o centro de negócios, adiante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com