TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Idoso na sociedade

Por:   •  23/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade São Francisco

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Trabalho de Conclusão de Curso

TÍTULO

Aluno: Anderson Braga dos Santos

Orientador: Roberto Montenegro

Itatiba

2018

O idoso na sociedade

         A sociedade sempre foi cercada por questões diretamente ligadas ao envelhecimento do ser humano, sendo o idoso objeto de estudos e reflexões.
   Nas sociedades antigas os idosos eram razão de veneração, a quem os mais jovens recorriam a procura de conselhos e eram respeitados em suas decisões devido a toda experiência adquirida ao longo da vida.
       Como fruto da revolução industrial, ocorreu um inversão nos valores, onde antes era prezada a sabedoria do homem, se passa agora  a qualificá-lo pela sua capacidade de produção, fazendo com que o idoso que na maioria dos casos possui alguma restrição seja ela de mobilidade ou por motivos de saúde acabe por ser ‘’ excluído’’ da sociedade.
   
   Sobre a sociedade atual, estudos revelam que a idéia de idoso está na maioria dos casos está vinculada à aspectos negativos, sendo visto como um  indivíduo decadente e dependente, uma vez que nós seres humanos quando envelhecemos necessitamos de cuidados maiores e na maioria dos casos existe uma dependência de terceiros até mesmo na execução de atividades simples e triviais.
      Para Silva ( 2003, p. 110). “A urbanização e a industrialização acentuaram as desigualdades que, associadas aos preconceitos e estigmas, vêm demonstrando que as experiências acumuladas durante a vida não estão sendo aceitas pelos mais jovens”

                    A Lei nº 10.741, de 1º  de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso, dispõe sobre papel da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária .
     
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2016) A população de idosos representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (8,6% da população brasileira). Sendo a maioria mulheres, 8,9 milhões (62,4%) dos idosos são responsáveis pelos domicílios e têm, em média, 69 anos de idade e 3,4 anos de estudo.  
O número da população acima de 69 anos deve quadruplicar até 2060; de 15 milhões em 2016, para 58,4 milhões

  • O envelhecimento 

A idéia de vida eterna é um sonho antigo de todas as civilizações, Mas viver muito não depende somente de nós. No Império Romano ou na antiga China, um indivíduo vivia em média 30 anos . Por volta de 1900 na Europa a média de longevidade era e 40 anos e atualmente no Japão se passa dos 80 anos.
      A velhice ,processo que todos nós passaremos é em maioria das vezes é vista como sinônimo de doença, limitação física e sofrimento. O aumento na expectativa e vida ocorrido no século 20 renovou esses conceitos com um número grande de homens e mulheres atingindo uma faixa de média de 80 ,90 anos em pleno vigor , exercendo atividades profissionais e sem apresentar problemas de saúde.
     Isso foi possível graças ao saneamento básico , a melhora nas condições de higiene, alimentos de boa qualidade e o avanço da medicina com as descobertas de vacinas e antibióticos.


    Compreendem-se por envelhecimento as mutações fisiologias que acontecem em organismos multicelulares com o decorrer do tempo , essas modificações acontecem nas células e moléculas e acabam por enfraquecer o funcionamento do organismo do indivíduo sendo levadas em consideração a genética, idade , estilo de vida e ambiente pelo qual a pessoa é rodeada.
    Vieira(2004) descreve o envelhecimento como um fenômeno inerente ao processo de vida, o qual é marcado por mudanças biopsicossociais específicas associadas a passagem do tempo.
       A OMS ( Organização mundial de saúde ) caracteriza uma pessoa idosa quando atinge  60 anos em países em desenvolvimento e 65 anos em países desenvolvidos,  admitindo  diferentes fases do envelhecimento.

-Idade madura:que se estende dos 60 anos aos 69 anos;
-  Idade Avançada: dos 70 anos 89 anos;
- Grande Idade: a partir dos 90 anos;

Definição dicionário de Português Michaels


VELHO VE.LHO ADJ (LAT VETULU)
1. Adiantado em anos; de idade avançada; que atingiu a ancianidade. 2. Que não é novo; que existe há
muito tempo; antigo ou que já tem muitos anos. 3. Avelhantado. 4. Que possui desde muito tempo certa
qualidade: ele é nosso amigo velho. 5. Que dura há muito tempo. 6. Que data de épocas remotas: um
velho costume. 7. Que exerce há muito tempo uma profissão. 8. Diz-se falando de um homem célebre
da antiguidade: o velho Sócrates. 9. Gasto pelo uso: um vestido velho. 10. Antigo. 11. Que está fora de uso;
antiquado, obsoleto: uma expressão velha. 12. Bom, forte, adestrado, perito.

Quadro 01- Fonte Dicionário de Português Michaelis

 O processo de envelhecimento pode se dar em diferentes condições no indivíduo, cada um deles possui características próprias que os diferenciam entre si:

  • O envelhecimento biológico: Aquele considerado natural, no qual a
  • O envelhecimento psicológico: Aquele que está em total relação com questões sociais e ao contexto sócio ambiental
  • O envelhecimento social: Aquele no qual o idoso não e se sente confortável e adaptado com os padrões que são estabelecidos pela sociedade , como a perda do papel de profissional com  a chegada da aposentadoria.

  • Acessibilidade do idoso

  As varias mudanças que ocorrem ao longo do processo de envelhecer , seja elas mudanças psicológicas , biológicas ou sociais, refletem-se nas necessidades espaciais dos espaços freqüentados pelos idosos.

    Necessidades essas que podem ser amparadas com ambientes acessíveis e adaptados , levando em consideração as limitações e capacidades  específicas dos idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (513.9 Kb)   docx (962.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com