TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL JUSTIFICATIVO

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 7

                                              [pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

COORDENAÇÃO: ELIZA FIORAVANTE PELLOSO

ARQUITETURA E URBANISMO

MEMORIAL JUSTIFICATIVO

ACADÊMICAS: CAMILA MARIA RIMAR WEBER, CLAUDIANE FREITAS, DANIELY DA SILVA GIACOMETTI, KAREN CAMILA BEDENDO FIN.

PROFESSOR: GABRIELA MARTELLI

1.0 LOCALIZAÇÃO

O terreno escolhido está locado na chácara 545 ocupando cerca de 60% da mesma, está por sua vez se encontra na cidade de Sinop-MT na Zona Especial de Interesse Social do Setor 3-A, denominada de ZEIS setor 3 – A, em conformidade com a lei complementar nº 150/2017 que estabelece esta área como apta para implantação de programas sociais.

[pic 2]

O terreno escolhido visa atender as Habitações de Interesse Social, para que este satisfaça as necessidades dos habitantes e da população da região é fundamental a elaboração de um projeto que possa gerar bem-estar, explorando o potencial do bairro e planejando áreas de convivência seguras e confortáveis com tratamento paisagístico, áreas verdes, cinturão verde, praça com espaços abertos sombreado, aparelhos de ginastica, iluminação adequada, espaços de recreação para o incentivo a pratica de esportes e lazer, vias de acesso de entrada e saída do bairro racionalizadas de forma a prever os fluxos de veículos, circulação de pedestres e a disponibilidade de áreas de estacionamento, visando o melhor fluxo do bairro a ser planejado e dos vizinhos.

Os bairros confrontantes do terreno escolhido são formados por áreas mistas, residenciais, institucionais, comerciais, industriais e terrenos baldios. Por não ser um local tão próximo ao centro, predominado por residências, é considerada uma região tranquila.

2.0 PROGRAMA DE NECESSIDADES

AREA COMUM

Com o passar dos anos é notável a relevância que os espaços destinados para recreação e lazer trazem aos usuários, pensando neste fator concebemos um projeto visando benefícios aos futuros moradores, expostos através da edificação de uma praça que comporta quadra poliesportiva, quadra de vôlei de areia, playground, espelho d’água, aparelhos de ginastica e uma fonte e vários bancos.

Tais espaços além de proporcionar socialização entre os moradores, são usados para a realização de atividades físicas, que promovem inúmeros benefícios, como redução dos riscos de doenças, melhora na formação do corpo, diminuição do estresse e do nível de ansiedade, melhora da coordenação motora, proteção dos ossos e das articulações, e manutenção de uma vida saudável, também auxilia na área psicológica, cognitiva, biológica e social.

SUSTENTABILIDADE

CINTURAO VERDE

Os cinturões verdes são faixas de área verde de grande importância para a manutenção da qualidade de vida dos habitantes dos centros urbanos. Elas trazem melhorias na qualidade do ar das cidades, possibilidades de criação de áreas de lazer, no projeto exposta como área para pratica de ciclismo e caminhada.

 Estas áreas verdes colaboram também com a manutenção do microclima da região, não deixando que as temperaturas se elevem muito.

JARDIM VERTICAL

 

Além da beleza visual e de proporcionar um contato mais próximo com a natureza, as paredes verdes oferecem benefícios importantes, como o aumento da umidade do ar, a redução da temperatura ambiente, a reciclagem dos gases tóxicos e a diminuição da poluição sonora.

Uma boa maneira de contornar essa escassez de espaços é fazer uso dos jardins verticais, que é uma intervenção paisagística em que paredes externas ou internas são cobertas por vegetação. O uso de blocos cerâmicos específicos ou a combinação de vasos meia-lua presos a telas metálicas são as formas de execução mais comuns.

O tamanho das paredes verdes varia, mas é importante que sejam proporcionais ao local em que estão inseridas

IRRIGAÇÃO

As paredes que formam um jardim vertical têm menos à disposição, por isso um sistema de irrigação para jardim vertical bem planejado faz diferença. Essas plantas precisam ser regadas com mais regularidade, porque normalmente não recebem as alterações do clima da mesma forma e a absorção de umidade é desigual.

O trabalho de molhar a parede manualmente é enorme. Por isso, um sistema de irrigação para jardim vertical pode ser a solução para manter a vida do plantio. O mais eficiente é utilizar a técnica por gotejamento, com tubos gotejadores dispostos de forma horizontal entre as plantas. Esse formato funciona bem quando o jardim possui peças de montagem abertas. Assim, os lados formam uma grande calha. Nesse ponto, para a construção de um sistema de irrigação para jardim vertical é importante dar atenção à drenagem, retirando a água em excesso A Irrigação para paredes verdes ou paredes vivas tem quer ser obrigatoriamente irrigação de baixo volume.

[pic 3]

Figura 01 – Prédio revestido com parede verde

O modelo escolhido para irrigação foi o Gotejador unitário ou botão. Estes produtos são comercializados separadamente ou vendidos já inseridos nas tubulações. É o modelo de gotejador mais indicado para irrigação de vasos e/ou plantas isoladas (arbustos e árvores), dentro de um projeto de paisagismo.  São comercializados em vários modelos e fabricantes e possuem vazão específica de trabalho.

            Estes emissores quando vendidos separadamente são inseridos diretamente na tubulação de polietileno que conduz a água ou levado até os locais de rega através de micro tubos. Este é a melhor solução existente para irrigação de paredes verticais com vasos individuais.

[pic 4]

Figura 02 – Parede verde em instalação com sistema de Irrigação

PAVER DRENANTE

O piso permeável é uma alternativa para atender às legislações municipais, que, atentas à questão da impermeabilização urbana, estão cada vez mais exigentes em relação à área permeável dos empreendimentos e das calçadas. A popularidade do tema tem trazido muita confusão em relação aos diferentes tipos de pavimentos permeáveis disponíveis no mercado.

O piso intertravado, conhecido popularmente como “paver” é o mais popular dos pavimentos permeáveis, tendo em vista seu baixo custo. Este tipo de piso é considerado permeável porque permite que a água escoe pelos espaços deixados entre as peças, feitas de concreto comum, maciço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com