TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Justificativo

Por:   •  10/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Dayelle Elias Amaral

MEMORIAL JUSTIFICATIVO

Palmas, 23 de setembro de 2018.

SÚMARIO

1.        MEMORIAL JUSTIFICATIVO        3

1.1        PROPOSTA        3

1.2        OBJETIVO DO EMPREENDIMENTO        3

1.3        LOCALIZAÇÃO/ZONEAMENTO        3

1.4        JUSTIFICATIVA        3

1.5        PARTIDO ARQUITETÔNICO        3

2.MEMORIAL DESCRITIVO        4

2.1IMPLANTAÇÃO/ TOPOGRAFIA/ PARAMETROS URBANÍSTICOS        4

2.2        CONFORTO AMBIENTAL        4

2.3        PARAMETROS DA DEFINIÇÃO DO PROGRAMA DE NECESSIDADES        4

2.4        FUNCIONOGRAMA        5

2.5        SETORIZAÇÃO        5

2.6        ACESSOS E CIRCULAÇÕES        6

2.7        ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS        6

3. ESPECIFICAÇÕES        6

3.1 REVESTIMENTO DE PISO        6

3.2 REVESTIMENTO DO FORRO        6

3.3 REVESTIMENTO DE PAREDE        6

3.4 ESQUADRIAS/ SOLEIRAS/ PEITORIS        6

4. REFERÊNCIAS BIBLIÓGRAFICAS        7

  1. MEMORIAL JUSTIFICATIVO
  1. PROPOSTA

O presente projeto se refere a construção de uma residência de alto padrão localizada em Palmas – Tocantins, na Quadra 606 sul QI 13 Alameda Athos Bulcão Lote 14 e contém as diretrizes do projeto de arquitetura, bem como as especificações e procedimentos de execução.

  1. OBJETIVO DO EMPREENDIMENTO

O objetivo do projeto é alcançar o conforto e lazer desejado pela família, composta por um casal, dois filhos e dois cachorros. Os mesmos são adeptos de diversão entre família e amigos, necessitando de uma casa ampla e espaçosa, com quarto de visita e cozinha ampla com espaço gourmet, um canil para manter os cachorros; receber crianças visando a necessidade de uma brinquedoteca e piscina, além de serem professores universitários, necessitando de um escritório.

  1. LOCALIZAÇÃO/ZONEAMENTO

A edificação sera implanta em uma zona urbana residencial, com acesso único através da alameda Athos Bulcão. O terreno tem excelente localização, situado próximo ao principal polo gastrônomico da cidade, parques verdes e amplos supermecados. Possui fácil acesso, infraestrutura de água, esgoto, rede elétrica e coleta de lixo.

  1. JUSTIFICATIVA

O empreendimento objetiva promover um projeto exclusivo e sob medida para uma família de 4 pessoas. O terreno é amplo e plano, influenciou a planta que possui somente um pavimento, térreo. A sala de jantar funciona como o ambiente central que liga ao ambiente intímo e de lazer. A cozinha é integrada com o espaço gourmet, propiciando receber familiares e amigos. Sua arquitetura valoriza grandes espaços de convivência e a incidência solar, para minimização dos gastos com energia elétrica.

  1. PARTIDO ARQUITETÔNICO

O projeto apresenta uma planta setorizada de tal forma que cada ambiente esta na sua devida area, nao havendo conflito entre elas. A piscina bem como a cozinha fica na região sul, no fundo da casa aproveitando o nascer do sol. Os quartos, na região leste aproveitando o sol da manha e da tarde. O escritório e brinquedoteca, bem como sala de TV, do lado oeste com pouca incidência direta de raios solares, minimizando o calor. Já a sala de estar e garagem para região norte, de fácil acesso a garagem e a entrada da casa.  

A modulação é de pilares de 30 cm de largura por 15 cm de espessura, as vigas de 30 cm de comprimento e a laje com 11 cm de expessura. Devendo a laje do banheiro ser reforçada e impermeabilzada devido a sobrecarga efetuada pela caixa de passagem e área técnica. A iluminação e ventilação natural serão aproveitadas atráves do vão de abertura serem maiores que os valores mínimos normatizados pela NBR 6492.

Optou-se pela cobertura convencial, com madeiramento e telhado aparente de telha francessa com inclinação de 30% em várias águas e com 4 diferentes níveis para agregar arquitetônicamente no ímovel de alto padrão. Deve-se optar pelo uso de estrutura metálica na cozinha e ambiente gourmet, devido a extensidade do vão central. Futuramente, poderar acrescentar um deck na piscina bem como um pergolado com telhas translúcidas na área da piscina.

2.MEMORIAL DESCRITIVO

2.1IMPLANTAÇÃO/ TOPOGRAFIA/ PARAMETROS URBANÍSTICOS

O terreno possui uma área de 600m², com topografia plana. Como possui acesso único, pela Alameda Athos Bulcão, a edificação foi projetada de acordo com a legislação, considerando a norma referente aos valores mínimos de recuos e uso dos mesmos. O recuo frontal possui 5 m, o fundo 2,50m e as laterais 1,50, esta última, possui dois ambientes que aproveitam o muro lateral, sendo permitido pela norma.

  1. CONFORTO AMBIENTAL

A orientação da residência foi disposta estrategicamente para possibilitar a boa entrada de ar e incidência solar, através das janelas e portas de correr que proporcionam conforto para a maior permanência de pessoas no ambiente. Uma árvore sera plantada no terreno, proximo a sala de estar, para melhorar a incidência térmica direta gerado pela posição do sol na parte da tarde e aumentar o conforto térmico. O beiral de 1m nas fachadas protege melhor o revestimento externo causado por mudanças climáticas. Foi projetado também painel solares para aquecimento da piscina e dos chuveiros.

  1. PARAMETROS DA DEFINIÇÃO DO PROGRAMA DE NECESSIDADES

Foi realizado visitas ao terreno, em diferentes horários do dia para analisar a iluminação e ventilação, pesquisas bibliográficas, projetos de arquitetura, legislação estaduais e NBR 6492 de representação de projetos de arquitetura.

  1. FUNCIONOGRAMA[pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14][pic 15][pic 16]

[pic 17][pic 18]

[pic 19][pic 20]

[pic 21][pic 22][pic 23][pic 24]

[pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29]

[pic 30][pic 31]

[pic 32][pic 33]

[pic 34][pic 35][pic 36]

[pic 37][pic 38]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (189.3 Kb)   docx (68.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com