TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Justificativo

Por:   •  6/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

A proposta busca utilizar o máximo potencial construtivo do terreno. Atendendo as características e parâmetros da legislação local. Tento em vista a racionalidade construtiva e a economia de recursos que o tema exige, o projeto adotou como sistema construtivo principal a alvenaria estrutural em bloco de concretos e tijolo ecológico.

O projeto valoriza e potencializa a convivência entre usuários e a sua relação com o entrono imediato como forma de reforçar a identidade do condomínio e sua apropriação pelos moradores. As famílias que serão os novos ocupantes vivem hoje em comunidades, onde se ajudam e estreitam laços de amizade, assim cogitou-se essencial disponibilizar espaços para que estas relações continuem se estabelecendo. seguido que esses espaços de convívio não são um desperdício, mas sim uma oportunidade possibilitando inúmeros usos e atividades coletivas.

A interação entre os moradores foi prioridade desde o principio do projeto, e é perceptível em alguns aspectos, foram criadas ruas de via dupla dentro do terreno com entradas principais nas extremidades para entrada e saída de veículos e pedestres, estacionamento coletivo nas extremidades do terreno para melhor aproveitamento do espaço e interação social entre os morados ao deslocar-se do estacionamento ate suas moradias, todas as casas foram projetadas com suas entradas principais viradas para a avenida dentro condomínio, visando a interação entre os moradores ao entrares e saírem de suas moradias.

Na organização dos edifícios foi utilizado apenas uma escada de acesso aos apartamentos, para existir uma boa utilização da área de construção. Possibilitando um espaço amplo para as áreas de lazer e uma área permeável maior. Foi desenvolvido 2 tipologias para o edifício: um apartamento de um quarto com 45m², e um apartamento de dois quartos com 50m².

O terraço possui uma horta comunitária coletiva, visando trazer aos moradores interação social, além de ampliar o espaço útil do edifício.

O bloco comercial e as casas t6de 40m² foram posicionados nas extremidades do terreno visando trazer privacidade para o interior do condomínio, já que o mesmo não possui muramento.

A construção comercial contém farmácia, lanchonete e um bazar, todas com copa e banheiros (PcD) para melhor atender seus clientes. Foram postos na rua Piracicaba tendo em vista o alcance de vendas além dos moradores do condomínio.

²O condomínio conta com 24 casas, foi desenvolvido duas tipologias paras as mesmas: sendo seis com dois quartos com 50m² e mais seis com três quartos com 60m².  5% das casas são   adaptadas para pessoas com deficiência (PcD).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com