TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Novo Urbanismo

Por:   •  23/11/2020  •  Artigo  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Novo Urbanismo

Autores: Aline Ferreira, Bruna Duarte, Chairen Motta, Deyvison Souza e Leonam Rodrigues.

    A ideia de se ter uma cidade voltada para as pessoas, moldada sob a ótica de um urbanismo mais humano não é novidade, essas ideias já foram propostas anteriormente e cidades modernista vem sendo criticadas desde 1950 por este motivo. Entretanto com a aceleração do processo de urbanização capitalista, a prioridade mudou e a relação de forma e vida se transformou em uma relação de forma e produto, ou seja, as cidades foram sendo moldadas a partir das necessidades de mercado.

    A urbanização dispersa e desenfreada desconsiderou as pessoas e priorizou automóveis, tornando solitária e fóbica a experiencia de se viver em uma cidade onde pouco se importa com a vida que nela habita, a lógica das cidades tornou-se tecnocrata e a qualidade de vida se perdeu nesse processo.

    A partir do pós modernismo foi sendo gerada uma consciência cada vez maior de que as pessoas precisam de uma vida mais ativa e saudável nas cidades. Tendo em vista que a forma de se construir e planejar a cidade está completamente ligada ao estilo de vida da população, influenciando em seus hábitos cotidianos, saúde física e psicológica e determinando suas relações pessoais, percebe-se que são necessárias mudanças nos projetos urbanos, já que os antigos planejamentos estavam abaixando a qualidades de vida dos indivíduos.

    Jane Jacobs reforça como mudanças simples e baratas, por exemplo o acréscimo de ciclovia e bicicletários impactam positivamente o dia a dia de uma comunidade. O Planejamento adequado, o apoio para a criação de locais que incentivem atividades físicas, o plantio de árvores, o controle do tráfego, comércios nos locais e horários certos também são exemplos de atitudes básicas para serem realizadas em uma comunidade saudável.

    Outro meio de locomoção positivamente impactante e o mais saudável, é a caminhada. Porém, o uso dela torna-se difícil ou em algumas cidades até impossível por conta de sua dinâmica que prioriza a utilização de automóveis como principal meio de transporte. Isso acaba por restringir muitas possibilidades positivas no dia a dia das pessoas já que sua saúde e bem estar tornam-se comprometidas, o que impede uma vida com qualidade, e afasta as pessoas, comprometendo negativamente nas relações sociais de uma comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com