TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Paper Paisagismo

Por:   •  19/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.811 Palavras (16 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 16

 

 

         

 

PROJETO DE PAISAGISMO

  Projeto jardim inclusivo: Um jardim acessível sem estresse  

 

Claudia Maria Oliveira Machado¹  

Daniela de Magalhães Drummond ¹ 

Fernanda Cristina Duarte1

 Isabelly Maria Barros Alves1

Kelvin Armando da Silva ¹

Louise Lima Lantiê Brito²

  1. RESUMO

    O presente trabalho tem como objetivo a apresentação de um projeto de paisagismo residencial interno, com a finalidade de harmonizar o ambiente, transformando um simples espaço não aproveitado em uma obra de arte aos olhos do expectador, proporcionando funcionalidade e valorização ao imóvel, tanto no quesito estético como também financeiro, um ambiente harmônico e socialmente agradável aos moradores e visitantes, gerando bem estar e qualidade de vida ao contato direto com a natureza.

  1. INTRODUÇÃO

    O fator fundamental na hora de projetar um jardim residencial além, dos estudos necessários da família tem as questões técnicas. Considerando que essa família os moradores já se aposentaram, vimos que as necessidades e prioridades na hora de projetar o jardim devem ser pensadas.  Estudos mostram que cuidar de plantas pode ser um agente de bem-estar no envelhecimento, por promover estímulos físicos e mentais, além de poder ser um protetor cognitivo. Ele pode reduzir a sensação de perda de emprego devido a aposentadoria, desenvolve a criatividade, os estímulos sensoriais, pratica as habilidades motoras.

"o principal objetivo de um jardim é proporcionar felicidade e descanso para a mente, que geralmente se distrai mais contemplando um modesto canteiro do que qualquer um destes jardins monumentais, onde as flores perdem sua identidade e, com ela, sua ascendência sobre os sentimentos do homem". Gertrude Jekyll (1843-1932)

 

    Segundo Gertrude Jekyll (1843-1932), o paisagismo tem grandes benefícios que corrobora na qualidade de vida do ser humano, principalmente no bem estar emocional e mental. Levando o indivíduo a se conscientizar que é dependente da natureza. E esclarecendo que o paisagismo não se refere somente há um simples jardim, mas, a um ambiente que proporciona um nível de vida mais protegida e duradoura.

    E para ter um jardim que não apresente riscos e que seja o mais adequado ao envelhecimento, é necessário considerar as limitações de cada um e tentar trazer soluções individualizadas, para uma visão geral e deixar tudo mais fácil e seguro. Considerando esses fatores, buscou-se através do referencial teórico, diretrizes para elaboração de um projeto paisagístico de um jardim sensorial para uma residência unifamiliar, visando a inclusão social e evidenciando a importância de proporcionar um espaço seguro e recreativo para pessoas idosas.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

     Desde o início dos tempos, a humanidade vem tentando estabelecer uma relação com o reino vegetal, tanto no que se refere ao atendimento de suas necessidades básicas por meio da alimentação, agricultura como também suas necessidades estéticas de apreciar a natureza e suas belezas como os jardins persas famosos por suas abundancias de cores e aromas ou os jardins suspensos da babilônia  considerado uma das sete maravilhas, que tinha por característica marcante os terraços apoiados nos muros com um sistema hidráulico avançado e complexo para a época. O Paisagismo é a arte de recriar a beleza da natureza, proporcionando paisagens bonitas e melhorando a qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade. Nos últimos anos, iniciou-se uma reconciliação, felizmente, entre homem e a natureza.  Uma das opções   utilizadas é a recomposição paisagística, principalmente pela implantação de áreas verdes, como gramados e jardins, na pretensão de melhorar a qualidade de vida, deixando agradável o ambiente onde vivem (GATTO et al., 2002).

    Um ambiente natural onde o vento, os sons da natureza e o cheiro das plantas estejam presentes é muitas vezes algo que falta para acalmar e satisfazer pessoas maduras. A atividade ainda gera responsabilidade, o que proporciona autonomia e independência, afirmando, assim, a valorização do idoso como indivíduo útil e necessário à sociedade. Colocar a mão na terra, manusear e podar as plantas proporciona aprendizado e desenvolvimento de técnicas, auxiliando no processo de concentração e memória, além de melhorar a coordenação motora. Cuidar de um jardim exige organização e preparação, e como tal serve de exercício ao cérebro. Quando fazemos algo que gostamos, costumamos nós sentir bem logo em seguida. Pode ser aquela sensação de dever cumprido ou, talvez, simplesmente percebamos que estamos aproveitando melhor a vida. 

   “O equilíbrio ecológico nas grandes cidades é cada vez mais dependente do paisagismo, com suas soluções de implantação e manutenção de áreas verdes. Para que o paisagismo, em sua função realmente favoreça o meio ambiente é necessário aplica-lo com a devida seriedade, não limitando os projetos apenas a faceta decorativa Marx (1987) ressaltou que fazer um jardim é “realizar” microclimas, harmonizá-los, mantendo sempre viva a concepção que as plantas se colocam lado a lado numa relação de quase necessidade. São notórias as vantagens de cultivar plantas em lares e no ambiente urbano, visto que são responsáveis pela manutenção do conforto térmico, facilitam a infiltração da água da chuva no solo e favorecem o aumento da umidade e qualidade do ar, sendo um atrativo para a fauna, além de seus efeitos psicológicos.

  1. MATERIAIS E METODOS

   

    O presente artigo foi realizado no quarto semestre do curso de designer de interiores, que constituiu em desenvolver um jardim residencial para um casal de idosos cujo gostariam de fazer a mão de obra por conta própria para aproveitar a companhia um do outro e se distrair dos afazeres do dia a dia. Após realizar o estudo preliminar conhecendo mais dos clientes e estudando a área a ser utilizada foi desenvolvido um croqui da área.

    A área a ser utilizada do jardim possui 5,0m (metros de comprimento) por 2,5m (metros de largura) com incidência solar plena na parte da manhã e à tarde até as 17 horas, para poder visualizar melhor esta área optamos por fazer um croqui em desenho pois a nossa cliente e uma futura designer de interiores e tinha o projeto todo em mente. Segue abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com