TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa de Necessidades

Por:   •  25/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

Na cidade-ciborgue, o que está em jogo são modificações espaço-temporais profundas que alteram, remodelam e inovam a dinâmica social. Justifique.

Como defendido por Calvino, conforme novas tecnologias de comunicação e informação emergem e se aprimoram, as sociedades também têm a sua dinâmica modificada nos mais diversos eixos, ressignificando especialmente o espaço e o tempo como fruto das novas infraestruturas digitais. Contudo, é preciso ressalvar que o espaço virtual é complementar ao espaço físico, ambos agregando funcionalidades um ao outro.

Porém, para entender como a dinâmica social é alterada na cidade-ciborgue, é preciso compreender inicialmente a sua complexidade, que envolve não só as redes de telecomunicação, mas também redes sociais, infraestruturas físicas, sistemas financeiros e, até mesmo, redes imaginárias. Dessa forma, é notável a influência que os sistemas híbridos que compõem a cidade-ciborgue possuem na cultura dessa sociedade.

Em que pese esses processos já operem há muito tempo, é na cidade-ciborgue em que eles atingem seu ápice. Afinal de contas, as novas tecnologias digitais operam de maneira exponencial ressignificando os sistemas sociais, já que “As tecnologias do ciberespaço alteraram drasticamente o significado de distância e de tempo instaurando uma nova forma de comunicação mundial” (CALVINO, p. 8).

A cidade-ciborgue vivencia cada vez mais interações sociais, tais como aulas virtuais, medicina assistida, pagamentos instantâneos, realidade aumentada, dentre outros. Por conseguinte, o tempo e o espaço são ressignificados: é possível encontrar pessoas sem estar no mesmo ambiente (ou país); pode-se assinar documentos remotamente; permite-se o trabalho remoto; etc. Dessa forma, o vetor do espaço é alterado, pois o espaço físico deixa de fundamental, já que as redes telemáticas permitem a conexão social a qualquer distância e a qualquer tempo. Afinal, o tempo passa a ser instantâneo, cujo excelente exemplo é uma live. Portanto, o espaço cibernético e o tempo real se ligam intrinsecamente ao espaço físico e ao tempo cronológico da cidade-ciborgue.

Conclui-se, pois, que o espaço-tempo é um pilar central da cidade-ciborgue, sendo transformado continuamente pelas novas tecnologias que permeiam o ciberespaço. Assim, moldam-se não apenas as redes de informação, mas também a própria sociedade, sua cultura, sua economia, suas relações políticas, midiáticas e de trabalho, assim como o papel do cidadão-ciborgue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com