TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ramo de construção civil atualmente

Por:   •  11/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2][pic 3]


O ramo de construção civil atualmente é concorrido pela força e competitividade de diversas empresas que atuam nesse setor. Ainda falando sobre construção, é necessário destacarmos umas etapas antes da mesma, como por exemplo a topografia, e o tão esperado levantamento topográfico, que dá a visão de avaliação do terreno em seu plano para benéfico e custo, localização - O levantamento topográfico não serve somente para se ter à certeza da metragem de uma determinada área, é muito mais do que isso, em mãos do levantamento plani-altimétrico, o construtor terá como avaliar não somente o preço, como também se o seu investimento lhe trará retorno financeiro e também constatar o que sobrará de área para construir levando em conhecimento as Leis do regem o plano diretor de seu município.

Um levantamento topográfico bem apurado deverá considerar todos os elementos existentes no local, tais como: meio fios, arruamentos internos, alinhamentos de muros e cercas, marcos demarcatórios, árvores, caixas de drenagem, postes, ralos, edificações existentes, edificações confrontantes, indicação do sentido do trânsito, existência de rios ou córregos próximos ao terreno, pontos cotados, curvas de nível, taludes, rochas, etc. Portanto nós profissionais da Eng+ julgamos que o levantamento topográfico do terreno é imprescindível antes de investir cegamente num negócio imobiliário. Na fase de execução da obra, a topografia serve de instrumento técnico para evitar erros, podemos citar os seguintes serviços: Demarcação dos limites do terreno, locação de nivelamento dos furos de sondagem, demarcação do esquadro da obra, locação de estacas, locação de pilares, nivelamento do terreno, acompanhamento das prumadas dos pilares, nivelamento dos pisos e lajes, marcações das áreas de lazer e jardim, etc.
O projetista precisa saber antes de iniciar o planejamento de uma construção são as dimensões e condições do terreno onde ela será alocada. Informações sobre a variação de cotas, presença e localização de elementos estranhos à obra - árvores, lagos, antigas pavimentações etc. - ajudam a determinar o local onde a construção será feita e a prever serviços como terraplanagem, transplantes de árvores, entre outros.
Quem fornece esses dados é o topógrafo, profissional responsável por fazer o levantamento dos elementos existentes no terreno e confeccionar uma planta com a posição exata de cada um deles, assim como a variação de cotas no local.
Essa primeira planta (chamada de planta topográfica) é fornecida ao projetista que poderá, então, situar a obra no terreno. Esse desenho é devolvido ao topógrafo para que ele marque no terreno os pontos de referência para os profissionais no momento de execução de cada serviço, indicando onde devem ser feitas obras de terraplanagem, fundações, paredes, etc. Além de ser fundamental no momento de planejamento e projeto da construção, o topógrafo também atua na execução e no acompanhamento da obra, verificando se a execução está bem alinhada e posicionada, por exemplo. Ele ainda pode trabalhar no monitoramento da obra, identificando se houve deslocamentos de estruturas.

Alguns Aspectos da Topografia

Tomada de decisão:

 Onde se relacionam os métodos de levantamento, equipamentos, posições ou pontos a serem levantados, etc.

2) Trabalho de campo ou aquisição de dados: efetuam-se as medições e gravação de dados.

3) Cálculos ou processamento: elaboram-se os cálculos baseados nas medidas obtidas para a determinação de coordenadas, volumes, etc.
4) Mapeamento ou representação: produz-se o mapa ou carta a partir dos dados medidos e calculados.

5) Locação.

A Topografia consiste no conhecimento dos instrumentos e método que se destinam a efetua a representação do terreno sobre uma superfície plana denominada de plano topográfico. 

MATERIAIS UTILIZADOS EM CAMPO PARA SE FAZER AS MEDIÇÕES TOPOGRÁFICAS


TEODOLITO:

instrumento destinado a medir ângulos horizontais e verticais. Podem ser mecânicos ou eletrônicos (digitais).


FIO DE PRUMO:

Instrumento para detectar a vertical do lugar e elevar o ponto. Pode se adapta num prisma ortogonal ou num tripé.









TRENA:

Instrumento utilizado para medição direta de distância. Podem ser de vidro, aço ou invar. As trenas de fibra de vidro não são recomendadas pelo fato das fibras de vidro quebrar e não ser visível.


NIVEL:

Instrumento destinado a gerar um plano horizontal de referência para calcular os desníveis entre pontos. Podem ser automático ou digital.

MIRA:

 Instrumento para medir a distância vertical de um ponto até o plano horizontal do nível. Para os níveis digitais, a mira deve ser com código de barras. 







NIVEL DE CANTONEIRA: 

Instrumento utilizado para detectar a vertical de outro instrumento. Pode se adaptar numa baliza ou numa mira.


BASTÃO:

Instrumento que serve para elevar o ponto topográfico com objetivo de torna-lo visível possui encaixe ou rosca para adaptação de antena GPS ou prisma. 

PRISMA:

Instrumento destinado a reflexão do sinal emitido por um distanciômetro ou uma estação total. 



ESTAÇÃO TOTAL OU TANQUEÔMETRO ELETRÔNICO:

A evolução dos instrumentos de medida de ângulos e distancia trouxe como consequência o surgimento destes digitais com distanciômetro, que nada mais é do que teodolitos digitais com distanciômetros eletrônicos incorporados e montados num só bloco. Isto traz muita vantagem para a automação de dados. Podendo inclusive armazenar os dados coletados e executar alguns cálculos mesmo em campo.


GPS:

Instrumento para medição de coordenadas geodésicas via satélite.


TRIPÉ, BIPÉ E MONOPÉ:

 Tripé (utilizado para a sustentação de outros instrumentos como teodolitos, estações totais, níveis, bastão, baliza etc), bipé(suporte para apoio da baliza ou do bastão) e monope (suporte para apoio da bússola).

BALIZA:

Instrumento que serve para elevar o ponto topográfico com o objeto de torna-lo visível. 



BUSSULA: instrumento que se utiliza para a determinação do norte magnético, direção e ângulos horizontais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (476 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com