TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social No Processo De Reprodução Das Relações Sociais

Por:   •  25/3/2024  •  Artigo  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

CAPITULO I

O SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS.

IAMAMOTO E CARVALHO

Serviço Social como          Um tipo de especialização do trabalho coletivo na divisão do trabalho peculiar a sociedade industrial.[pic 1]

        Reprodução das relações sociais como sendo não só um processo de reprodução da força viva de trabalho e dos meios objetivos de produção, mas envolve também a reprodução da produção espiritual que abrange as formas de consciência social: jurídicas, religiosas, artísticas ou filosóficas através das quais se toma consciência das mudanças ocorridas nas condições materiais de produção.

Reprodução das relações sociais – Reprodução da totalidade do processo social, reprodução de determinado modo de vida, modo de viver e trabalhar de forma socialmente determinada dos indivíduos em sociedade.

Reprodução das relações sociais – atinge a totalidade da vida

  1. Expressa-se no trabalho
  2. Família
  3. Lazer
  4.  Escola
  5. PROFISSÃO

Devemos, pois, considerar a profissão sob dois ângulos:

  1. REALIDADE VIVIDA E REPRESENTADA:

NA e PELA consciência de seus agentes profissionais expressa pelo discurso teórico-ideológico sobre o exercício profissional:[pic 2][pic 3]

ATUAÇÃO PROFISSIONAL COMO atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que conferem direção social à prática profissional, o que condiciona e mesmo ultrapassa a vontade e/ou consciência dos seus agentes individuais.

A unidade entre essas duas “dimensões”( Realidade vivida e representada) é contraditória.

 Movimento de reprodução do capital – recria o móvel básico da continuidade da organização da sociedade (que permite a criação e apropriação do trabalho excedente, sob forma de mais valia) e também recria os antagonismos dos interesses objetivos inerentes as relações sociais, através das quais se efetiva a produção.

As classes sociais fundamentais so existem pela mutua mediação entre elas, portanto a atuação do as social é polarizada pelos interesses de classes sendo cooptada por aquela que tem uma posição dominante.

O ASSISTENTE SOCIAL responde tanto a demandas do capital quanto a do trabalho e só pode fortalecer a um ou outro pela MEDIAÇÃO DO SEU OPOSTO.

Participa tanto dos mecanismos de:

  • Exploração
  • Dominação  

[pic 4]

Como e ao mesmo tempo, e pela mesma atividade, dá resposta às necessidades de sobrevivência da classe trabalhadora e da reprodução dos antagonismos nesses interesses sociais, reforçando contradições que constituem o móvel básico da história.

Não se nega a SINGULARIDADE dos indivíduos numa visão DETERMINISTA da história, mas essa individualidade e tida como expressão e manifestação de seu ser social, de sua vida em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (194 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com