TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Urbanismo

Por:   •  20/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

URBANISMO l

Introdução

O espaço urbano não se constitui simplesmente pela tradicional combinação de áreas edificadas e áreas livres, interligadas através dos sistemas viários .Outros sistemas são desenvolvidos para melhorar o seu desempenho, entre eles os sistemas de infraestrutura e mobiliário urbano. Entre os sistemas expostos acima, pode-se definir que a infraestrutura urbana constitui o conjunto de sistemas técnicos de equipamentos e serviços necessários ao desenvolvimento das funções urbanas, como os subsistemas viários, de água, de drenagem pluvial, de abastecimento de água, de esgotos sanitários, de energia e comunicações. Já o mobiliário urbano é formado por elementos materiais localizados em logradouros públicos que complementam a paisagem urbana e contribuem para o conforto, proteção, serviços, informação, cultura e lazer da comunidade, como os bancos, lixeiras, paradas de ônibus, postes, telefones públicos, entre outros. Ainda, é necessário acrescentar o conceito da mobilidade urbana, que pode ser definido como o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visa proporcionar o acesso amplo e democrático dos cidadãos ao espaço urbano.

Mobilidade Urbana

Mobilidade Urbana é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. Ônibus, metrô, outros transportes coletivos e carros fazem parte das soluções de mobilidade. A Avenida Aziz Maron, é uma das principais vias da Cidade de Itabuna, sendo de intenso fluxo de pedestres e veículos, e por se tratar de uma área bastante movimentada, nos deparamos diariamente com congestionamentos nessa região.  Existem duas pontes que ligam o centro da cidade à avenida, e vias que dão acesso ao shopping, prédios comerciais, escolas, clínicas, banco, academias, e prédios residenciais.

Quais intervenções facilitariam os acessos?

  • Criação de passarela para pedestres, pois facilitaria o fluxo das pessoas em horário de pico;
  • Eliminação da rotatória em frente ao Shopping, pois atrasa o fluxo dos carros;
  • Criação da ciclofaixa atrás do ponto de ônibus;
  • Aumentar a área destinada à circulação de pedestres na ponte, em frente a área de lazer da praça pois é muito estreita com isso dificulta a circulação e causa acidentes;
  • Criação de mais faixas de pedestres;
  • Instalação de Bicicletário;

  Passeios públicos e possíveis soluções

Nota-se que há vegetação obstruindo o passeio e o rompimento de alguns trechos pelas raízes das árvores, também é possível perceber que os passeios são muito estreitos e degradados, e inexiste acessibilidade (rampas) adequada na avenida para os Portadores de Necessidades Especiais.

Relativo à análise dos passeios públicos, pode-se destacar com grande importância, que é necessário restaurar o passeio onde está degradado e rompido, aplicar acessibilidade em todos os pontos que não existe e naqueles que não foi bem executado, assim como padronizar os passeios públicos, para transmitir a organização e satisfação para os moradores/cidadãos.

Infraestrutura urbana e possíveis soluções

Em relação aos postes de iluminação há uma quantidade relativamente boa, mas as lâmpadas são inadequadas ou estão más condições se tornando insuficientes para uma iluminação adequada. Em relação às lixeiras se encontram em más condições, pontos de ônibus degradados, Ausência de bancos/ quiosques para proporcionar conforto e lazer aos transeuntes.

Faz-se necessário a implantação e padronização das lixeiras públicas, bancos e pontos de ônibus adequados. Assim como lâmpadas que garantam uma iluminação adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com