TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Urbanismo A cidade Industrial é Urbana

Por:   •  29/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

O Urbanismo

A cidade Industrial é urbana. A cidade é o seu horizonte. Ela produz metrópoles, conturbações, cidades industriais, grandes conjuntos habitacionais. No entanto, fracassa na ordenação desses locais. A cidade industrial tem especialistas em planejamento urbano que aparecem contestanto e questionando a organização das cidades. A palavra ‘urbanismo’ é recente, segundo G Berdet, em 1910.

        O urbanismo não questiona a necessidade das soluções que preconiza, segundo as palavras de seu representante Le Corbusier, ele reinvidica o ponto de vista verdadeiro. O Urbanismo quer resolver o problema(o planejamento da cidade maquinista) que foi colocado bem antes da sua criação, a partir das primeiras décadas do século XIX, quando a sociedade industrial começava a tomar consciência de si a questionar suas realizações.

O Pré-Urbanismo

        Para situar as condições na quais se colocam, no século XIX, os problemas de planajemento urbanos, devemos considerar alguns fatos.

A revolução industrial é quase imediatamente seguida por um impressionante crescimento demográfico das cidades, por uma drenagem dos campos em benefício de um desenvolvimento urbano sem precedentes. A Grã-Bretanha é o primeiro em 1830. O número das cidades inglesas com mais de cem mil habitantes passou de duas para trinta, entre 1800 e 1895.

        Os quadros de cidades medievais ou barrocas, são rompidas por uma nova ordem. Neste sentido Haussman,, no desejo de adaptar Paris, fez uma obra realista. Pode-se definir como uma nova ordem, a racionalização das vias de comunicação, com abertura de grandes artérias e a criação de estações, os quarteirões de negócios no centro, as residências nas periferias, mas nessa época são criados novos órgãos que, por seu gigantismo mudam o aspecto da cidade: grandes lojas, grandes hotéis, e a suburbanização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com