TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CÃES DE RAÇA LABRADOR COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO NA VIDA DE UMA CRIANÇA AUTISTA.

Por:   •  2/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Cães de raça Labrador Retriever como forma de contribuição na vida de uma criança autista.

Amanda Teixeira

Kaue William

Mateus Rebel Carvalho

Pedro Henrique Inacio

Vitória E. Oliveira Silva

A relação entre cão e dono é repleta de amor, amizade e companheirismo. A conexão entre eles é tão grande, que essa relação pode ser comparada à de melhores amigos e até a de pais e filhos. Ainda, o cão é uma companhia fiel e um aliado em todos os momentos e situações, além de trazer inúmeros benefícios à saúde humana.

   Essa convivência torna-se ainda mais importante quando se trata de pessoas com necessidades especiais, como as crianças autistas. Certos cães são naturalmente mais habilidosos para lidar com crianças nessa condição. Eles são educados e treinados para auxiliarem a vida dessas crianças, o Labrador retriever é um deles. 

   O autismo que pode ser definido como um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo, não tem tratamento específico, mas esforços são feitos para minimizar os efeitos dos distúrbios para que a criança leve a vida da forma mais normal possível. Para melhorar o tratamento, um cão pode ser um aliado infalível. (CANAL DO PET, 2018)

   Diante disso, um Labrador retriever pode ser um ótimo aliado no tratamento de uma criança autista. Além de ser ótimo para diversos casos, como resgate, assistência e companhia, sua presença gera diversos benefícios, dentre eles redução de ansiedade, estimulação da imaginação, desenvolvimento da confiança e da vontade de se comunicar. Com seu olhar doce e caráter amoroso, o Labrador faz com que a criança se sinta amada e segura, estimulando todas as emoções e sentimentos (CANAL DO PET, 2018).

   Assim sendo, entender o quão benéfico é o convívio de crianças autistas com cães que entendem suas necessidades, é de extrema importância, pois abre portas para novas possibilidades na melhora de vida, em vários aspectos, dessas pessoas; além de resultar em uma evolução no diagnóstico da criança, pois a mesma passa a ter mais vontade e disposição para continuar o tratamento.

   Dessa forma, este estudo tem como objetivo conscientizar á respeito da importância e dos benefícios causados por cães, em especial o Labrador Retriever, na vida de crianças com autismo. Buscando, incentivar o uso deles no tratamento dessas crianças; dar visibilidade e voz para essa causa tão importante, e reconhecendo as competências e qualidades de um Labrador Retriever na vida de uma criança autista. Dessa forma, o estudo poderá se tornar fonte de informação para aqueles que se interessam pelo assunto ou até mesmo para futuros estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com