TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Ambiental

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.535 Palavras (11 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 11

DOCTUM

CONTABILIDADE DE CUSTOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

                                                                  DANIELLA DORNELAS

                                                                MARCELLA CALDEIRA

                                                                LUANA BRANDÃO

                                                                VERÔNICA LÍVIA

RESUMO

A qualidade tornou-se uma preocupação das empresas, porque a competição requer qualidade e os consumidores a exigem. Neste ambiente, os esforços para atingir a qualidade tomam várias formas: nova tecnologia, novas técnicas motivacionais, novas missões e novas estruturas. A demanda da qualidade pelo cliente requer a transformação das funções tradicionais, organizacionais e atividades de apoio administrativo em grupos direcionados aos clientes através de conceitos, instrumentos e técnicas de qualidade - notadamente incluindo a gestão de custos. Como um processo que contribui para a criação ou entrega de um produto ou serviço, a gestão de custos tornou-se parte importante dos esforços das empresas para alcançar a qualidade. É ligada pela sua própria natureza, à busca da qualidade. A gestão de custos efetiva deverá ser orientada ao cliente como em qualquer outro processamento de negócios, seja o cliente interno ou externo. Quando a gestão de custos se orienta ao cliente, torna-se um dos instrumentos que podem representar a diferença entre o sucesso e o fracasso da estratégia de uma companhia. Para isso são utilizados instrumentos, técnicas e métodos básicos que, em conjunto, constituem gestão de custos: Custos baseados na atividade e gestão baseada na atividade, Aperfeiçoamento contínuo, Custo-alvo, Justificativas do investimento e utilização do ativo e Análise do resultado através da relação custo/volume/lucro.

Palavras-chave: Qualidade, melhor desempenho, aperfeiçoamento e análise de resultados.

INTRODUÇÃO

O alvo de toda empresa é produzir valor para seus clientes de maneira lucrativa. Para o cliente, valor é uma combinação de três fatores interligados: custo, qualidade e tempo.

A moderna gestão de custos está ainda na sua fase infantil, embora suas raízes estejam na contabilidade de custos e na contabilidade gerencial. A gestão de custos abrange o conhecimento de ambas, muito embora as finalidades e métodos de gestão de custos discordem bastante daqueles empregados pela contabilidade de custos e contabilidade gerencial.

O propósito primordial da contabilidade de custos tem-se concentrado historicamente no cálculo do valor dos estoques a ser apresentado nos balanços e nas demonstrações do resultado. Em outras palavras, a meta da contabilidade e de custos está nos relatórios financeiros para uso externo. Em contrapartida, a principal preocupação da gestão de custos está na tomada de decisões internas.

Embora o gerenciamento contábil tenha sempre pretendido fornecer dados para uso interno da Administração, sua ênfase e métodos têm sido atacados intensamente desde os anos 80, principalmente com base no fato de que os sistemas tradicionais da contabilidade gerencial não fornecem informações relevantes e de imediato para a tomada de uma decisão gerencial. Frequentemente, os sistemas tradicionais de custos fornecem custos inexatos e ilusórios dos produtos. Em consequência, esses custos inexatos levam a decisões errôneas sobre as linhas do produto. Os sistemas tradicionais de custos também causam o comportamento inadequado por parte não só dos empregados individualmente, como também dos departamentos funcionais. Exemplos de tal comportamento inadequado é a apresentação de inventários excedentes a fim de absorver despesas indiretas e compra de matéria-prima de baixo teor, que resulta em produtos de má qualidade, por outro lado, a gestão de custos através de custos baseados na atividade (ABC) fornece custos confiáveis dos produtos. A gestão de custos ajuda a empresa a melhorar seus produtos e processos pela redução de desperdício e pela eliminação do comportamento inadequado.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CONCEITOS DE CONTABILIDADE

Pode-se dizer que a contabilidade é uma ciência que já existe a bastante tempo, diz-se que ela é tão antiga quanto a origem do homem. Conforme afirma Crepaldi (2006, p.19) “A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo”. O seu surgimento se deu, basicamente, pela necessidade do homem de mensurar, controlar e acompanhar a variação de sua riqueza (MARION, 2007, p.26).

Contabilidade é uma ciência social que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos contábeis e registrando as demonstrações dos resultados obtidos.

Para Ludícibus (1994), a contabilidade desempenha ao longo do tempo o mesmo papel que tem a história no desenvolver da vida da humanidade. É a contabilidade através de seus registros que faz com que se conheça o passado e o presente da situação econômica da entidade, bem como este registro representa a possibilidades de orientações de planos futuros da organização.

Conforme dito por Marion (2005, p.22), pode-se resumir como objetivo da contabilidade, fornecer informações econômicas para vários usuários, sendo eles: Investidores, Empresas, Pessoas Físicas, Bancos, Governo, Sindicatos, Funcionários.

Segundo Crepaldi (2006, p.89) a informação contábil tem que ser:

- Confiável. Os trabalhos elaborados pela Contabilidade devem inspirar confiança, a tal ponto que o usuário da informação tenha segurança nas informações fornecidas.

- Ágil. Pode-se elaborar um belo trabalho contábil, mas se o mesmo não for apresentado em tempo hábil para ser usufruído, a informação perde o sentido, principalmente em países com economia instável.

- Elucidativa. Cada usuário da informação tem um grau de conhecimento; identificá-lo é primordial para que os trabalhos sejam elucidativos.

- Fonte para tomada de decisões. Nenhuma decisão que envolva negócios é tomada a esmo, pois está em jogo o Patrimônio, que não se constituiu de maneira tranqüila; assim, quem controla o Patrimônio tem obrigação de gerar alicerce para decisão.

2.2 CONTEXTO HISTÓRICO E CONCEITO DA CONTABILIDADE DE CUSTO

A Contabilidade de Custo é um ramo da Contabilidade Geral que se dedica ao estudo dos gastos decorrentes da produção de produtos ou prestação de serviços. A sua origem volta-se para o inicio do capitalismo, que é um momento em que surge a preocupação do controle dos custos do negócio, e ao mesmo tempo a Contabilidade passa a gerar informações quanto ao lucro ou prejuízo para o comerciante, bastando para tanto, apenas confrontar as receitas obtidas com as despesas realizadas. (SANTOS, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com