TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos Renderização

Por:   •  14/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

URI – Santo Ângelo

Computação gráfica II: Os recursos do autoCAD 3D

                        

Bethania Fritzen

Luísa Ponte

Outubro/2015

Introdução

O AutoCAD nos permite fazer desenhos em 3 dimensões, mas é válido lembrar de todos os comandos vistos no AutoCAD 2D, pois a maioria deles são imprescindíveis para a execução desses desenhos, já que a maioria dos projetos em 3D são uma evolução dos desenhos em 2D.

        É muito importante que tenhamos conhecimento de todas as ferramentas e comandos que o AutoCAD nos proporciona e as coloquemos em prática para que assim obtenhamos um trabalho de melhor qualidade e também aperfeiçoamento do resultado final.

        Então, temos como objetivo apresentar alguns dos principais recursos do AutoCAD que ajudam na melhoria do trabalho.  

  1.      Renderização

Renderização é um processo de simulação da realidade que agrega alguns recursos, como cor, sombra, textura (aparência do material), reflexo, entre outros. O objetivo desse processo, é a simulação do projeto executado servindo como argumento técnico ou comercial para a tomada de decisões.

        A qualidade da renderização depende de alguns fatores como o tipo de renderizador, os materiais atribuídos aos objetos, as luzes da cena, etc.

        Esse comando é acionado através do menu View – Render – Render

  1.      Materiais

Os MATERIAIS são conjuntos de informações (imagens e/ou configurações) que determinam a aparência das superfícies de um projeto na renderização da cena. O AutoCAD possui uma biblioteca com vários materiais prontos, que podem ser utilizados diretamente no projeto ou como base para a criação de novos materiais.

Na biblioteca de materiais do AutoCAD, encontramos as seguintes categorias de materiais:

*Concreto

*Portas e janelas

*Tecido

*Acabamentos

*Assoalhos

*Alvenaria

*Metais

*Madeiras e plásticos

  1. Iluminação

O tratamento das luzes utilizadas no projeto é fundamental para a qualidade das imagens renderizadas. A etapa de iluminação é muito particular para cada projeto construído. Os efeitos de iluminação aplicados em um ambiente variam de acordo com o espaço disponível, as cores utilizadas no projeto e as luminárias inseridas, entre outros.

A luz do sol do autocad também nos permite realizar o estudo da incidência dos raios de sol em projetos arquitetônicos para que possamos avaliar o seu grau de iluminação, assim como o comportamento das sombras no decorrer do dia. Para que isso seja possível, parâmetros como a data, o horário e a localização geográfica do projeto devem estar corretamente configurados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com