TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Precursores do urbanismo

Por:   •  27/11/2017  •  Bibliografia  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina

[pic 1]

Henrique Tambara Nascimento

História, Teoria e Crítica da Arquitetura

         

Os precursores do urbanismo      Charles-Edouard Jeanneret-Gris

Le Corbusier

Florianópolis – Santa Catarina

28/11/2017

2ª Fase

                                   [pic 2]

        Le Corbusier

                                                                          Um dos mais importantes arquitetos do século XX, nasceu em La-Chaux-de-Fonds na Suíca em 1887, filho de Edouard Jeanneret, trabalhador de uma grande indústria de relógios, e Jeanneect-Perrct, professora de piano. Com 13 anos entrou para uma escola decorativa de sua cidade natal onde tinha como objetivo trabalhar na indústria de relógios onde seu pai trabalhava, logo, com 15 anos, ganhou um premio da escola ao desenhar um relógio. Ao terminar a escola foi influenciado a fazer arquitetura, onde já com 19 anos projetou uma residência para um fabricante de relógios. Pensando no futuro, com 20 anos Edouard viajou para a Euroupa com a oportunidade de ter contato com vários arquitetos. Entre 1908 e 1911 estava trabalhando com o arquiteto francês e pioneiro no uso do concreto armado Auguste Perret e o Alemao pioneiro da construção modena Peter Bherens.

Com 25 anos projetou na Suíca  “ Villa Schob”, onde visava o equilíbrio e simetria arquitetônico.Dois anos depois, voltou para Suíca e abriu seu escritório de arquitetura. Mesmo não havendo tanto mescado para sua arquitrtura, elaborou     diversos projetos urbanistas  entre 1927 e 1930, incluindo o Brasil   que visitou em 1929.  Logo em 1930 casou-se com a francesa Yvonne Gallis e tornou-se cidadão francês. Em 1936  foi  voltou ao Brasil  para prestar consultoria. Durante a guerra, em 1940 se refugiou para o sul da França e depois em 1945 a 1949 atuou como consultor para reconstrução das cidades destruídas na guerra. Junto com Oscar Niemeyer, em 1946, iniciou os estudos para construção da sede da ONU, em Nova Yorque. Foi consagrado como um grande arquiteto internacional  entre 1950 e 1965, além de ter recebido ,em 1959 , título de  doutor honoris-causa pela Universidade de Cambridge.   Edouard Jeanneret faleceu na França em 1965.

      Le Corbusier apresentava ideias modernas e inovadoras, influenciado quando novo por arquitetos como Auguste pesset e Peter Bherens onde foram pioneiros do uso do contreto armado e do modernismo, onde na época não eram visados para as construções.  Suas principais ideias tinham como base os problemas que as cidades apresentavam,  desordem , insegurança e  falta de humanidade. Para solucionar esses problemas teria que haver uma revolução arquitetônica, onde era preciso  introduzir o cimento armado, aço e o vidro . Utilizar da fachada um local para iluminação e o telhado para uso das pessoas, as casas deixariam de utilizar paredes para sustentação e passariam a usar pilares.


Imagem 1 - https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetos/le-corbusier/                                                                     Imagem 2 -  

        BIBLIOGRAFIA

https://www.ebiografia.com/le_corbusier/

https://www.archdaily.com.br/br/01-144526/feliz-aniversario-le-corbusier

https://pt.wikiarquitectura.com/constru%C3%A7%C3%A3o/villa-schwob/

https://pt.wikiarquitectura.com/constru%C3%A7%C3%A3o/villa-schwob/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com