TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas de Espaços Livres Urbanos Construindo um Referencial Teórico

Por:   •  9/11/2020  •  Artigo  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese do artigo: Sistemas de espaços livres urbanos: construindo um referencial teórico - Eugenio Fernandes Queiroga e Denio Munia Benfatti, 2007.

O objetivo do texto é fazer uma discussão sobre como se conceitua os sistemas de espaços livres sobre diversos aspectos apresentando, estruturando assim uma discussão dialética relacionando conceitos de paisagem, espaço livre, lugar e espaço público. Para o autor a compreensão do espaço é uma análise conjunta de todos os sistemas que incorporam essa abordagem seja eles fixos ou variáveis.

Para autor a paisagem está inserida em um espaço como a parte sensorial que pode ser apreendida, nessa analise o espaço possui um valor ativo em aspectos de formação social.

Para conceituar paisagem, o autor estabelece que essa compreensão permeia quatro fases, onde a primeira se denota na percepção dos da paisagem pelo individuo e como ele experiencia aquela paisagem. Na segunda sobre a perspectiva geográfica, a compreensão de paisagem compreende a análise dialética da relação dos processos que dão origem a paisagem como análise de todos elementos que compõem o espaço.

Na terceira analise-se suas relações ecológicas e sua interação com sistemas ativos, como forma de usos, valoração daquela paisagem, impactos e como se desenvolve a relação estético cultural de grupos sociais com aquela paisagem. Na quarta fase a concepção da paisagem ocorre pela compreensão da paisagem pelo os indivíduos que com ela se relaciona essa percepção de ocorre pelos simbolismos e o que essa paisagem representa para esses indivíduos.

Já na abordagem de espaços livres urbano o autor o caracteriza de forma ampla como aqueles livres de edificação como ruas, parques, rios entre outros. Já espaços públicos urbanos são aqueles onde estão presentes as ações da esfera pública. Nessa abordagem de espaços livres urbanos é importante compreender que esses formam um sistema que se interconectam, se complementam de forma hierarquizada.

O autor fecha o texto com o argumento que o espaço livre urbano possui uma concepção e constituição complexa pois essa espaços se interacionam com os demais sistemas urbanos, que por sua vez são constituídos de formas diversas de uma cidade para outra.

Qual a relevância publica dos espaços livres de capitais e metrópoles brasileiras na contemporaneidade?

Esses espaços compõem os sistemas urbanos de acordo com Queiroga (2014), os espaços livres incorporam um sistema complexo que se interacionam em sua organização. Como exemplo a conexão de um sistema viário urbano que caracteriza um dos espaços livres.

Ainda de acordo com Queiroga (2014) a cidade é composta com um sistema espaços livres que é fundamental para fluxo no meio urbano e economia urbana aqui poderíamos descartar os sistemas viários de uma cidade. É importante pois constitui a paisagem urbana e se incorpora nos demais sistemas urbanos, nesse ponto poderíamos abrir que os espaços livres como praças carregam em si não somente a importância de incorporar a paisagem, mas traz também aspectos históricos e memorias de uma cidade. E o por último os espaços livres constituem a vida urbana tanto na esfera pública como privada.

Concluindo além dos pontos abordados acima os espaços livres incorporam também a relevância de um ponto de convívio, lazer e turismo nesse ponto poderíamos aqui elencar os sistemas de praças, praias, parque entre outros. Como elemento que incorpora os sistemas urbano os espaços livres se caracterizam como elemento que permeia a vida na metrópoles e é totalmente indissociável, da cidade que funciona com um organismo ativo.

Referencias:

QUEIROGA, Eugenio Fernandes. Da relevância pública dos espaços livres um estudo sobre metrópoles e capitais brasileiras. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 58, p. 105-132, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com