TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE MURAL MODERNISTA

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

PROPOSTA DE MURAL MODERNISTA

Por: Maria Laura Tonini e Jennier Ianguas Faria

Dia 29 de abril de 2019, recebemos a palestrante Patricia Martins Santiago com o tema Muralismo. O tema da palestra foi sua tese de doutorado e através do mesmo criamos inspiração para o mural da Unifaj.

Maluf  foi um artista plástico brasileiroilustrador e artista gráfico. Inicia seus estudos em engenharia civil e passa, posteriormente, a cursar a Escola Livre de Artes Plásticas, em São Paulo, dirigida por Flávio Motta 1916. Venceu o concurso para o cartaz da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, e este é considerado um marco do design gráfico no país. O artista utilizava vários suportes e realizava pinturas murais e elementos modulares, atuando em colaboração com arquitetos como Vilanova Artigas (1915 - 1985), entre outros.

Maluf não produziu apenas murais, mas também tetos e fachadas, mostrando uma concepção entre arte e arquitetura.

“O artista mostrou uma busca consciente pelo diálogo entre sua linguagem e o suporte, dissolvendo as fronteiras de onde termina a arquitetura e começa o mural”.

Com o extenso mural concedido para intervenção, determinamos que seu preenchimento será através da pintura em terra e a utilização de corantes para diferenciar os tons.

Como modelo escolhemos uma faixada criada por Maluf mas em releitura alteramos as cores para:

(Azul, amarelo e verde)

OU

(Azul, amarelo e laranja)

O azul e o amarelo são cores ícones da instituição de ensino e simultaneamente uma característica modernista por utilizar tons primários.

[pic 1]

A composição do desenho é por formas geométricas delimitando os tons e permitindo um desenho prévio no mural antes de adicionar tinta.

O posicionamento das formas é harmônico e simétrico, porém mantendo o estilo alguma forma retangular pode ser redimensionada ou uma nova adicionada.

Bibliografia:

-Maluf, Antonio. Tratamento das fachadas para edifícios de Fábio Penteado, 1962.

-Palestra presencial.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (89.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com