TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Inclusão de Pessoas com deficiência – cargos Administrativos

Por:   •  19/4/2016  •  Resenha  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

Programa de Inclusão de Pessoas com deficiência – cargos Administrativos

A contratação de profissionais com deficiência ainda mínima, devido a falta de conhecimento das empresas com relação à maneira correta de fazê-lo e as adequações a serem feitas durante a etapa de inclusão.

A pouca intimidade com o assunto é comum e normal, com o intuito de amenizar algumas dificuldades, devem ser observar algumas instruções básicas sobre como proceder na contratação destes profissionais.

Na entrevista de emprego devemos abordar com naturalidade a questão da deficiência, dentre outros temas, quando o candidato não se manifestar. Não é o conteúdo da pergunta, mas sim sua formulação que pode conter discriminação. O entrevistador deve se sentir livre para perguntar a respeito da deficiência se tiver dúvidas sobre a influência da mesma no desempenho da função.

O ambiente que deve ser realizado a entrevista a pessoa com deficiência em local acessível e adequado às suas necessidades específicas. No caso do colaborador com deficiência física devemos ficar atentos às questões relacionadas a locomoção, visto que a sugestão de implantação do programa é para as pessoas que fazem o uso de cadeira de rodas (P.C.R).

No Brasil a mais de 20 anos tem a existência da lei, que garante vagas para pessoas com deficiência mas empresas à partir de 100 funcionários. Trata-se da Lei 8.213, de 24 de Julho de 1991, conhecida como Lei de Cotas, uma das grandes conquistas do trabalhador com deficiência.

A cota para a inclusão de pessoas com deficiência, é determinada por um percentual aplicado ao número de funcionários, conforme quadro a seguir:

I

até 200 empregados: 2%;

II

de 201 a 500 empregados: 3%;

III

e 501 a 1.000 empregados: 4%;

IV

de 1.001 em diante: 5%.

Os arts. 1°, 3° e 7° da Constituição de 1988 proíbem a discriminação às pessoas portadoras de deficiência em relação ao acesso ao emprego e à remuneração.

O cenário atual de pessoas com deficiência incluídas no mercado vem aumentando, mas ainda é preciso avançar em aspectos da cultura corporativa e quebrar paradigmas como o da baixa produtividade deste tipo de profissional.

No processo de inclusão de pessoas com deficiência é de fundamental importância a  Lei de Cotas e a acessibilidade são fundamentais no processo de inclusão, mas não podemos esquecer que também existem outros fatores fundamentais para que ela ocorra efetivamente.

Entrevista

Para que o profissional com deficiência selecionado possa trabalhar no banco a acessibilidade do local deve estar adequada ao seu tipo de deficiência.

Acessibilidade tem como principais objetivos garantir o acesso apropriado às pessoas com deficiência (conforto, independência e segurança na utilização dos ambientes, estação de trabalho e equipamentos) e a funcionalidade do espaço edificado (sinalização tátil, sonora e visual de forma integrada, banheiro adequado), incluindo rotas acessíveis e a padronização de soluções, com possibilidade de melhorias opcionais.

Garantir a acessibilidade contribui diretamente para a contratação e retenção destes colaboradores na empresa. Observando os requisitos adequados da acessibilidade estará garantindo um ambiente corporativo inclusivo, menos obstruído por barreiras arquitetônicas e proporcionará autonomia, conforto e segurança aos profissionais com deficiência.

A norma técnica NBR 9050:2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), válida a partir de 30 de junho de 2004, estabelece critérios e parâmetros técnicos aplicáveis a projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.

A presença do colaborador com deficiência motiva os colegas de trabalho, que se inspiram com a sua força de vontade, determinação e vontade de viver. A inclusão humaniza as relações interpessoais no ambiente corporativo e melhora significativamente o clima organizacional, elevando a qualidade de vida do grupo.

Há vantagens para as pessoas com deficiência que, ao fazer parte do mercado de trabalho, se tornam parte de uma sociedade produtiva, assumindo um papel ativo e responsável. Uma empresa inclusiva é o primeiro passo para uma sociedade inclusiva, onde todos são diferentes mas com direitos iguais.

Pessoas em cadeiras de rodas (P.C.R)

Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas (Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ONU).

Devem ser garantidas as condições de deslocamento e manobra para melhor posicionamento do trabalhador para que não ocorram acidentes, devendo o ambiente ser adequado ao trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (900 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com