TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa Seis Sigma Aplicado a Processos Administrativos

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 7

O Programa Seis Sigma Aplicado a

 Processos Administrativos

Análise dissertativa e aplicação na empresa que trabalho

Introdução:

Alguns pessoas passam a fazer uma série de perguntas no momento de começar com a implementação de metodologias de melhoria continua, mais na realidade é que este questionamento não tem sentido. É quase como perguntar a si mesmo por qual formação profissional convém estudar inglês, ou adquirir experiência em diferentes especialidades; ambas as coisas são iguais e importantes.

Hoje em dia, tanto a cultura Six Sigma como o conjunto de princípios e ferramentas de Lean Manufacturing tem igual importância, para não dizer, a esta altura, imprescindíveis. Algo similar acontece com a Teoria das Restrições o TOC iniciais em inglês (Theory of Constraints).

Os principais propósitos destes sistemas de melhoria são diferentes. O Six Sigma busca reduzir a variação nos processos, os defeitos e o tempo de ciclo. Enquanto o Lean é aplicável na remoção dos desperdícios de um processo e a consequente melhora no fluxo do processo.

TOC busca manejar e eliminar as restrições presentes no processo.

Palavras-chave

Teoria das Restrições. Lean Manufacturing. Seis Sigma. Melhoria contínua.

Objetivo:

O principal objetivo deste estudo foi analisar e dissertar sobre os pontos de convergência e as divergências entre a Teoria das Restrições, o Lean Manufacturing e o Six Sigma.

O eixo principal desta dissertação foi buscar identificar no material fornecido características de exclusão e similaridades entre as três abordagens quando aplicadas em sistemas produtivos.

Dissertando sobre as diferenças:

Basicamente, Six Sigma é um enfoque de alto rendimento, baseado em dados de análises das causas profundas dos problemas do negócio e resolve-los, vinculado as entregas de um negócio e liga-los diretamente as necessidades de mercado ou do cliente.

No nível estratégico, alinhar uma organização profundamente ao seu mercado é lograr melhorias reais no processo. No nível operacional o produto comercial ou atributos do produto devem estar completamente dentro das especificações do cliente e conhecer esta variação do processo, e a causa dos defeitos que afetam negativamente a entrega, e a identificação destes pontos, é a essência da TOC.

O Six Sigma é baseado em dados e análises de causas profundas e oferece melhorias reais ao processo atribuindo produtos e serviços, para atender as especificações e vontades do cliente. Reduzir  a variação e foco nas soluções, oferecendo ferramentas corretas e técnicas para soluciona-las.

Na minha ótica o Six Sigma é um processo de resolução de problemas. Dado um problema particular, ferramentas e técnicas são oferecidas de forma clara e eficaz, utilizando-se de controles estatísticos de processos e ferramentas.

Six Sigma, acrescenta um foco no impacto dos resultados, uma condição necessária para os esforços melhoria efetiva. Ele também traz uma estrutura de conhecimento, certificações de "Black Belt" que se destina a ajudar e a focalizar a atenção de especialistas em um ou vários projetos. Esta abordagem é um benefício importante para fazer as coisas. Um abordagem de Gestão suportado sobre os detalhes dos processos individuais e os problemas associados a eles.

A TOC tem um enfoque para a gestão de sistemas complexos, é dizer para organizações compostas por pessoas que trabalham em processos interdependentes que interajam entre si. O objetivo da TOC é fazer crescer a capacidade de um sistema para superar as suas metas, agora e no futuro. Tratasse de uma “teoria” de fazer frente aos sistemas de identificação e gestão de restrições, que a principio se baseiam não nas limitações técnicas de um processo (que as ferramentas do Six Sigma são boas no tratamento) e sim nos paradigmas, práticas e politicas das pessoas que estão envolvidas com eles. Por outro lado os componentes  da tabela de conteúdo ou conhecimentos são os pensamentos lógicos e ferramentas de comunicação, conhecidos como processos de pensamento de TOC. Estes processos de pensamento quando utilizados por pessoas com foco nos sistema em questão, percorrem um longo caminho em busca do que Deming se refere como “conhecimento profundo” e proporcionam uma maneira para que os administradores possam prever melhor os resultados e as suas ações.

No meu entendimento os propósitos e metodologias dos três métodos são distintos entre sí, e focam em diferentes elementos de um processo. Six Sigma tem foco nos problemas, Lean no fluxo e o TOC nas restrições e nos gargalos do processo.

Justamente o enfoque é uma das mas importantes semelhanças entre Lean e TOC: ambos melhoram o fluxo do processo.

A vantagem do Lean sobre TOC, no meu ver é que este método oferece uma série completa de ferramentas que se pode tomar decisões, já TOC oferece um claro método para identificar restrições mas não apresenta ferramentas para alcançar objetivos.

Analisando o texto e outras publicações, podemos observar que estes programas podem e devem completar-se.

Não tive a oportunidade de contato com nenhuma destas metodologias, porem acredito que a associação entre elas pode potencializar os seus resultados, não se recomenda a associação entre TOC e Six Sigma.

Creio que a aliança Lean-Six Sigma seja a melhor para resolver a maioria dos problemas de uma organização, e alguns autores aconselham a implementação destas metodologias adaptadas as reais circunstancias e cultura de cada organização em particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (349.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com