TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade

Por:   •  7/10/2015  •  Resenha  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

1) O que é qualidade e como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

A palavra qualidade pode ter diversas interpretações e significados feitos por diversos estudiosos da área.

A qualidade está relacionada com o consumo, ou seja, com a satisfação que os consumidores têm com os produtos ou serviços produzidos por uma organização.

Consiste nas características que o produto ou serviço possui que atendem as expectativas do consumidor, sem ter falhas e deficiência.

Os produtos ou serviços feitos com qualidade satisfazem as necessidades dos consumidores no ato da compra e na sua utilização, esse produto ou serviço é produzido com melhor utilização de recursos, com menores perdas, com menos falhas e se apresente e com melhor qualidade do que o do concorrente.

A qualidade atualmente se tornou uma vantagem competitiva nas organizações, está ligado na melhora da produtividade com melhores resultados, com maior lucro e redução de perdas e falhas, esse processo envolve todos os profissionais da organização.

A organização deve constantemente buscar a satisfação dos consumidores, eliminando supostos erros de produção através de processo definidos procurando a atender as necessidades dos consumidores e exceder suas expectativas.

Todas as pessoas têm a percepção do que é qualidade, por exemplo, quando adquirimos um sapato verificamos se o material é firme, se suporta lavagem, a resistência aos impactos, a durabilidade, etc. Assim os consumidores avaliam o que adquirem sob vários aspectos que julga necessidade, PR isso a preocupação em surpreender o cliente.

O conceito de qualidade com o passar do tempo foi se modificando, qualidade como conceito estava associado conforme as especificações,

Esse conceito foi evoluído passando a objetivar a satisfação do cliente não está somente em seguir as especificações técnicas, envolve fatores como prazo de entrega, formas de pagamentos, atendimento, pré-vendas, pois entre outros fatores.

O foco então passa ser de que a qualidade era fundamental para a competitividade da organização no mercado. Após esse período o planejamento estratégico enfatizando a qualidade já não era mais suficiente, a busca em satisfazer os clientes estendeu-se para outra área da organização, ou seja, o conceito de qualidade passou a estar presente em todos as áreas da organização envolvendo todos os processos.

Qualidade representa a união de programas, métodos e técnicas que são aplicados nos processos de produção com o objetivo de produzir com menos custo e com mais qualidade sempre visando a satisfação dos clientes.

Para a obtenção da qualidade é necessário fazer o acompanhamento desde a concepção do projeto até o seu uso, onde devem ser identificados itens que relacionados com a qualidade do produto, para que seja produzido dentro das especificações.

A qualidade é obtida através do conjunto de esforço para desenvolver um produto ou serviço que atende especificações técnicas determinadas e que satisfaça as necessidades do cliente.

A evolução da qualidade ocorreu em quatro eras: da inspeção, do controle estatístico da avaliação da garantia da à qualidade e do gerenciamento estatístico da qualidade.

2) O que é gestão da qualidade e como foi sua evolução?

A gestão da qualidade corresponde a uma filosofia e cultura empresarial, onde se busca continuamente fazer o melhor a cada dia, com o comprometimento de cada um visando a elevação da qualidade.

Gestão da Qualidade define-se como o conjunto de atividades coordenadas que possibilitam dirigir e controlar a organização, o que possibilita ao atendimento das necessidades dos clientes através de seus produtos ou serviços.

É um sistema que garante que as ações sejam realizadas como foram planejadas, contando com um conjunto de praticas que serve para estabelecer a padronização dos processos, sem que haja imprevistos, improvisos e falhas.

Essas práticas precisam ser estabelecidas não somente nos processos que estão ligados a produção dos produtos ou serviços, deve ser aplicada também a outros processos da organização que podem interferir na qualidade.

A gestão da qualidade está relacionada com três fatores que são a redução de custo, aumento da produtividade e a satisfação dos clientes. Fazem melhor com menos custo visando sempre satisfazer o cliente.

Referente a gestão da qualidade existe o conjunto de certificado das normas ISSO 9000, 9005, 9009,19011, sendo utilizada em vários tipos de organização.

Essas normas estão relacionadas com a qualidade dos processos, descrevendo normas e regras que devem ser seguidas para implantação da gestão da qualidade garantindo credibilidade e vantagens competitivas.

A certificação ISO para ser obtida é necessário ter um sistema que possa atender aos requisitos, para o processo de obtenção de a certificação contratar um consultor não é necessário, mas agiliza o processo.

Assim que a organização se adequar aos requisitos da ISO é necessário entrar em contato com órgão que emite certificado, onde será realizada a auditora que atestara se a organização está em conformidade com as normas.

Aplicar a gestão da qualidade garante a credibilidade da organização, pois se torna mais competitiva reduzindo os custos, a satisfação dos clientes e superando suas expectativas.

Para entendermos a gestão qualidade é preciso olhar em nossa volta buscando aos redores conceitos da época.

Se fizermos uma pesquisa de vários fatores diferentes e pessoa diferente pode obter varias expectativas e conceitos diferentes.

Os artesãos eram especialistas em tudo até a proximidade dos clientes dando a eles as coordenadas necessárias para atendê-los, pois sabia que a opinião dos clientes era de muita valia, pois são eles que divulgam o comercio assim aumentando as vendas. Pois o seu conceito era de muita importância para a qualidade, principalmente a confiabilidade, conformidade, metrologia, tolerância e especificação.

No final do século XIX foi evolução com a maior montadora de veiculo a Panhad e Levassor (PPL).

Montavam os veículos atendendo as necessidades dos clientes que as procuravam, um grupo de artesão era responsável pelo bom funcionamento desses carros. Nessa época era poucas pessoas que adquiriam carros como no dia de hoje são poucas pessoas que adquiri um avião.

Com a revolução industrial trouxe a padronização a produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com