TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de gerenciamento de marketing na produção da empresa

Projeto de pesquisa: Processos de gerenciamento de marketing na produção da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.367 Palavras (14 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO DE VESTUÁRIO

MARKETING

J.R. MENEGUZZO

Disciplina: Práticas Avançadas de Desenvolvimento de Processos

Passo Fundo, Junho de

1. RESUMO

O presente trabalho tem como caráter prático e teórico a elaboração de um diagnóstico em uma empresa do segmento têxtil visando identificar métodos que propiciem um melhor entendimento nos processos de gestão de Marketing na produção de uma empresa. Este trabalho foi realizado através de visita a empresa, entrevistas, e questionários. Visando colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos sete semestres do curso, e possibilitando ao aluno a compreensão dos problemas que ocorrem dentro do setor produtivo, e assim proporcionando para e empresa uma reavaliação dos seus processos caso seja necessário.

2. INTRODUÇÃO

As Empresas de todo o mundo tem buscado implementar formas diferenciadas de abordar e reter seus clientes. Os departamentos de marketing das empresas têm diagnosticado através de pesquisas de mercado constantes alterações no perfil de seus consumidores. Estas ações são cada vez mais questionadas pelas indústrias de confecções, que, indiferentemente ao tamanho da estrutura, vêm sofrendo pressões mercadológicas e influencias internacionais cada vez mais intensas devida a atual conjuntura tecnológica que quase extinguiu nossos conceitos de tempo e espaço, realidade que força respostas rápidas e eficiência na produção. Na verdade, todo este movimento positivo foi impulsionado por uma realidade árdua: a competição acirrada, onde, são inegáveis os benefícios para o consumidor, já para a indústria, é um constante desafio de melhoria. Não há marketing que sobreviva enganando clientes, entregando produtos não duráveis apenas com apelo de vendas. Não há gestão financeira eficaz se a produção tiver altos custos e o mercado rejeitar seus produtos, sendo assim, a Produção ganhou o seu devido respeito e hoje sua importância é inquestionável.

3. VENDAS E MARKETING

A venda não é uma atividade isolada, ela depende de uma estratégia de marketing bem elaborada, que inclui: produto, preço, propaganda e pontos de distribuição. Marketing tem como finalidade contactar os clientes, buscar as necessidades do mesmo apresentando produtos usando estratégias inovadoras que atendam as necessidades e expectativas do mercado. A divulgação, promoção, pesquisa de mercado, política de produtos e distribuição, está relacionado com compra e venda, aonde é preciso informar a produção com estimativas de vendas. Segundo Khotler (1985), desenvolver um programa eficiente de comunicação e promoção é essencial, pois o produto, o preço e a distribuição sozinhos não conseguem trazer vendas suficientes para a empresa.

4. DEFINIÇÃO DE VENDAS

Compreende o ato de vender e tudo o que está relacionada a ele, por exemplo, um bom atendimento e conhecimento técnico daquilo que está à venda. Um sistema adequado contém atendimento qualificado de balcão, auto-serviço eficiente, agilidade no fechamento das compras, conhecimento sobre estratégias de marketing, entre outras características.

5. DEFINIÇÃO DE MARKETING

É a área que envolve todas as atividades relacionadas com o processo de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar os objetivos da empresa, considerando sempre os meios de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade. Um dos objetivos do marketing é exatamente fazer com que qualquer produto, tangível ou não, passe a ser visto como algo capaz de atender expectativas, suprir necessidades e proporcionar satisfação a um público predefinido e para o qual são dirigidas as ações estabelecidas, porém não é somente isso. Kotler (2000) assim define:

Dentre as inúmeras definições existentes para marketing, podemos estabelecer uma distinção entre definições sociais e gerenciais. Uma definição social mostra o papel desempenhado pelo marketing na sociedade. Um profissional de marketing disse certa vez que o papel do marketing é “proporcionar um padrão de vida superior”. Uma definição social que serve a nosso propósito é: Marketing é um processo social por meio das quais as pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros. Quando se usa uma definição gerencial, o marketing é freqüentemente descrito como ‘a arte de vender produtos’. Mas as pessoas se surpreendem quando ouvem que o mais importante em marketing não é vender! Vender é apenas a ponta do iceberg de marketing. Peter Drucker, um dos maiores teóricos da administração, expõe essa questão da seguinte maneira: Pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível. (KOTLER, 2000, p. 29-30).

6. PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES (MASLOW)

AUTO-REALIZAÇÃO

(auto desenvolvimento)

ESTIMA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com