TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Gerenciais/marketing

Exames: Processo Gerenciais/marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

“A NETSHOES RUMA EM DIREÇÃO À NASDAQ”

Contagem

2013

“A NETSHOES RUMA EM DIREÇÃO À NASDAQ”

Projeto apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, às disciplinas: Fundamentos de Marketing, Diagnóstico Organizacional, Gestão de Custos, Metodologia Cientifica e Seminário.

Professores: Marcos Marques, Rinaldo Lima, Edilson Gonçalves Moreira e Taise Nishikawa.

Contagem

2013

SUMÁRIO

1 FUNDAMENTOS DE MARKETING.............................................................. 3

2 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL............................................................ 5

3 GESTÃO DE CUSTOS................................................................................. 6

4 REFERÊNCIAS............................................................................................

Fundamentos do Marketing – Prof. Marcos Marques

“Marcio Kumruian criou, em uma década, uma das maiores varejistas online do país, a Netshoes. A empresa, que fatura 1,2 bilhões de reais, prepara-se para abrir o capital nos Estados Unidos. É o começo da fase mais desafiadora de sua história...”. Kumruian utilizou experiência profissional e capacitação para formar o grande negócio que tem hoje.

Nas nossas aulas, falamos das atribuições de um Gerente de Produtos, ou daquele responsável por direcionar as ações dos principais produtos da empresa, o que Kumruian fez muito bem. Das atribuições estudadas nas aulas, cite pelo menos 03 delas que vocês julguem serem as mais importantes.

1- Elaborar o plano atual de marketing da linha de produtos.

2- Planejar e coordenar as pesquisas de marketing dos produtos.

3- Coordenar as atividades de marketing relacionadas com os produtos.

Atribuições e Responsabilidades do Gerente de Produto

Conhecer o produto O GP deve ser especialista no seu próprio produto. Isto significa que o GP deve saber tudo sobre o produto, incluindo: 1. Como o produto é confeccionado, exatamente o que vai na caixa, em que mídias está disponível, que versões existem, que versões são comercializadas, se existem versões de demonstração, em que plataformas o produto executa, e tudo mais relacionado à produção do produto. 2. Como o produto é instalado, incluindo diferenças de instalação entre diferentes plataformas, diferenças de instalação entre cópias completas, de demo, de homologação, com time bombs, upgrades, versões mono-usuário e multiusuário, versões para rede, etc. 3. Como o produto funciona. O GP deve ser o maior especialista no uso do produto. Diferenças de funcionamento entre versões devem ser conhecidas. 4. Os concorrentes existentes do produto e sua respectiva participação no mercado (market share). 5. O que está sendo preparado pelo desenvolvimento para novas versões. Deve-se lembrar que o desenvolvimento não escolhe o que vai ser desenvolvido em novas versões. O GP conduz as discussões na empresa no sentido de decidir novas funcionalidades e negocia as novas implementações com o desenvolvimento. 6. Os problemas que o produto possui com sua respectiva gravidade. 7. Os grandes clientes que utilizam o produto devem ser conhecidos. Os demais devem estar cadastrados numa base de dados. 8. As licitações em andamento, grandes propostas feitas a clientes, etc. 9. As campanhas comerciais ou de marketing em andamento.

“Para atrair visitantes para seu site, a Netshoes usa um programa que reconhece o perfil de cada usuário. Ao perceber que um internauta se interessa por Box, por exemplo, esse programa usa os espaços publicitários comprados pela Netshoes em diversos sites pra oferecer luvas”. É óbvio que isso facilita a comunicação da empresa com seus clientes, e o interesse, alem da venda, é “doutrinar” o cliente a sempre comprar deles. Na escala de lealdade estudada em nossas aulas, que define quais tipos de cliente de uma empresa, vimos 5 tipos de clientes. Cite 3 desses tipos e suas características.

• CLIENTE POTENCIAL: São clientes que manifestam predisposição para comprar, tem potencial financeiro, busca informações sobre o produto, É aquele que pode conhecer seu negócio, mas nunca comprou nada de você. É necessário saber como atrair esse cliente a efetivar uma compra. Não quer dizer que o cliente está sempre em busca de variedade de produtos e preço. Ele deve ser cativado de maneira inteligente.. Ex.: se você vende carros então toda pessoa que tem carteira de motorista é um cliente em potencial. Daí você vai filtrando a lista, toda pessoa que tem carteira e ganha X por mês,...

Geralmente a firma já tem uma relação de seus clientes em potencial para se trabalhar, elas a conseguem ou em cadastros específicos ou em listas telefônicas.

• CLIENTES FIÉIS: são clientes que concentram a maior parte das compras do produto/serviço na mesma marca e estão predispostos a permanecer com a sua empresa e a resistir a concorrência. Segundo Kotler (2003, p.73), “a fidelidade à marca se reflete aproximadamente na taxa de retenção dos clientes. [...] Contudo, taxas de retenção elevadas podem significar outras coisas além da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com