TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.252 Palavras (10 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 10

MOBILIDADE URBANA:

SUSTENTABILIDADE NO TRANSPORTE URBANO

[1]Izaquel araújo da silva

Juliana maria silva martins

Sergio antônio ferreira baptista

Susi darlen saraiva de castro

Raimundo nonato alves da silva

RESUMO

As cidades podem ser estudadas como meio de sobrevivência das pessoas, onde são utilizados seus recursos para moradia, lazer e trabalho, mas o crescimento constante da população na área urbana e a utilização da sua infraestrutura de forma desordenada têm causado problemas para as pessoas e meio ambiente. A maneira como as pessoas se deslocam nas vias urbanas, como por exemplo, automóveis, motocicletas, transporte urbano, caminhão, bicicleta e caminhada, estão valendo de subsídios para estudos mais aprofundados sobre sua influência no ambiente. Em muitas cidades brasileiras as pessoas investem no deslocamento individual e sendo assim, ocorre a diminuição do uso do transporte público proporcionando um aumento na frota urbana, onde é constatada a presença de congestionamentos constante, ruídos, poluição do ar, elevação do número de acidentes e problemas de saúde. Com o intuito de apresentar exemplos de mobilidade urbana sustentável, no presente trabalho utilizou-se como método a pesquisa bibliográfica focando estudos que ainda estão em fase de testes como também exemplos que já estão sendo aplicados, demonstrando resultados positivos e satisfatórios tanto para pessoas quanto para o meio ambiente. Com a análise do que ocorre em outras cidades, é possível que os gestores de trânsito brasileiro possam estudar e desenvolver projetos pilotos aplicados nas áreas de deslocamento urbano buscando alternativas que sejam viáveis para a população, proporcionados melhor qualidade de vida e maior preservação do meio ambiente.

Palavra-chave: Mobilidade, sustentabilidade, transporte.

ABSTRACT

Cities can be studied as a means of survival of the people, where are used its resources for housing, leisure and work, but the steady growth of the population in the urban area and the use of their disorderly infrastructure have caused problems for people and the environment. The way people move into urban streets, such as cars, motorcycles, urban transport, truck, bike and walking, are worth of subsidies for deeper studies about its influence on the environment. In many Brazilian cities people invest in individual offset and therefore, decreased use of public transport, providing an increase in the fleet, where is established the presence of constant congestion, noise, air pollution, increase in the number of accidents and health problems. In order to provide examples of sustainable urban mobility, in this study it was used as a method to bibliographical research focusing on studies that are still in the testing phase as well as examples that are already being applied, demonstrating positive and satisfactory results for both people and the environment. With the analysis of what occurs in other cities, it is possible that the Brazilian transit managers can study and develop pilot projects implemented in the areas of urban displacement seeking alternatives that are viable for the population, provided a better quality of life and greater environmental preservation.

 

Keyword: Mobility, sustainability, transportation 

1. INTRODUÇÃO

As cidades têm como papel principal potencializar a troca de bens e serviços, cultura e conhecimento entre a população. Nesse sentido a mobilidade é um atributo associado à cidade e corresponde a facilidade de deslocamento de pessoas e bens na área urbana. Esse deslocamento é influenciado por alguns fatores, tais como: dimensões do espaço urbano, complexidade das atividades nele presente, disponibilidade de serviços de transporte, a forma como a cidade é planejada e as características da população. De acordo com Macário (2005), as condições de mobilidade afetam diretamente o desenvolvimento econômico das cidades, podendo atrair ou afastar pessoas, investidores, indústrias e empregos. O agravamento dos problemas de transporte e a necessidade de uma nova forma para o planejamento da mobilidade têm elevado o uso de conceitos de sustentabilidade pelos gestores, visando assim uma melhor utilização das características das vias urbanas e melhor utilização desses recursos. (Costa, 2005). O transporte urbano considerado como sustentável é aquele que permite a satisfação das necessidades básicas de acesso e mobilidade das pessoas, empresa e sociedade, de forma compatível com a saúde humana e o equilíbrio do ecossistema, possui custos aceitáveis e limita as emissões de resíduos e poluentes em função da capacidade de absorção pelo meio ambiente.

 O Transporte Urbano hoje é tipo um grande problema para a cidade de Manaus, pois são transportes veículos superlotados, aradas sem abrigo e inseguras, longas esperas, motoristas e cobradores que desrespeitam os passageiros e vias que não foram construídas para receber os ônibus. Esses são os principais problemas do transporte público de Manaus.

2. MATERIAL E METODOS

Para o desenvolvimento do presente artigo foram realizadas pesquisas em livros, dissertações, teses e pesquisas na internet. Foram realizadas também pesquisas em sites de prefeituras brasileiras os projetos que estão sendo desenvolvidos referentes a esse tema, e aplicações que já obtiveram resultados.

De acordo com as pesquisas realizadas, já existem varias cidades onde os projetos de melhorias ao transporte urbano já foram idealizados e estão concebendo com enfoque na mobilidade urbana sustentável.

Porem, na cidade de Manaus a situação é insatisfatório para o usuário com o sistema.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

De acordo com as pesquisas realizadas, serão apresentados os projetos que algumas cidades idealizaram e estão concebendo com enfoque na mobilidade urbana sustentável.

Freiburg é a maior cidade símbolo de consciência ecológica que dá exemplos na preservação do meio ambiente. Surgida no século XII, possui uma população de aproximadamente 200 mil habitantes, o meio de transporte adotado pela população é a bicicleta. No centro da cidade há mais vagas para estacionar a bicicleta do que para automóveis sendo uma forma de estimular o uso de transporte coletivo, todos pedalam independentemente da classe social.

 São 500 quilômetros só de ciclovias e com essa atitude é possível verificar nos medidores de poluição o índice próximo à zero em monóxido de carbono. Há 200 mil bicicletas contra 100 mil veículos na cidade, estes podem andar apenas a 30 km por hora, e o ciclista tem prioridade na rua. A cidade mais verde do planeta investe em energia limpa. A cidade adota como medida para enfrentar a questão de mobilidade urbana sustentável, o uso do pedágio urbano e também o sistema metroviário, inaugurado em 1863, é o segundo maior do mundo e transportava mais de 2 milhões de pessoas por dia no início da década . Essa cidade conta com um processo de mobilidade maduro e um alto nível de consciência sobre a importância do gerenciamento da mobilidade sustentável. Se deixar de dirigir é um processo difícil, então que as pessoas dirijam de maneira mais sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (328.9 Kb)   docx (130 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com