TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES PÚBLICAS

Por:   •  22/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.794 Palavras (36 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 36

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ

DISCIPLINA: RELAÇÕES PÚBLICAS

PROF(A).: ANGELA QUEZADO

RELAÇÕES PÚBLICAS

2013


Unidade I

Capítulo 1  -  Introdutório  

Fundamentos de Relações Públicas

O Que é

Relações Públicas é a arte de compreender, de ajustar e influenciar o clima humano e tem como principal instrumento a comunicação, agregando elementos de psicologia, política, forças sociais e outras.

Definições.

“Relações Públicas é a atividade, o esforço deliberado, planificado e contínuo para estabelecer e manter compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos e pessoas a que esteja direta ou indiretamente ligada.” (Assoc. Bras. de Rel. Públicas ao tempo de sua fundação em 1954).

“O exercício profissional do relações públicas, requer ação planejada com apoio na pesquisa, na comunicação sistemática e na participação programada, para elevar o nível do entendimento, solidariedade e colaboração entre uma entidade e os grupos sociais a ela ligados, num processo de interação de interesses legítimos, para promover seu desenvolvimento recíproco e da comunidade a que pertencem”. (Resultou da Assembléia Mundial  de Presidentes de Assoc. de Rel. Públicas, em 1978, México).

Assim, a primeira é uma definição conceitual e a segunda uma definição operacional, e podem ser suficientes para dar uma idéia precisa a respeito do objeto da definição, e desmanchar o mito de que relações públicas é o indivíduo encarregado de se relacionar com alguém.

“O novo e tumultuado clima humano é conduzido por grupos de poder e pela influência dos meios de comunicação de massa. Como lidar com o clima humano, conduzindo-o através de uma comunicação sofisticada, pertence ao campo de relações públicas, tendo este setor uma vasta importância e potencial”   (Philip Lesly 2002, XIII)

Importância Mundial de Relações Públicas

Hoje a tendência mundial está na força da atitude das pessoas. Essas atitudes ditam o que ocorre dentro de qualquer nação, sociedade ou comunidade, determinando a natureza de um grande número de sistemas e organizações – como elas podem funcionar, quais os fatores a serem considerados e quais  os ajustes que devem ser feitos. Assim, hoje, vemos que lideranças autocráticas estão se tornando coisas do passado, estão entrando em colapso em nações, igrejas, instituições e empresas.

Os líderes atuais não ordenam, mas sim, procuram conseguir apoio; para tanto envolve-se e desenvolve-se a comunicação como fator essencial. A força para o desenvolvimento no mundo atual é o clima humano.

Relações Públicas tem agora um grande poder nos assuntos de cada país, região, grupo, organização e instituição. A forma específica como ela é praticada varia de acordo com a educação, sofisticação das pessoas, estrutura e operação dos meios de comunicação e outros fatores.

Causas da Mudança de Influência

O processo de mudança de autoritarismo para o controle pelo clima humano evoluiu a partir da II Guerra Mundial e vem evoluindo até os nossos dias, tendo como fatores fundamentais para tal :

  • A informação por meio eletrônico e cinema trouxeram o mundo ao alcance de quase todos, levando a um sentido da realidade.
  • Expansão da educação formal, ampliando o conhecimento das populações,  dando-lhes visão de si e do todo.
  • O consumidor tornou-se mais exigente e  da mesma forma, o trabalhador mais consciente de suas obrigações e reivindicador dos seus direitos.
  • Melhoria do padrão de vida através da tecnologia, do crescimento da aldeia global e do crescimento econômico na agricultura e da indústria.
  • A urbanização em muito aumentou a sofisticação e, por conseqüência, as aspirações das pessoas, desejando muito mais do que sua simples subsistência.
  • O crescimento científico da medicina e o saneamento básico, permitiram um aumento na expectativa de vida das populações, e pessoas com mais saúde buscam seus interesses com maior vigor.
  • As mulheres também tiveram mais acesso à informações e exemplos de como outras mulheres vivem. Esses desenvolvimentos levaram também a aceitação da contracepção  reduzindo o tamanho das famílias.
  • Na medida em que o trabalho pesado foi suavizado e as expectativas aumentaram, as pessoas tendem a enxergar as instituições tradicionais como barreiras às suas aspirações. Elas estão exigindo se desenvolver. Avanços e a viabilidade dos avanços – provocam desejos. As pessoas ao sentirem que têm direito àquilo que enxergam estar disponível, de forma impetuosa, tomam o assunto em suas próprias mãos. Isso resulta na obtenção da satisfação dos desejos através do crime e de um transbordar de ódios, expresso através do vandalismo, agressões e ativismo  de todos os tipos.

Adaptando e Conduzindo a Mudança

Relações Públicas se originou nos EUA e seus princípios e práticas foram lá amadurecidos. Mas seus elementos básicos – a essência e natureza das pessoas são as mesmas em toda parte.

O objetivo das relações públicas não é controlar o público e sim ajudar organizações e instituições a se adaptarem a seus públicos.

A função do profissional de relações públicas é adequar-se a essas adaptações, direcionar atitudes públicas de forma eficaz, no sentido de obter uma situação vantajosa, tanto para seus clientes e empregadores quanto para a sociedade dentro das quais atuam. Na maior parte dos casos os objetivos são:

  • favorecer os pontos de vista e interesses da organização (país, empresa etc.);
  • evitar ataques ou lidar com os que ocorrem;
  • obter apoio de outros grupos.

Determinando os Padrões do Futuro

Aquilo que será obtido em todos os níveis da sociedade não depende basicamente de técnicas avançadas de produção ou finanças – depende de se reconciliar as motivações das pessoas com o desenvolvimento ordenado de sistemas complexos que serão necessários para que se mantenha uma sociedade viável. Aquilo que os bancos, as indústrias, a educação, a medicina, o governo podem fazer, dependerá  das pessoas compreenderem e cooperarem com o sistema que surge.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57 Kb)   pdf (320.9 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com