TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: A ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIO

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ARQUITETURA E URBANISMO

GUSTAVO FONTES DE MELO

RESENHA

A ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIO

MACEIÓ - AL

2018

GUSTAVO FONTES DE MELO

RESENHA

A ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIO

Resenha apresentada ao Curso de Arquitetura e Urbanismo, sob orientação da prof. Maricelly, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.

Maceió - AL

2018

MARIA MARGARIDA, Elaboração de seminário, São Paulo: Atlas Ltda. 2001.

Maria Margarida de Andrade, è Doutora em Semiótica e Lingüística Geral da USP (Tese: Linguagem e Cultura dos pescadores da região de Iguape – Estado de São Paulo). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH da USP (Dissertação de mestrado: Aspectos da linguagem dos Castanheiros da região de Marabá-PA). Bacharel e Licenciada em Letras (Português/Sânscrito) pela USP. Professora do Curso de Letras e Pedagogia da Universidade Mackenzie (Titular de Filologia Românica, Titular de Metodologia Científica). Proferiu palestras, ministrou cursos e mini-cursos em várias universidades, de 1989 até o presente.  

Nesse capitulo sobre a Elaboração de seminário, Maria Margarida explica que para elaborar um seminário de uma maneira que venha a abordar o texto e seu determinado tema em todos os aspectos, é necessário que o grupo tenha total domínio do assunto que está sendo tratado.

A autora explica que a elaboração de um seminário pode ser totalmente organizada e subdividida entre os integrantes de determinado grupo, buscando desta forma, abranger e aprofundar ainda mais os estudos dos alunos, com intuito de prepará-los para a apresentação do mesmo.

Em todo seminário de modo geral, deve conter suas finalidades para a realização do que se almeja em seus trabalhos científicos, seus objetivos para que o aluno desperte em si o anseio de adquirir ainda mais conhecimento, suas modalidades para que haja diferenciação entre os tipos de seminário, também é preciso um tema para que o grupo tenha um foco principal, um roteiro para que o trabalho siga uma determinada seqüência de forma organizada e coerente, e também suas reuniões para que os alunos possam se encontrar para debater, pesquisar e tirar suas dúvidas sobre o trabalho.

       Analisando criticamente o texto de Maria Margarida de Andrade ressalta sobre a importância da leitura que apesar de todos os avanços tecnológicos o ato de ler continua sendo fundamental para a transmissão e aquisição de cultura, além de ser habilidade indispensável para cursos de graduação. No texto a autora faz referências à alienação existente no meio escolar, onde a grande maioria dos alunos não sabe ler, porque não estão preocupados em entender e analisar o conteúdo, não tendo, portanto discernimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com