TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: Arquitetos e engenheiros: duas visões de mundo?

Por:   •  26/6/2018  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES

FACULDADE DE ARQUITETURA E ENGENHARIA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA: ESTRUTURA DE CONCRETO

PROF.: Me. EVELINE COSTA NUNES

03 NOV. 2016

THALYSSON PAULO A. PACHECO

RESENHA: Arquitetos e engenheiros: duas visões de mundo?

REBELLO, Y, C, P; HELENA, F, J; OLIVEIRA, J; SANTOS, S, D; PALATNIK, S. Arquitetos e engenheiros: duas visões de mundo?. São Paulo, 2009.

Trabalho desenvolvido por alunos de pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da USJT orientados pelo professor doutor Yopanan c. p. Rebello

O artigo traz a tona a discussão sobre as visões dos profissionais que atuam na construção civil, especificamente os arquitetos e os engenheiros, o texto traz uma breve cronologia destacando os principais fatores para que hoje tenhamos essa divisão entre esses profissionais e como as atribuições dos mesmos evoluíram durante os anos.

A arquitetura nos primórdios se mantinha soberana na área de construção, até dado momento em que ela não conseguiu suprir as necessidades da época criando assim o que podemos classificar como a primeira escola de engenharia, desde então a engenharia empenhada em utilizar novos materiais e métodos acabou ultrapassando a arquitetura em questão tecnológica. A Bauhaus foi precursora em buscar unir as novas técnicas com a arquitetura iniciando então uma nova fase da arquitetura, agora atualizada e preocupada com as novas técnicas, métodos e materiais.

Ambos têm o objetivo de construir algo, mas motivados de formas diferentes, a arquitetura atua de forma mais criativa concebendo ideias e a engenharia busca solucionar problemas.

Artigo didático e de fácil compreensão, por se tratar da famosa discussão sobre as atribuições dos arquitetos e dos engenheiros o trabalho se torna bastante relevante para o esclarecimento dessa dúvida, tanto para estudantes de arquitetura quanto para qualquer outra pessoa interessada em entender o porquê desta discussão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com