TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO: MENSAGENS PARA ESTUDANTES

Por:   •  1/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO LIVRO: MENSAGENS PARA ESTUDANTES, LE CORBUSIER

 

                Segundo Le Corbusier, a geração atual tem a tarefa de organizar o mundo, através da arquitetura da criação, com momentos de alegrias e de grande responsabilidade. Ele também conta dos ataques que sofreu diante do projeto da Cidade Mundial; esse projeto se mostrava funcional e técnico, o que foi chamado de academicismo na época.

                Seguidamente, aborda as cidades que trazem a arquitetura para mais perto do observador, como Paris. Porém começa a criticar Buenos Aires e a América por inteiro, falando que dos Estados Unidos e mencionando Vignola como uma inspiração bastante usada exageradamente. Demonstra a tristeza em ver o arquiteto ainda pensar em ordens da arquitetura.

Assim, Le Corbusier, começa dizendo como ensinaria arquitetura e expressa isso em uma programa de aulas que fica no nosso imagético o resto do livro, com uma fala bastante intimista de um professor para com seus alunos. Primeiro tirando qualquer indício de ordens, coisa que ele detesta e proibiria veemente seus alunos. Mas, acima de tudo, respeita a arquitetura e confirma isso mencionando a Acrópole de Atenas e sua grandeza, e vagueia através de diversas obras “ícone” da arquitetura e suas magníficas características.

O autor demonstra uma grande vontade de ensinar aos seus “alunos imaginários”, dessa suposta aula que está descrevendo ao decorrer do livro, coisas básicas do ser humano que ajudariam não só a produzir arquitetura como ser vivente neste mundo. Essas “coisas” seriam simplesmente o livre-arbítrio, o questionamento; também a relatividades dos fatos do mundo. Bem que também mostraria ao aluno o princípio do pensamento sobre os objetos que nos cercam todos os dias e assim montando um repertório que ajudaria no ato de projetar. Descobrir o que é uma porta, se precisamos dela, o porquê dela existir e como podemos inseri-la em um ambiente, por exemplo.

O professor, prossegue, dizendo situações decorrentes vividas na alma da casa: “a cozinha” e nos prepara para tratar de um assunto delicado que é as dimensões dos ambientes atuais, da casa atual. Ele procura ensinar técnicas de como começar a projetar, no que pensar primeiro, em como seguir desenhando sua ideia. Diz também que o canteiro de obras é um lugar para aprender tudo o que pode, “não vá imaginar que se aprende a construir fazendo cálculos”.  No entanto, a seguir se retrata dizendo que precisamos saber sobre as estabilidades das construções, sobre a dilatação térmica e tantas outras coisas que precisamos entender para poder chegar até o ato de construir.

Adiciona o lápis de cor na lista de coisas que todos arquitetos precisam saber utilizar, para conseguir projetar com clareza e lucidez. “Usando apenas o lápis preto você irá se complicar e ficará perdido. [...] A cor o salvará.”. Prolonga-se exprimindo um tipo de “linha de raciocínio” para uma concepção de ideias. E afirma o quão importante é o exercício do desenho. Desenhar navios, palácios, suas plantas e cortes e se conseguir fazer isso com certa clareza, ele nos alerta para abrir os olhos para a cidade que vivemos (no texto, ele cita Buenos Aires, que é onde ele está). O autor continua apontando so problemas da cidade de Buenos Aires, suas casas e pega essa exemplo para seus supostos estudantes resolverem os tais problemas que ele aborda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com