TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA E DISCUÇÃO DO FILME “MON ONCLE” (MEU TIO) DE JAQUES TATI

Por:   •  21/5/2017  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  1.165 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade do Oeste Paulista

ARQUITETURA E URBANISMO

RESENHA E DISCUÇÃO DO FILME “MON ONCLE” (MEU TIO) DE JAQUES TATI

ROMEU SOUSA OLIVEIRA

RA: 281627622

DICIPLINA: HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA III – D

ORIENTADOR: KORINA APARECIDA TEIXEIRA

O filme Meu Tio (Mon Oncle), retrata o cotidiano de uma França pós segunda guerra mundial e que se via envolta em um processo de modernização e industrialização.

O filme é uma comédia protagonizada por duas situações opostas, a da família Pichard, com sua casa moderna e dotada de utensílios tecnológicos, moveis que valorizam a estética, caminhos e ambientes estritamente determinados sem nenhum tipo de mudança ou desvio e a situação do tio que levava uma vida espontânea e com uma arquitetura espontânea sem nenhum padrão.

O filme Jacques Tati é uma crítica à chamada modernidade que invadia uma Europa em reconstrução no pós-guerra, marcada pela influência dos Estados Unidos em diversos campos, como na arquitetura, na decoração, e no próprio estilo de vida do povo francês desse período. No filme há uma nítida fronteira que se dá nas ruinas que separa a desordem da velha cidade com crianças brincando, varredor de rua que nunca consegue fazer seu serviço, o feirante que senta em um café e deixa sua barraca sozinha, não se importando para as consequências financeiras disso, a informalidade, a confusão, o canto dos pássaros, e a humanidade. Do outro lado dessa “fronteira” o mundo moderno, marcado pela impessoalidade, pelo trabalho, pela sincronia e pelo ruído das máquinas.

Tati no decorrer do filme nos dá uma série de elementos que mostram sua percepção de uma modernidade que desumaniza as pessoas.

A arquitetura moderna é retratada no filme como uma arquitetura extremamente fria, sóbria, sem vida, o que reflete as almas dessa parte da população que é retratada na família Pichard que vive sob o signo da modernidade.

Os prédios seguem todos um mesmo padrão: formas de caixotes colocados sobre vigas, feitos em concreto armado, sem pintura, na qual abundam o vidro e as vigas metálicas, pontos característicos da arquitetura moderna. Os edifícios do filme parecem ser todos iguais passando a sensação de monotonia.

Na casa da família Pichard por exemplo, ao entrar a pessoa era recebida de acordo com sua classe social, ainda no portão se nota o som da modernidade, ruídos de maquinas e objetos automáticos. Ao entrar a pessoa se depara com um típico jardim moderno marcado por suas formas geométricas, pouca vegetação e caminhos determinados pelo arquiteto, porém não é muito funcional. A casa é feita em formato de caixa, de concreto armado e cores sóbrias. Dentro da residência há um vazio, apenas moveis escolhidos de acordo com sua estética e deixando de lado sua funcionalidade, isso passa sensação de que a casa não era para ser utilizada e sim somente para ser vista.

A outra parte da cidade onde vivia o tio era marcada per suas construções velhas, cheias de cor, pessoas e sons (sons, e não ruídos), as pessoas vivem em um regime marcado pela espontaneidade e pela diversão, no qual o trabalho ocupa um lugar secundário.

O tio pode ser visto como símbolo de uma França antiga que estava perdendo lugar para uma outra França mais moderna e tecnológica.

As cenas finais mostram um profundo desalento de Tati em relação ao futuro da França, pois mostra o avanço da modernidade sobre o bairro tradicional, que é brutalmente arrancado para ceder lugar às funcionais construções em estilo arquitetônico moderno da nova França.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com