TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CAPITULO CIDADES DO AMANHA

Por:   •  24/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo páginas 161 – 172

Primeira parte Larissa

CAPÍTULO 5- A CIDADE NA REGIÃO

Nasce o planejamento regional Edimburgo, Nova York, Londres (1900-1940)

O planejamento regional surgiu com Patrick Geddes (1854-1932), ele fazia parte de um grupo de planejadores sediados na cidade de Nova York, as suas ideias se fundiram com as de Howard e se espalharam por toda America, exercendo influencia em especial sobre o New Deal de Franklin Delano Roosevelt, na década de 30 e sobre o planejamento das capitais da Europa nos anos 40 e 50.

Geddes tinha um conceito de região natural, ele preferia estudar a região em sua forma pura, longe da sombra das grandes metrópoles. Segundo Geddes o planejamento deve começar com o levantamento dos recursos de uma determinada região natural e das respostas que o homem da a la e das complexidades resultantes da paisagem cultural.

Para Geddes a região era mais que um objeto de levantamento , a ela cabia fornecer a base para a reconstrução total da vda social e politica, ele dava muita importância para a geografia. Ele trabalhava algumas vezes junto com os geógrafos Elisée Reclus e Piotr Kropotkin que acabaram sendo os herdeiros desse conceito.

Kropotkin desenvolveu uma tese histórica que no século XII havia ocorrido uma revolução “Comunalista” na Europa e essa revolução se manifestou tanto na comunidade local da aldeia, como em milhares de Confrarias e guildas urbanas. Na cidade da Baixa Idade Média, cada divisão ou paroquia era a província de uma guilda individual autogovernada, a cidade era a união desses distritos, ruas, paroquias e guildas e ela era um Estado livre.

Já no século XVI essa cena mudou pelo Estado centralizado. Kropotkin acreditava que isso se deu devido ao crescimento tecnológico, novas fontes de energia, hidráulica e sobre tudo elétricas e se tomavam desnecessária a existência de uma grande unidade energética central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com