TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de Computadores Lista

Por:   •  24/4/2022  •  Artigo  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

LISTA 6

Renato Silva Frazão

  1. Você acha que algum dia as redes sem fio substituirão completamente as redes cabeadas? Justifique a sua resposta.

Não, existem serviços que necessitam de uma rede altamente estável, com o menor BER(Bit Error Rate) possível, e além de path loss, sem contar as interferências no meio sem fio.

  1. Diferencie redes móveis de redes sem fio.

Uma rede móvel é uma rede sem fio , mas uma rede sem fio não é necessariamente móvel. Ou seja a rede móvel oferece os serviços de uma rede sem fio, podendo ir a “qualquer lugar”

  1. Quais são as diferenças entre os modos Ad hoc e Infraestrutura de uma rede sem fio?

Basicamente a maior diferença é que no modo infraestrutura é necessário uma ponto de acesso central que se comunica com os dispositivos que os conectam, já na rede ad hoc os dispositivos comunicam entre si, e não necessitam de um acesso centralizado, vale lembrar que no ad hoc nós apenas se comunicam dentro da capacidade de distancia do enlace

  1. Faça uma descrição sucinta dos problemas encontrados por redes sem fio: atenuação, propagação multivias, interferência.

            Atenuação significativa de sinal com distância do AP

            Propagação multivias: Objetos podem interferir no sinal , fazendo com que ele chegue em tempos minimamente diferentes

           Interferência: Parede,objetos metálicos, outros sinais

  1. Considere uma rede ad hoc composta por quatro nós distribuídos em linha. Por exemplo: Nó1 ↔ Nó2 ↔ Nó3 ↔ Nó4. Descreva detalhadamente como é possível a comunicação entre os nós 1 e 4. Como os endereços de origem e destino são gerenciados nessa comunicação?

****** O nó 1 se comunica com o nó 2, o nó 2 com o 3 ,o nó 3 com o 4

  1. Descreva as características principais do protocolo de múltiplo acesso CSMA. Diferencie as versões CD (CSMA/CD) e CA (CSMA/CA) desse protocolo.

 O CSMA  é um protocolo de acesso múltiplo que possibilita que uma maior detecção de colisões, ele basicamente ouve antes de transmitir, se o canal parecer ocioso ele envia se estiver ocupado ele adia a transmissão. A diferença do CSMA/CA PRO CSMA/CD(collision detection) é que: Mais comum em redes cabeadas, colisões são detectadas rapidamente , e transmissões com colisões são abortadas,o emissor é o único que detecta a colisão,e isso não é um problema pois o sinal atinge toda a extensão do cabo.

CSMA/CA: É um método usado em redes sem fio, ele basicamente examina o meio físico e verifica a presença de sinal de dados, se o meio estiver livre o dispositivo envia uma notificação com a intenção de usá-lo

  1. Por que pacotes ACK são usados em redes 802.11 mas não são usados em redes 802.3?  

Pois no 802.11 a transmissão não é tão confiável quanto em uma rede cabeada  802.3 ethernet, o que gera uma maior perda de pacotes

8. Descreva o problema do terminal oculto existente em redes sem fio. Apresente soluções para o problema.

Existem casos que nem todos os  nós conseguem se comunicar dentro de uma rede. Por exemplo, suponhamos que existe um nó A,B,C. O nó A se comunica com B, e o C se comunica com o B, mas o C e o A não se comunicam, logo não sabem sua interferência em B. A solução pra isso se baseia em CTS e RTS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com