TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Individual sobre a Brasilândia

Por:   •  26/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

                                               [pic 1]

Letícia Amaral da Silva   Ra: 6847137

Relatório Individual sobre a Brasilândia

Minha visão pessoal sobre a Brasilândia está baseada na visita que fizemos ao bairro e ás análises feitas pelos mapas (base e analíticos).

Penso que o maior impasse na Brasilândia se refere a sua topografia acentuada que traz consigo grandes problemas que serão citados...

Um deles é a mobilidade dentro do bairro. Ela é quase inexistente. Há lugares em que a via é tão estreita, que não é possível um caminhão, um utilitário, transitar... além disso, são em grande maioria muito íngremes, em época de chuvas, essas vias se transformam em verdadeiras cachoeiras... Os moradores se deslocam um longo caminho até o local onde se é possível pegar um ônibus, pois as linhas não vão (e não conseguem, devido a largura das vias) subir o morro para atender ás famílias que moram no topo (como por exemplo, próximo ao CÉU, um dos pontos mais altos da comunidade onde não há linhas de ponto de ônibus). Os ônibus que passam mais próximos a moradores que moram próximos ao CÉU, demora cerca de 45 minutos para fazer seu trajeto até o ‘final do morro’ onde há outras linhas de ônibus... esse trajeto por bicicleta é feito em 15 minutos! As vias dentro da comunidade não atendem a densidade de moradores. Ainda nesse tema e abordando agora o tema da saúde, seria a coleta de lixo. A maioria da Brasilândia não conta com o serviço de coleta de lixo... Não sei dizer os reais motivos, mas ao observarmos, podemos perceber que na grande maioria das vias da Brasilândia não é possível transitar um caminhão de coleta de lixo! E com isso traz a questão de que as sujeiras são jogadas no meio ambiente, poluindo as áreas em torno da comunidade. Isso também traz doenças, deixa o solo contaminado... Na área da saúde ainda, podemos verificar nas análises feitas, que não há hospital no bairro da Brasilândia... O mais próximo fica próximo à Freguesia do Ó.... possui muitos postos de saúde, AMA’S mas hospital mesmo, fica um pouco distante... No tema da saúde ainda, há a questão do saneamento básico. Algo que para nós é tão essencial, porém, há moradias na comunidade que não contam com esse serviço... há moradias que não contam também com o serviço de energia elétrica, muitos moradores fazem o famoso “Gato” para possuírem energia, Tv, Telefone... e essa forma, as vezes, acaba causando curtos que causam incêndios que se alastram facilmente, pois há muitas moradias feitas até de papelão... Além disso não conseguimos observar por perto da região posto policiais ou de bombeiros... O que torna a Brasilândia um local inseguro para se morar, pois o serviços destes é bem difícil na região.

Em pensar que esta área foi, e está sendo, cada vez mais desmatada, pelo crescimento da população e consequentemente a construções das moradias e agora pelo projeto do Rodoanel. Então todos esses pontos devem ser estudados e abordados no projeto, em que deve haver a revitalização da área. Pelo meu ponto de vista é uma área em que se há pouco a reaproveitar (das coisas existentes) e que para que volte a “funcionar” deve ser totalmente alterada e muito bem planejada. Mesmo assim não deixa de ser um lugar com um potencial gigante para se tornar UM ou O melhor bairro de São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com